Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioBragaPAN quer Regulamento do Arvoredo Urbano em Braga

PAN quer Regulamento do Arvoredo Urbano em Braga

© PAN

A candidatura do PAN à Câmara Municipal de Braga encabeçada por Rafael Pinto, lançou, este domingo, numa ação de rua, a sua proposta para a criação de um regulamento municipal de proteção do arvoredo urbano.

“Escolhemos esta data para lançar a medida em Braga, uma vez que passou precisamente um ano desde o polémico abate de árvores adultas, saudáveis, na Avenida dos Lusíadas” afirma o candidato. “Passado um ano, é possível perceber que esta avenida perdeu qualidade paisagística e a sua utilização é dificultada pela falta de sombra. As obras realizadas não servem os peões, os ciclistas nem as gerações futuras”, sublinha Rafael Pinto.

Para relembrar este corte de árvores, o movimento de cidadãos “SOS Árvores de Braga” realizou, este domingo de manhã, um encontro no local, no  qual o PAN marcou presença. Da parte da tarde, os ativistas do partido estiveram no centro da cidade numa ação de sensibilização da população para a temática.

Nesta ação, os candidatos colocaram máscaras de oxigénio ligadas às árvores por um tubo para representar, simbolicamente, que as árvores são oxigénio. Enquanto isto exibiam mensagens como “Não abatam o nosso futuro” ou “Este concelho não é para árvores”.

Segundo Rafael Pinto, “a criação do regulamento municipal de proteção do arvoredo urbano é uma das prioridades da nossa candidatura”, sublinhando que “com este regulamento queremos mapear as árvores da cidade e as suas condições de saúde, definir quem as pode podar, de que forma e ainda os casos excepcionais em que podem ser abatidas”.

O candidato concluiu que “já conseguimos fazer aprovar na Assembleia da República a obrigatoriedade, por parte dos municípios, da criação de um regime jurídico para proteger as árvores, mas a versão aprovada ficou muito aquém daquilo que é desejável e por isso, se conseguirmos assento na Assembleia Municipal, vamos pugnar para que o regulamento de Braga vá mais longe do que o exigido por lei.”

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS