Sexta-feira, Fevereiro 26, 2021
14.2 C
Braga
Início Região Terras de Bouro PAN Braga questiona Câmara de Terras de Bouro sobre intervenção no rio...

PAN Braga questiona Câmara de Terras de Bouro sobre intervenção no rio Gerês

PAN Braga

O PAN Braga questionou a Câmara Municipal de Terras de Bouro sobre a construção de duas plataformas sobre o rio Gerês.

Em causa está a instalação de duas plataformas metálicas sobre o rio Gerês que, segundo denúncias recebidas pelo PAN, contrariam as orientações europeias em matéria ambiental. “Apesar do impacto esperado na biodiversidade poder vir a revelar-se  reduzido, o impacto paisagístico é elevado.  Acrescem preocupações sobre uma possível obstrução do rio, devido à acumulação de resíduos, aumentando assim  o risco de cheias”, esclarece Rafael Pinto, porta-voz distrital do PAN.

Após ter reunido com a Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS) a distrital do PAN questionou o Executivo Municipal sobre a avaliação do impacto ambiental do projeto e se foi considerado o impacto num cenário de cheias.

“Ao que o PAN apurou, a Autarquia pretende ainda construir um açude junto a cada plataforma, o que pode interferir com o caudal natural do rio e com a biodiversidade local”, explicou Rafael Pinto.

“Este é mais um exemplo de má gestão do património natural, que se quer o mais inalterado possível. A justificação de que as plataformas servem para ver o rio não nos parece satisfatória já que a visibilidade do rio nunca esteve em causa, pelo contrário, as plataformas prejudicam a paisagem natural”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS