Início Site Página 5

Marcelo Rebelo de Sousa acompanha jogo de Portugal na Avenida Central em Braga

0
© João Rodrigues
© João Rodrigues

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se na Avenida Central, em Braga, para assistir num ecrã gigante ao jogo da Seleção Nacional.

Marcelo Rebelo de Sousa acompanha a partida ao lado do presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, num ambiente de grande entusiasmo e apoio à equipa das quinas.

A presença do ex-presidente da República desperta a curiosidade de muitos populares, que aproveitarm a ocasião para o cumprimentar e registar o momento. A Avenida Central volta assim a afirmar-se como um dos principais pontos de encontro dos adeptos durante as celebrações sanjoaninas, pelo convívio e pela paixão pelo futebol.

Vieira do Minho atribui primeiro apoio do programa “Vieira +Vida”

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

O Município de Vieira do Minho atribuiu o primeiro apoio no âmbito do programa “Vieira +Vida”, uma medida de incentivo à natalidade e apoio às famílias no concelho.

A primeira beneficiária foi Maria Coelho Leite, que recebeu o cheque-bebé no valor de 2.000 euros, no âmbito do programa municipal.

O “Vieira +Vida” prevê a atribuição de 2.000 euros por cada nascimento ou adoção, sendo que metade do valor é entregue diretamente às famílias e a outra metade aplicada através do comércio local, mediante reembolso de despesas relacionadas com o bem-estar e desenvolvimento da criança.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Filipe de Oliveira, a medida pretende apoiar as famílias e contribuir para o combate ao envelhecimento demográfico e à perda de população no território.

O programa aplica-se a crianças nascidas ou adotadas a partir de 1 de janeiro de 2026, desde que cumpram os requisitos definidos no regulamento municipal.

GNR constitui arguido homem por ameaça agravada e apreende armas em Cabeceiras de Basto

0
© GNR
© GNR

O Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Cabeceiras de Basto, constituiu hoje arguido um homem de 68 anos por ameaça agravada com recurso a arma de fogo, no concelho de Cabeceiras de Basto.

No âmbito de diligências de investigação relacionadas com o crime de ameaça, iniciado há cerca de um mês, foram realizadas duas buscas — uma domiciliária e outra a um veículo.

Das buscas resultou a apreensão de quatro espingardas calibre 12, quatro carabinas de pressão de ar, uma pistola adaptada para 6,35 mm, um revólver, um revólver de alarme calibre 8 mm, cinco munições de 8 mm, 124 cartuchos calibre 12, duas armadilhas de mordaça e seis petardos.

A GNR refere que os factos foram remetidos às autoridades judiciais competentes.

Deputados do PSD de Braga reuniram com presidência do IPCA

0
© PSD
© PSD

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga têm vindo a realizar visitas e reuniões de trabalho nos vários concelhos do distrito, no âmbito de um acompanhamento regular de instituições e entidades locais.

Segundo os próprios, o objetivo passa por manter proximidade com o território e recolher informação sobre os principais desafios e projetos em curso, em contacto com autarquias, associações, empresas e outras entidades.

Na passada segunda-feira, os parlamentares reuniram-se com a presidência do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), numa visita de trabalho dedicada à apresentação dos projetos em desenvolvimento e às perspetivas de evolução da instituição.

Durante a reunião, foi destacado o crescimento do IPCA e o seu papel na ligação ao tecido empresarial, bem como a empregabilidade dos seus diplomados e a resposta às necessidades do mercado de trabalho.

Entre os projetos abordados esteve a criação do novo campus do IPCA em Guimarães, com oferta formativa nas áreas da hotelaria, turismo e desporto.

Foi igualmente apresentada a evolução do B-CRIC – Barcelos Collaborative Research and Innovation Centre, um investimento de 31 milhões de euros que se encontra em fase de conclusão e que irá integrar quatro centros de investigação.

No encontro foram também discutidas matérias relacionadas com o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), incluindo a possibilidade de os institutos politécnicos adotarem a designação de universidades politécnicas, bem como o trabalho desenvolvido na área dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP).

A reunião abordou ainda questões como a ação social estudantil, o reforço do alojamento e a mobilidade entre polos e concelhos.

No final, os deputados do PSD de Braga sublinharam o papel do IPCA na formação de recursos humanos e no desenvolvimento económico e social da região.

Cávado é a sub-região mais coesa do Norte e destaca-se no desenvolvimento regional

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

A sub-região do Cávado é a mais coesa da Região Norte e a terceira mais coesa a nível nacional, segundo o Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR) 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (Instituto Nacional de Estatística).

De acordo com os dados agora publicados, o Cávado regista um índice de coesão de 104,25 pontos, acima da média nacional fixada em 100, superando outras sub-regiões do Norte como a Área Metropolitana do Porto, o Alto Minho, o Ave e o Tâmega e Sousa.

A dimensão da coesão, uma das três componentes do ISDR, integra indicadores relacionados com rendimento, emprego, saúde, educação, inclusão social, segurança e condições de vida.

A análise do INE indica ainda que o Cávado é a segunda sub-região da Região Norte com melhor desempenho global no desenvolvimento regional, apenas atrás da Área Metropolitana do Porto, integrando igualmente o grupo das dez sub-regiões mais competitivas do país.

O relatório destaca o desempenho do território na combinação entre dinamismo económico, criação de emprego e atração de investimento, em paralelo com níveis elevados de coesão social e territorial.

A sub-região do Cávado integra os municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, que, em articulação com instituições e agentes locais, são apontados como responsáveis pelo desempenho regional.

A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) afirma que os resultados reforçam a posição do território como um dos polos de desenvolvimento mais dinâmicos e equilibrados do país, comprometendo-se a prosseguir políticas de reforço da competitividade, sustentabilidade e inclusão.

FC Marinhas vence Campeonato Concelhio de Veteranos Futebol 7 em Esposende

0
© CM Esposende
© CM Esposende

O Futebol Clube de Marinhas conquistou a edição de 2026 do Campeonato Concelhio de Veteranos Futebol 7, competição promovida pelo Município de Esposende e concluída no passado dia 20 de junho.

A final realizou-se no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, em Marinhas, onde o FC Marinhas se sagrou vencedor da prova que reuniu 12 equipas do concelho.

Na classificação final, o Centro Social da Juventude de Mar terminou em segundo lugar, seguido do Gandra Futebol Clube. A competição integrou ainda equipas como o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, a Associação Desportiva Recreativa Cultural de Fonte Boa/Rio Tinto, a União Desportiva de Vila Chã, a Associação Desportiva de Esposende, o Surfing Clube Litoral Norte, o Clube de Futebol de Fão, o Grupo Desportivo de Apúlia, o Forjães Sport Club e o Desportivo Recreativo Estrelas Faro.

A Associação Desportiva de Esposende (ADE) recebeu o prémio “Equipa Fair Play”, enquanto João Ferreira, também da ADE, foi distinguido como melhor marcador da prova, com 30 golos.

Segundo a autarquia, o campeonato decorreu entre janeiro e junho, com jogos quinzenais aos sábados, distribuídos por vários recintos desportivos do concelho, envolvendo cerca de 220 atletas nascidos até 1991.

O Município de Esposende sublinha que “a iniciativa tem vindo a afirmar-se como uma oferta complementar ao desporto federado, promovendo a prática desportiva regular e o convívio entre atletas veteranos”.

Concertos de Verão da Escola Concelhia de Música enchem auditórios no Gerês e em Terras de Bouro

0
© CM Terras de Bouro
© CM Terras de Bouro

Os Concertos de Verão da Escola Concelhia de Música do Município de Terras de Bouro realizaram-se no Auditório do Centro de Animação Termal da Vila do Gerês e no Auditório Municipal de Terras de Bouro, respetivamente a 29 de maio e 19 de junho, reunindo público e alunos em duas apresentações.

As atuações apresentadas pelos alunos foram marcadas pela demonstração de talento e emoção, resultantes do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo sob orientação do professor Luís Pinho.

Os eventos contaram com a presença do vereador municipal António Cunha, que acompanhou as iniciativas e destacou o papel da escola na valorização artística e educativa da comunidade.

Segundo a autarquia, a Escola Concelhia de Música “desempenha um papel central na formação musical de jovens do concelho, contribuindo para o dinamismo cultural da região e para a promoção de atividades de cariz educativo”.

A Câmara Municipal sublinha ainda que “iniciativas como estes concertos reforçam a importância da música na dinamização cultural local e no incentivo ao desenvolvimento de talentos”.

GNR apreende armas e mais de 4.600 munições em caso de violência doméstica em Braga

0
© GNR
© GNR

O Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu armas de fogo e munições no âmbito de um processo de violência doméstica no concelho de Braga.

Em comunicado, a GNR refere que a operação foi realizada pelo Posto Territorial de Braga no dia 20 de junho, na sequência de uma denúncia relacionada com violência doméstica.

As diligências policiais permitiram apurar a existência de episódios de violência doméstica no seio familiar, tendo sido identificado um suspeito detentor de armas de fogo.

No decorrer da intervenção, os militares apreenderam três espingardas calibre 12, duas carabinas de pressão de ar e 4.631 munições de diversos calibres.

O material apreendido foi entregue à Secção de Armas e Explosivos da PSP.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Braga para os devidos efeitos.

Vieira do Minho assegura Casa do Outeiro e avança com projeto da Casa da Memória

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

O Município de Vieira do Minho assinou esta terça-feira o contrato-promessa de compra e venda da Casa do Outeiro, imóvel que será requalificado para acolher a futura Casa da Memória do concelho.

O momento decorreu em frente ao edifício e marcou o arranque formal do projeto, que pretende criar um espaço dedicado à preservação, valorização e divulgação da identidade vieirense.

A futura Casa da Memória de Vieira do Minho será instalada na Casa do Outeiro, edifício de traça distinta, cuja reabilitação pretende preservar as suas características arquitetónicas, ao mesmo tempo que o transforma num espaço aberto à comunidade, escolas e visitantes.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, a assinatura do contrato representa um passo relevante para a salvaguarda de um edifício emblemático e para a concretização de um projeto cultural estruturante para o concelho, ainda que não se trate de uma obra concluída ou inaugurada.

O autarca sublinhou que o objetivo é criar um espaço dedicado à memória, à cultura e às raízes locais, reforçando a ligação da população ao seu património e identidade coletiva.

Com esta formalização, o município considera iniciado o processo que visa afirmar a Casa da Memória como um polo cultural de valorização e divulgação da história e tradições de Vieira do Minho.

Póvoa de Lanhoso dinamiza sessão sobre financiamento à inovação e desenvolvimento empresarial

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

O Município da Póvoa de Lanhoso promoveu uma sessão de esclarecimento sobre oportunidades de financiamento à inovação e ao desenvolvimento empresarial, que decorreu no Hotel Rural Maria da Fonte.

A iniciativa, intitulada “Incentivos à I&D: Financiar o Futuro”, foi organizada em parceria com a TecMinho e a BDO, e contou com a participação de empresários e representantes de empresas do concelho.

A sessão foi conduzida pelo vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gilberto Anjos, que, nas palavras de abertura, destacou o papel do município na criação de condições favoráveis ao investimento, inovação e crescimento do tecido empresarial local.

O vereador sublinhou ainda a importância de aproximar as empresas das oportunidades de financiamento disponíveis, defendendo iniciativas que contribuam para reforçar a competitividade do concelho.

A sessão contou também com a intervenção de Paulo Ramísio, que enquadrou a temática da investigação, desenvolvimento e inovação como fatores essenciais para a sustentabilidade e valorização das empresas.

A componente técnica esteve a cargo da BDO, que apresentou os principais avisos e incentivos disponíveis para projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), bem como os critérios de acesso aos mecanismos de financiamento.

A iniciativa incluiu ainda um momento de interação entre empresas e entidades de apoio ao investimento, permitindo o esclarecimento de dúvidas e a identificação de oportunidades de desenvolvimento de projetos empresariais.

O Município da Póvoa de Lanhoso destacou a colaboração dos parceiros envolvidos e sublinhou que a iniciativa reforça o compromisso com a promoção do desenvolvimento económico, inovação e competitividade empresarial no concelho.