Início Site Página 599

Barcelos recebe Gala Solidária “Há Música ao Fundo do Túnel”

0
© Lena d'Água
© Lena d’Água

O Auditório São Bento Menni – Casa de Saúde de São João de Deu, em Barcelos, acolhe no próximo dia 30 de outubro, a partir das 21:00, a Gala Solidária “Há Música ao Fundo do Túnel”, que encerra o programa do Mês da Saúde Mental.

O espetáculo, conduzido pela jornalista e apresentadora Rita Marrafa de Carvalho, convida diversos artistas a partilhar com o público momentos musicais e reflexões pessoais sobre a saúde mental, num formato intimista e inspirador. Entre eles, irão atuar Lena D’Água, Beatriz Felício e Villa Nazca, o Coro do Hospital Magalhães Lemos e, ainda, a comediante Laura.

Além da componente artística e emocional, a Gala tem também um caráter solidário: a totalidade da receita de bilheteira será convertida em géneros alimentares e bens essenciais, a doar a uma entidade da área da saúde mental, escolhida pela Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis em: Ticketline – Gala Solidária “Há Música ao Fundo do Túnel”.

Ao longo do mês de outubro, o Município de Barcelos assinalou o Mês da Saúde Mental com um programa diversificado de sensibilização, que envolveu centenas de participantes e reforçou a importância da promoção do bem-estar psicológico e da luta contra o estigma associado à doença mental.

Esta iniciativa, promovida em parceria com a Rede Municipal de Saúde Mental de Barcelos (RMSM) e a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, apresentou uma programação aberta à comunidade, com atividades que procuraram envolver diferentes públicos e idades.

Entre as ações realizadas, destacaram-se a aula “Barcelos Saudável”, a sessão de cinema “Verdades Difíceis”, a peça de teatro “Vidas à Margem da Mente”, a exposição “Retrato e caricatura: Traços da Alma”, a caminhada “Juntos pela Saúde Mental”, o peddy-paper com alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico e o seminário “Restart: Conecta-te de forma consciente”.

Durante todo o mês, a fachada dos Paços do Concelho tem estado iluminada de verde, cor símbolo da saúde mental. E, na final da WSE Continental CUP, em hóquei em patins, entre o OC Barcelos e o FC Porto, os jogadores entraram no ringue com camisolas de sensibilização à temática da Saúde Mental. 

Com esta iniciativa, Barcelos reafirma o seu compromisso com a promoção da saúde mental como parte integrante da saúde pública e com a criação de uma comunidade mais informada, empática e solidária.

Celebra-se hoje o Dia do Apóstolo São Judas Tadeu

0
© Arquidiocese de Braga
© Arquidiocese de Braga

Celebra-se esta terça-feira, 28 de outubro, o Dia do Apóstolo São Judas Tadeu.

A Sua imagem é venerada na Sé Catedral de Braga e em várias paróquias do concelho.

A paróquia de Arentim benzeu uma nova imagem do Santo no passado domingo para ser integrada num altar da Igreja. Também na paróquia de São Lázaro será celebrada uma Missa Solene em Sua honra às 18:30 e na freguesia de Este São Mamede irá decorrer uma Eucaristia, um magusto, animação musical a cargo de Borguinha de Braga e Gonçalo Moreira e fogo de artifício.

Militar da GNR morre após embarcação ser abalroada por traficantes no rio Guadiana

0
DR
DR

Um militar da GNR morreu esta segunda-feira quando perseguia uma lancha-rápida de narcotráfico, em Alcoutim, no Algarve.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana confirma que recebeu um alerta sobre uma embarcação de alta velocidade (EAV) no Rio Guadiana e que foram acionados militares do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, com o objetivo de proceder à sua localização e abordagem.

Durante a intervenção, a embarcação da GNR foi abalroada pela EAV, resultando na morte do militar e três feridos ligeiros.

Posteriormente, a embarcação suspeita foi encontrada a arder, estando ainda em curso, no rio Guadiana e suas margens, diligências para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incêndio e a fim de recolher prova material e localizar os suspeitos. Estas diligências decorrem com o apoio da Polícia Marítima, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e da Guardia Civil de Espanha.

A Polícia Judiciária foi igualmente contactada e acionada, encontrando-se a desenvolver as investigações relativas ao caso, no âmbito das suas competências. O apoio psicológico da Guarda foi de imediato acionado para acompanhamento dos militares envolvidos e respetivas famílias.

A Guarda lamenta profundamente esta ocorrência e apresenta os mais sinceros votos de pesar à família e aos camaradas do militar falecido, expressando o seu reconhecimento pelo exemplo de dedicação e sentido de missão demonstrado em serviço. 

Conheça a chave do Eurodreams

0
DR
DR

Os números do sorteio do Eurodreams de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números 18 – 19 – 21 – 23 – 30 – 35 e número de sonho 1.

Esta chave vale 30 mil euros por mês durante 30 anos.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

Festival Província Sonora encerra na Póvoa de Lanhoso com homenagem a Fernando Lopes-Graça

0
© DR
© DR

O Festival Província Sonora 2025 chega ao fim no dia 31 de outubro com um recital que celebra o diálogo entre tradição e modernidade musical. O Theatro-Club da Póvoa de Lanhoso recebe “Glosas, Nocturnos e Bagatelas”, às 21:45.

O novo projeto é do pianista Miguel Borges Coelho e do compositor Daniel Moreira, dedicado a Fernando Lopes-Graça, um dos maiores compositores, pianistas e musicólogos portugueses do século XX. Um recital que antecipa o lançamento do Livro-CD, com o selo da editora Artway, que acontecerá em 2026. A entrada é livre.

Mário Passos: “Continuarei a ser um presidente próximo, disponível e atento”

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

“Servir a comunidade que amo, que conheço e que me motiva todos os dias é para mim uma grande honra. Continuarei a ser um presidente próximo, disponível e atento. Um presidente que escuta, que age, que governa com o coração, mas também com o rigor da razão. Serei o presidente de todos os famalicenses”. As palavras são de Mário Passos, que ontem tomou posse para o seu segundo mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Na sessão da Assembleia Municipal de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos (Câmara e Assembleia) para o quadriénio 2025-2029, Mário Passos falou num “mandato de continuidade, mas ao mesmo tempo de renovação”.

“Este novo mandato dá-nos a oportunidade de aprofundar políticas e consolidar os muitos projetos estruturais que temos em curso na Saúde, Educação, Ambiente, Habitação e Desporto, mas será também um mandato de renovação, com novas ideias, novos projetos e novas formas de governar, sempre com transparência, diálogo e o sentido de responsabilidade de quem não vai comprometer o futuro das próximas gerações”, disse.

Perante um auditório da Casa das Artes lotado, o autarca famalicense assegurou ainda que o executivo municipal continuará a “trabalhar incansavelmente” para cumprir com os compromissos assumidos com os famalicenses e para “continuar a fazer de Famalicão um concelho de progresso, de qualidade de vida, de desenvolvimento sustentável e de igualdade de oportunidades, um verdadeiro território de felicidade”.

A Assembleia Municipal de tomada de posse dos membros eleitos para a Câmara e Assembleia foi presidida pelo presidente da Assembleia reeleito, João Nascimento.

Para além dos 11 membros que vão integrar o executivo municipal – Mário Passos (Presidente), Hélder Pereira, Susana Pereira, Augusto Lima, Pedro Oliveira, Vânia Marçal (coligação PSD/CDS-PP), Eduardo Oliveira, Cláudia Vieira, Ivo Sá Machado, Neide Vieira (PS) e Pedro Alves (Chega) – tomaram ainda posse os 40 deputados eleitos para a Assembleia Municipal. Integraram também a mesma os 39 presidentes de Junta de Freguesia eleitos nas eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro.

A sessão foi encerrada por João Nascimento que garantiu que continuará a “desempenhar o cargo de Presidente da Assembleia Municipal com a exigência que este reclama, com a determinação que se impõe, com transparência, humildade e, sobretudo, com lealdade para com todos”.

Recorde-se que Mário Passos, da coligação PSD/CDS-PP, venceu as eleições para a Câmara Municipal com 49,68% dos votos, tendo merecido a confiança de 41 197 eleitores famalicenses. João Nascimento, da mesma coligação, venceu para a Assembleia Municipal com 46,49% dos votos (38 550 votos).

Natural da freguesia de Nine, onde nasceu em 1966, Mário Passos é professor, licenciado e doutorado na área das Ciências (Física e Química) pela Universidade do Minho. Enquanto vereador, entre 2009 e 2021, esteve à frente de pelouros como Desporto, Freguesias, Juventude, Habitação e Modernização Administrativa. Em 2021 foi eleito Presidente da Câmara Municipal.

Barcelos: Amigos da Montanha em 3.º lugar coletivo no Campeonato Nacional Primeiras Pagaiadas Slalom

0
© Amigos da Montanha
© Amigos da Montanha

Pelo segundo ano consecutivo, a equipa de canoagem dos Amigos da Montanha de Barcelos volta a marcar presença no pódio do Campeonato Nacional Primeiras Pagaiadas Slalom, desta vez na cidade de Tomar, onde arrecadou o 3.º lugar coletivo.

Ao todo, 19 jovens atletas representaram os Amigos da Montanha com “empenho e paixão”, mostrando que “com trabalho e esforço, os resultados surgem naturalmente”.

Destaques Individuais – Primeiras Pagaiadas:

  • 1.º lugar: Martim Novais (Mínimo), Luísa Costa (Mínimo Feminino), Tomás Costa (Iniciado B)
  • 2.º lugar: Guilherme Matos (Cadete), Mariana Ferreira (Infantil Feminino), João Pedro Ferreira (Iniciado A)
  • 3.º lugar: Dinis Novais (Menor)
  • 5.º lugar: Diego Amorim (Menor)

Ainda no mesmo dia, da parte da tarde, a equipa participou também no Campeonato Nacional de Esperanças Slalom II, garantindo o 4.º lugar coletivo.

Destaques Individuais – Esperanças Slalom II:

  • 1.º lugar: Martim Novais (Mínimo), Luísa Costa (Mínimo Feminino)
  • 2.º lugar: Dinis Novais (Menor)

“Este desempenho vem confirmar o crescimento sustentado do projeto formativo da associação, que se destaca pela aposta na formação desportiva baseada em valores, dedicação e espírito de equipa. Os resultados reforçam o compromisso da associação em promover o desporto jovem de forma saudável, ética e inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e desportivo de cada atleta”, refere a Direção dos Amigos da Montanha.

Mercado de Natal está de volta a Fafe

0
© CM Fafe
© CM Fafe

O Mercado de Natal está de volta a Fafe e tem inscrições abertas até 14 de novembro, devendo os interessados preencher a ficha de inscrição e remeter para o correio eletrónico dos serviços de Turismo do Município ([email protected]) ou efetuar inscrição presencialmente na Loja Interativa de Turismo, de segunda-feira a sábado, no horário das 09:00-13:00 e 14:30-17:30.

O Município de Fafe promove, ao longo do mês de dezembro, o programa “Fafe Natal”, que inclui o habitual Mercado de Natal na Praça 25 de Abril.

O Município disponibilizará, gratuitamente, um conjunto de stands para comercialização de produtos, sendo concedida preferência a artigos  e produtos relacionados com o tema do Natal. O número de stands disponíveis é limitado.

O Mercado de Natal funcionará de 28 de novembro a 24 de dezembro no seguinte horário:

  • Dias 28 de novembro, 5, 12 e 19 de dezembro (sexta-feira) – 17:30-23:00
  • Dias 29 de novembro, 6, 13 e 20 (sábado) – 10:00-23:00
  • Dias 30 de novembro e 7 de dezembro (domingo, véspera de feriado) – 10:00-23:00
  • Dias 1 e 08 de dezembro (segunda-feira, feriado) – 10:00-20:00
  • Dias 14 e 21 de dezembro (domingo) – 10:00-20:00
  • Dias 15, 16, 17, 18, 22 e 23 de dezembro (dias úteis) – 17:30-20:00
  • Dia 24 de dezembro (véspera de natal) – 10:00-13:00

Mais informações aqui.

Braga: Carolina Teixeira toma posse como presidente de Ferreiros e Gondizalves na quarta-feira

0
© Somos Braga – PS/PAN
© Somos Braga – PS/PAN

Carolina Teixeira vai tomar posse como presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves a 29 de outubro, para o seu segundo mandato.

A instalação da Assembleia de Freguesia está marcada para as 21:00, no Auditório da Junta de Freguesia de Ferreiros.

Carolina Teixeira foi reconduzida como presidente pelo Partido Socialista com 1.974 votos. Concorriam à Junta de Freguesia, nestas Eleições Autárquicas, Filipe Dias pelos Juntos por Braga (1.601 votos), Pedro Ferreira pela Iniciativa Liberal (770 votos), João Sousa pelo CHEGA (690 votos), a CDU (131 votos) e Maximiliano Pereira pelo Bloco de Esquerda (95 votos).

A população está convidada a estar presente neste momento solene da freguesia.

Coro Gulbenkian apresenta obra monumental de Alfred Schnittke em Braga

0
© Coro Gulbenkian
© Coro Gulbenkian

O Coro Gulbenkian regressa a Braga no dia 1 de novembro, às 19:00, para um concerto na Basílica dos Congregados, integrado na programação da Música de Câmara Braga. Sob a direção da maestra Inês Lopes, o prestigiado agrupamento interpretará o Concerto para Coro, do compositor russo Alfred Schnittke (1934-1998), uma das obras-primas do repertório coral do século XX.

Inspirada em textos místicos do monge e poeta arménio Gregório de Narek (século X), esta imponente composição a cappella mergulha na espiritualidade da tradição ortodoxa russa, explorando sonoridades profundas e atmosferas de intensa carga emocional. Dividida em quatro andamentos — O Master of All Living, I, An Expert in Human Passions, God Grant Deliverance From Sin e Complete This Work Which I Began — a obra revela a singularidade de Schnittke, capaz de unir a tradição e a modernidade numa linguagem musical de rara densidade espiritual.

Depois do êxito alcançado na temporada anterior, a presença do Coro Gulbenkian volta a afirmar a Basílica dos Congregados como um dos espaços privilegiados da cidade para a grande música coral. O concerto promete ser uma experiência artística e espiritual única, capaz de envolver o público na contemplação e na beleza da voz humana em comunhão.

Os bilhetes já se encontram disponíveis online  e no dia.