Sábado, Março 2, 2024
9.5 C
Braga
spot_img
InícioBragaPais de alunos de escola de Braga criam projeto para incentivar jovens...
spot_img

Pais de alunos de escola de Braga criam projeto para incentivar jovens a visitar museus da cidade

© Museu dos Biscainhos

A Associação de Pais da Escola Secundária D. Maria II criou o projeto “Caderneta dos Museus de Braga” para incentivar os alunos a conhecer os museus da cidade.

De acordo com Carlos Araújo, da direção da Associação de Pais da Escola Secundária D. Maria II, esta iniciativa tem como objetivo “levar os nossos filhos a conhecer os museus de Braga, estando convidados a carimbar a sua visita”. “A ideia surgiu há alguns meses quando a comunicação social noticiou que alguns estudantes das manifestações climáticas invadiram e destruíram alguns museus. Foi aí que pensámos em colaborar com a educação. Esta ideia partiu da Associação de Pais e pretende incentivar os alunos a visitarem os museus de Braga. Propusemos o projeto à escola e alguns museus ofereceram-se logo para fazer um protocolo com os portadores dessas cadernetas. Vamos tentar dinamizar o projeto para os alunos levarem as cadernetas nas visitas aos museus e carimbar para provar as suas passagens. Também criámos uma plataforma para que os alunos passam, através do telemóvel, registar essas visitas”, explicou.

Carlos Araújo salientou que as cadernetas já foram distribuídas pelos alunos da escola. “No final do ano letivo iremos retribuir com uma prenda simbólica a quem tiver mais visitas carimbadas na caderneta. Até ao momento, o projeto está a ter uma recetividade muito interessante, tanto pelos alunos como pelos professores”, confessou.

O projeto da “Cadernetas dos Museus de Braga” conta com o apoio do pelouro da Educação da Câmara Municipal de Braga, que ofereceu a sua impressão.

Neste projeto estão incluídos o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, o Museu Nogueira da Silva, o Tesouro Museu da Sé Catedral, o Museu dos Biscainhos, o Museu Pio XII, o Mosteiro de São Martinho de Tibães, as Termas Romanas do Alto da Cividade, o GNRation, a Casa dos Crivos e a Fonte do Ídolo.

O regulamento do projeto está disponível aqui.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES