Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
11.2 C
Braga
InícioBragaRafael Pinto do PAN candidata-se à presidência da Câmara de Braga

Rafael Pinto do PAN candidata-se à presidência da Câmara de Braga

© PAN

Rafael Pinto é o candidato do PAN à presidência da Câmara Municipal de Braga. A apresentação decorreu, esta quarta-feira, no jardim urbano de São Victor.

Também foi apresentado o candidato do PAN, Tiago Teixeira, que concorre como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Braga.

Para Rafael Pinto, “este é um momento histórico para o PAN e para o concelho de Braga”, uma vez que é a primeira candidatura “com valores progressistas, ambientalistas e de bem-estar animal no concelho”.

O PAN afirmou como bandeiras desta candidatura o ambiente, a mobilidade e a educação, deixando claro que o projeto do partido para o concelho de Braga também se foca no bem-estar animal, na saúde, no combate à corrupção e aumento da transparência e participação dos cidadãos na democracia.

Na sua intervenção, Rafael Pinto deixou fortes críticas ao atual Executivo Municipal. “Em oito anos de mandato não conseguiram parar a poluição no rio Este. Em oito anos de mandato não conseguiram melhorias que se notem na mobilidade da cidade. Também a gestão do arvoredo urbano tem sido desastrosa, com podas abusivas e abate de árvores saudáveis. A motosserra não tem tempo de arrefecer e quanto mais esta aquece, mais aquecem os bracarenses e mais aquece o futuro das próximas gerações”, sublinhou o candidato.

Os partidos da oposição também não passaram ao lado das críticas de Rafael Pinto. “Depois de muitos meses de expectativa e de apresentações de candidaturas que são mais do mesmo, com promessas vazias, falta de visão a longo prazo, as ideias do costume e até, em alguns casos, as pessoas do costume, eis que surge uma nova esperança para os bracarenses, a esperança de que afinal não é tudo igual, que Braga tem futuro, que há uma alternativa verde! Ao contrário de outros partidos que já apresentaram candidatura, como o Iniciativa Liberal ou Chega, o PAN Braga não apareceu apenas para estas eleições. No último ano apresentámos 27 propostas e enviámos 131 questões para a Autarquia, organizámos vários eventos e pronunciámo-nos constantemente sobre os problemas do concelho“, disse o candidato.

Rafael Pinto afirmou que “ao contrário do PS, o PAN não tem medo de levantar poeiras na oposição que revelem algo que não pode ser visto. Os candidatos do PAN não fecharam a porta a Braga e voltaram agora a meses das eleições. Para nós, e como se costuma dizer, Braga, tem sempre a porta aberta”.

Em relação à coligação “Juntos por Braga”, o candidato realçou que “parece que a única espécie em vias de extinção com que se preocupam são partidos políticos, CDS, PPM e Aliança, vale tudo sem critério, sem exigência”.

À esquerda, Rafael Pinto acusou o PCP por “definhar com o conservadorismo a que já nos habituaram, querendo manter o país e o concelho no século passado” e também o Bloco de Esquerda pelos “preconceitos radicais ideológicos, que é incapaz de construir pontes tendo em vista o progresso. Tendo como base a intolerância, já demonstrou não ser capaz de construir uma verdadeira alternativa”.

O programa eleitoral do PAN será apresentado posteriormente, mas Rafael Pinto já avançou algumas propostas. “Queremos TUB gratuitos para todos os estudantes e reformados até 2024, aumento da rede de transportes para a periferia; a construção dos 76km de ciclovia previstos; um plano para a remunicipalização da AGERE; assim como a criação do regulamento municipal do arvoredo urbano”, referiu o candidato.

O candidato acabou o discurso com o slogan da campanha “Dar Voz ao Planeta em Braga”.

Tiago Teixeira © PAN

Por sua vez, o candidato à Assembleia Municipal de Braga criticou a falta de visão no tratamento dos resíduos urbanos e apresentou propostas em diversas áreas como a criação de uma assembleia de cidadãos; criação de uma resposta pública acessível para os cuidados médico-veterinários; de um programa de estágios para os alunos do ensino secundário em parceria com a economia local; mais habitação pública e programas de habitação acessível.

Biografia dos candidatos

Rafael Pinto tem 25 anos, é jurista, mestre em Direito da União Europeia pela Universidade do Minho, especializado na Política Agrícola Comum e os impactos ambientais da Agricultura. É ativista na causa ambiental, animal e tem desenvolvido trabalho na divulgação de informação científica na área da alimentação, sustentabilidade e saúde preventiva. Para além destas causas, as suas maiores bandeiras políticas são o combate à corrupção e reforma do sistema de ensino. Foi membro fundador da Distrital de Braga, cabeça de lista nas eleições legislativas de 2019, é o porta-voz Distrital e membro da Comissão Política Nacional e Comissão Política Permanente

Tiago Teixeira é natural do Porto e encantou-se pela cidade de Braga para onde se mudou há alguns anos. Reside com a sua esposa, filha de seis semanas e com os donos da casa, os seus quatro gatos. É técnico de Marketing na área do Turismo. Segundo de três irmãos, cedo começou a ajudar a família para cuidar da sua irmã mais nova, que tem necessidades especiais. Esta inevitabilidade levou-o a despertar também o interesse na área social, sobre a qual se debruçou durante vários anos como voluntário social, numa primeira fase na área do apoio aos sem-abrigo, e posteriormente em projetos de apoio domiciliário de idosos em isolamento. Em Braga criou o ACER – Animais de Companhia e Errantes, um projeto de comunicação e dignificação animal em contexto urbano e rural.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS