Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaPAN propõe reduzir horário da iluminação de Natal em Braga


PAN propõe reduzir horário da iluminação de Natal em Braga


© CM Braga

O PAN Braga apresentou uma proposta para a redução parcial das Luzes de Natal na cidade, assim como a limitação do horário em que se encontram ligadas, como tem vindo a ocorrer em outros concelhos nacionais.

A medida do partido ambientalista vem de encontro às necessidades de redução da utilização de energia devido à conjuntura atual, com a crise energética que o mundo atravessa.

Segundo o deputado municipal do PAN, Tiago Teixeira, “Braga, mesmo sendo considerada uma cidade Natal, tem de ser pragmática no uso da energia. Tenho ficado estupefacto ao ver que se continuam a programar, no meio de uma brutal crise energética, enfeites com iluminações de Natal, como se nada fosse, sabendo nós que existem centenas de pessoas na cidade com dificuldades graves em conseguir iluminar as suas casas” acrescentando ainda que “numa altura de crise económica e energética, temos que saber ser equitativos no estabelecimento de prioridades dos direitos humanos, porque se amanhã não tivermos energia para abrir uma escola ou um centro de saúde, as luzes na rua não servirão de muito”.

Em comunicado enviado à Braga TV, Tiago Teixeira refere que “sabemos que o uso de luzes beneficia o comércio local e mesmo pelo facto de precisarmos de manter um simbolismo de esperança nesta época, pelo que não consideramos a eliminação total das mesmas, e sim uma redução significativa, entre as 18:30 e as 21:30 à semana e 22:30 ao fim de semana, prática já adotada em outros municípios como Porto, Matosinhos e Coimbra”.

Por fim, o PAN sugere que se converta esta despesa em “algo necessário”, realçando a base do espírito natalício, como “oferecer cabazes  de esperança às famílias mais carenciadas do concelho”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS