
O PAN apresentou uma denúncia junto do SEPNA e pediu esclarecimentos à Câmara Municipal de Famalicão após ter recebido várias denúncias relativas a um “rio” de efluentes, a céu aberto, na freguesia de Fradelos.
De acordo com o partido, esta situação ocorre “dentro da área que se encontra em vias de se tornar Paisagem Protegida conhecida como Local das Pateiras do Ave”. “Chocante, é a palavra que nos ocorre para classificar o que se viu. São mais de 150 metros em que simplesmente seguem, como se de um rio se tratasse, efluentes, que desconhecemos a origem, por entre vários campos, e deixando um rasto de cheiros nauseabundos e destruição total da biodiversidade”, relata Sandra Pimenta, porta-voz do PAN Famalicão.
Para o PAN, “é urgente que a Câmara Municipal de Famalicão providencie as devidas diligências por forma a que se trate e recupere este local, identificando as razões que estiveram na origem do sucedido mas também perceber se se confirma a informação recebida que não será a primeira vez que isto acontece”.
“Temos acompanhado bem de perto os constantes atropelos ambientais que acontecem nesta freguesia, que colocam em causa a recuperação da biodiversidade e dos ecossistemas, aqui tão falados mas que efectivamente, não estarão a ser respeitados”, finalizou a porta-voz.