Início Site Página 600

Coro Gulbenkian apresenta obra monumental de Alfred Schnittke em Braga

0
© Coro Gulbenkian
© Coro Gulbenkian

O Coro Gulbenkian regressa a Braga no dia 1 de novembro, às 19:00, para um concerto na Basílica dos Congregados, integrado na programação da Música de Câmara Braga. Sob a direção da maestra Inês Lopes, o prestigiado agrupamento interpretará o Concerto para Coro, do compositor russo Alfred Schnittke (1934-1998), uma das obras-primas do repertório coral do século XX.

Inspirada em textos místicos do monge e poeta arménio Gregório de Narek (século X), esta imponente composição a cappella mergulha na espiritualidade da tradição ortodoxa russa, explorando sonoridades profundas e atmosferas de intensa carga emocional. Dividida em quatro andamentos — O Master of All Living, I, An Expert in Human Passions, God Grant Deliverance From Sin e Complete This Work Which I Began — a obra revela a singularidade de Schnittke, capaz de unir a tradição e a modernidade numa linguagem musical de rara densidade espiritual.

Depois do êxito alcançado na temporada anterior, a presença do Coro Gulbenkian volta a afirmar a Basílica dos Congregados como um dos espaços privilegiados da cidade para a grande música coral. O concerto promete ser uma experiência artística e espiritual única, capaz de envolver o público na contemplação e na beleza da voz humana em comunhão.

Os bilhetes já se encontram disponíveis online  e no dia.

Escola Superior de Enfermagem da UMinho faz 113 anos

0
© UMinho
© UMinho

O 113.º aniversário da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (UMinho) vai ser assinalado no dia 29 de outubro, com uma sessão solene a partir das 10:00, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A cerimónia conta com as intervenções do presidente da Associação de Estudantes de Enfermagem (AEEUM), José Almeida, da presidente da ESE, Ana Paula Mascedo e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a atribuição de prémios a estudantes e um agradecimento aos supervisores clínicos em contextos de prestadores de cuidados de saúde.

Prevê-se ainda a mesa-redonda “Desafios da Saúde Mental no Ensino Superior”, com a presença de Lucília Nunes (professora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal), Francisco Sampaio (membro da Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte) e a moderação de Adriana Sampaio (coordenadora institucional da UMinho do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior). Os momentos musicais estão a cargo de um grupo de estudantes do Departamento de Música da UMinho e, no encerramento, da Literatuna.

A ESE-UMinho é considerada uma referência na Enfermagem, tendo já sido premiada pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa, pela Organização das Américas para a Excelência Educativa e pelo Município de Braga. Esta unidade politécnica nasceu em 1912 sob a dependência da Santa Casa da Misericórdia de Braga, com o nome Escola de Enfermagem do Hospital de São Marcos, que mais tarde passou a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Braga, até ser integrada na UMinho em 2004. Possui o Centro de Investigação em Enfermagem e um núcleo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde. A sua oferta educativa inclui licenciatura, mestrados e cursos breves, promovendo o desenvolvimento científico, técnico, cultural e ético dos seus estudantes.

Morreu Jaime Pereira da Cunha, sócio n.º 1 do Vitória SC

0
© Vitória SC
© Vitória SC

Morreu Jaime Pereira da Cunha, sócio n.º 1 do Vitória SC. Tinha 97 anos e era sócio do emblema vitoriano desde 1944.

“Com um agradecimento pela dedicação e amor de toda a vida, o Vitória Sport Clube presta solidariedade e endereça sentidos pêsames à família e amigos neste momento de profunda tristeza”, pode ler-se numa publicação do clube.

Presidente da República vai dar aula na EB de Vila Verde

0
© Presidência da República Portuguesa
© Presidência da República Portuguesa

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, vai dar uma aula aos alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Verde,.

A iniciativa realiza-se esta terça-feira, às 11:00.

PSP detém homem em Braga por agredir a companheira

0
DR
DR

Um homem de 38 anos foi detido pela PSP, em Braga, por ter agredido a sua companheira.

A PSP refere que teve conhecimento do episódio de violência doméstica e que, no local, confirmou a veracidade do facto, pelo que deteve o suspeito.

O homem será presente a Tribunal para aplicação de medida de coação.

Médico Jorge Cotter integra Comissão de Honra da candidatura de Luís Marques Mendes

0
© Sociedade Portuguesa de Medicina
© Sociedade Portuguesa de Medicina

Jorge Cotter, professor e médico de Guimarães, irá integrar a Comissão de Honra da candidatura de Luís Marques Mendes à Presidência da República.

Em comunicado, Luís Marques Mendes expressou o seu agradecimento ao ilustre médico, distinguido ao longo da vida com vários prémios, entre os quais o Prémio Nacional de Medicina Interna, que “teve a amabilidade de me declarar o seu apoio”.

“Agradeço ao Professor Jorge Cotter o seu gesto, que muito me sensibiliza. O Professor Jorge Cotter é um notável exemplo como cidadão e como profissional. Um exemplo de carácter, de competência e de serviço público”, referiu Luís Marques Mendes.

Idoso de 77 anos detido em Guimarães com 106 doses de estupefacientes

0
© Martin Hatch
© Martin Hatch

Um idoso de 77 anos foi detido pela PSP, em Guimarães,  por tráfico de estupefacientes.

Aquando abordagem, o homem encontrava-se na posse de haxixe suficiente para cerca 84 doses, que lhe foram apreendidas, bem como uma quantia em dinheiro por “suspeita de proveniência ilícita”.

A PSP fez também uma busca domiciliária, tendo-lhe sido apreendido haxixe suficiente para cerca de 29 doses.

O detido vai ser presente a juiz.

UMinho vai ter Laboratório de Produção de Fagos Terapêuticos para combater resistência aos antibióticos

0
© UMinho
© UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) anunciou a criação de um Laboratório de Produção de Fagos Terapêuticos, reafirmando o seu compromisso com a geração, difusão e aplicação de conhecimento em benefício da sociedade.

Este projeto pioneiro surge como resposta “à crescente necessidade de soluções inovadoras para enfrentar a crise global da resistência aos antibióticos, um dos maiores desafios de saúde pública da atualidade”. “A terapia fágica, uma alternativa terapêutica emergente, tem vindo a ganhar relevância como uma abordagem promissora no combate a infeções bacterianas resistentes”, refere a UMinho.

Nos últimos anos, o Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho tem desempenhado um papel de destaque a nível nacional nesta área. Em colaboração com o Queen Astrid Military Hospital, em Bruxelas (Bélgica), investigadores do CEB contribuíram de forma decisiva para a recente autorização do uso hospitalar da terapia fágica pelo INFARMED, apoiando o tratamento de vários doentes em Portugal.

O Laboratório será dedicado à produção de fagos terapêuticos, essenciais para o avanço desta abordagem terapêutica, e posicionará a Universidade como uma referência nacional e internacional no combate à resistência aos antibióticos. A criação deste laboratório reforça o compromisso da Universidade do Minho com a inovação científica e a transferência de conhecimento, promovendo o desenvolvimento de soluções com impacto direto na saúde.

Estudo revela que 37,42% das crianças do 1.º ciclo de Braga têm excesso de peso

0
© CM Braga

Foram apresentados hoje, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, os resultados da primeira fase do Programa Municipal de Vigilância Nutricional Infantil, promovido pelo Município de Braga, que revelam “dados preocupantes sobre o estado nutricional das crianças do concelho”.

O estudo abrangeu 3.365 alunos do 1.º ciclo do ensino básico público, distribuídos por 52 escolas do concelho de Braga, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.

Segundo o Município, 61,4% das crianças apresentam peso normal, 37,42% têm excesso de peso e 14,02% são obesas, enquanto 42 crianças apresentam baixo peso. Estes valores são superiores à média nacional, que já se encontra acima da média europeia. Em Portugal, 31,9% das crianças têm excesso de peso e 13,5% são obesas.

Durante a sessão de apresentação, Sameiro Araújo, vereadora do Pelouro do Desporto e da Saúde, destacou que “os resultados são preocupantes, mas este é um estudo muito pertinente, que nos permite agir de forma informada e estratégica”.

Os dados mostram ainda que “as escolas com ensino articulado apresentam resultados mais positivos, que as crianças mais velhas têm maior propensão para o excesso de peso, e que as escolas localizadas em meio urbano registam menor prevalência de excesso de peso face às de contexto semiurbano”.

A obesidade infantil é um dos principais problemas de saúde pública, com consequências imediatas na autoestima e no desempenho escolar, e efeitos a longo prazo, como o aumento da probabilidade de obesidade na idade adulta e do risco de doenças crónicas. Recorde-se que, em Portugal, os maus hábitos alimentares são o terceiro maior fator de risco para o número total de mortes.

Esta primeira fase do estudo foi apresentada por Joana Russell Sampaio, nutricionista do Município e Rafaela Rosário, investigadora e professora de enfermagem da Universidade do Minho e a segunda fase incidirá sobre a análise dos questionários relativos aos dados sociodemográficos, atividade física, hábitos alimentares e de sono, com o objetivo de identificar as áreas prioritárias de intervenção.

“Quanto mais cedo atuarmos, melhor. A prevenção é sempre mais importante e mais económica do que o tratamento”, reforçou Sameiro Araújo, sublinhando “o compromisso do Município de Braga em continuar a promover políticas de saúde pública e de promoção de estilos de vida saudáveis”.

Filipe de Oliveira toma posse como presidente de Vieira do Minho a 31 de outubro

0
© PS
© PS

Filipe de Oliveira vai tomar posse como presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho para cumprir o primeiro mandato.

O ato solene de Instalação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Vieira do Minho irá decorrer no dia 31 de outubro, pelas 18:00, no Auditório Municipal.

Filipe de Oliveira foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho pelo Partido Socialista com 5.322 votos. Concorriam também à Autarquia, nestas Eleições Autárquicas, Afonso Barroso pelo PSD (3.224 votos), André Lopes pelo CHEGA (220 votos), Neli Pereira pelo CDS-PP (142 votos) e Cristóvão Carvalho pela CDU (87 votos).