Quarta-feira, Junho 12, 2024
25.1 C
Braga
EducaçãoPolitécnico de Viana do Castelo e Universidade de Santo Tomé e Príncipe...

Politécnico de Viana do Castelo e Universidade de Santo Tomé e Príncipe assinam protocolo

© IPVC

Inserido na sua política de internacionalização, o Politécnico de Viana do Castelo assinou um protocolo de cooperação com a Universidade de Santo Tomé e Príncipe.

“Trata-se de mais um momento significativo na procura pela excelência educacional e no fortalecimento dos laços entre Portugal e este país africano. Esta parceria não apenas simboliza a colaboração entre duas instituições de ensino superior, mas também representa um compromisso mútuo em promover a educação, a investigação e o desenvolvimento, através de atividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum”, refere o IPVC, em comunicado.

Para o IPVC, “a importância desse protocolo transcende fronteiras geográficas, atingindo diretamente a comunidade académica das duas instituições. O Politécnico de Viana do Castelo, conhecido pela sua qualidade académica e diversidade de cursos, oferecerá uma contribuição valiosa para o crescimento educacional em Santo Tomé e Príncipe. A troca de conhecimento, metodologias e experiências pedagógicas dará também contributos para enriquecer o ambiente de aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma formação mais abrangente e internacional”.

Na Universidade de Santo Tomé e Príncipe, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale, foram recebidos pela reitora, Eurídice Helga Aguiar.

O intercâmbio de estudantes e docentes entre o IPVC e a Universidade de Santo Tomé e Príncipe irá também abrir novas perspetivas culturais e sociais, e a diversidade de experiências vividas no contexto académico irá promover a compreensão intercultural e o respeito pela diversidade, preparando os estudantes para enfrentar os desafios globais com uma mentalidade aberta e colaborativa.

“A promoção da educação superior é um motor fundamental para o desenvolvimento sustentável, e a união de esforços entre o IPVC e a Universidade de Santo Tomé e Príncipe representa um passo significativo na promoção do acesso à educação de qualidade”, sustenta o IPVC.

Para Carlos Rodrigues, “a cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo e a única universidade pública de Santo Tomé e Príncipe é um compromisso conjunto com a educação, a investigação e o desenvolvimento, assente em seis pilares fundamentais: investigação, formação e docência; cooperação técnica, nomeadamente em matéria de execução de estudos e projetos científicos, pedagógicos, técnicos e/ou culturais nos domínios da sua especificidade projetos conjuntos; intercâmbio de pessoal docente e de estudantes de graduação e pós-graduação e, por fim, o intercâmbio de documentação e informação”.

Em Santo Tomé e Príncipe, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale reuniram também com os representantes políticos locais, nomeadamente os presidentes das Câmaras de Mé-Zóchi, de Cantagalo, de Lembá e de Lobata, com vista à assinatura de protocolos de colaboração que possam facilitar e apoiar os jovens estudantes na formalização de candidaturas entre os municípios de Santo Tomé e Príncipe e os concelhos do distrito de Viana do Castelo.

A ronda intensa de trabalhos naquele país africano contou, ainda, com visitas ao Instituto Superior de Ciências da Saúde Vítor Sá Machado, ao Instituto Superior de Educação e Comunicação e à Faculdade de Ciências e Tecnologias.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES