A Câmara Municipal de Braga abriu hoje as portas do Salão Nobre dos Paços do Concelho para homenagear os atletas bracarenses que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 e dignificaram, com as suas prestações, o nome de Portugal e da cidade de Braga.
Foram recebidos os atletas Emanuel Silva, Tamila Holub, José Carlos Macedo, Mário Peixoto e Domingos Vieira (este último não é natural do concelho de Braga mas representa o Sporting Clube de Braga). Jéssica Augusto não compareceu por se encontrar a residir fora do país.
À homenagem juntou-se a atribuição dos apoios Municipais relativos ao pioneiro regulamento de apoio ao desempenho e prestação Olímpica dos atletas bracarenses, destinado a quem vive no concelho há mais de 5 anos e que tem os seguintes valores: 3 mil euros para quem participe nos Jogos Olímpicos, 5 mil euros para quem atingir finais e 10 mil euros para quem conquistar medalhas.
Na ocasião, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que este é um sinal de reconhecimento para quem projeta o nome de Braga e um estímulo para os futuros atletas que devem seguir estes exemplos de persistência e superação. “Estamos a prestar o justo e merecido tributo aos atletas que conseguem atingir um patamar só ao alcance de uma minoria. Chegar aos Jogos Olímpicos é estar na elite mundial da modalidade que praticam”, afirmou, sublinhando que o sucesso desportivo implica enorme capacidade de superação, sacrifício, entrega e esforço que devem servir de inspiração para todos.
Por seu turno, Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, referiu que estes atletas exibiram um desempenho desportivo exemplar que deve ser motivo de orgulho para todos os bracarenses. “Sei o quanto é difícil atingir este patamar e o que os atletas passam – as suas dificuldades e lutas, o tempo que roubam às famílias, etc. – para conseguirem marcar presença nos Jogos Olímpicos. Sei ainda a alegria que é atingir os objetivos que desejamos”, disse.
A décima segunda edição do Festival Para Gente Sentada encheu este fim de semana a cidade de Braga de música. Os concertos deram início na sexta-feira até sábado e decorreram no centro da cidade, no Theatro Circo e no gnration com as atuações de Grandfather’s House e Joana Serrat no centro de Braga, com a jovem cantora paulista, Mallu Magalhães, no Theatro Circo, e com Corrina Repp e Golden Slumbers no gnration.
No sábado, foi a vez de Nega Jaci e Amante Negro atuarem no centro de Braga, José González e Francis Dale no Theatro Circo e Alek Rein e Christopher Paul Stelling encerraram esta décima segunda edição no gnration.
O Festival para Gente Sentada é uma co-produção da Câmara Municipal de Braga, do gnration e da Ritmos.
O Município de Braga promove, entre os dias 21 e 25 de setembro, a terceira edição da Braga Barroca. Com um intenso programa de iniciativas centradas na vivência do período barroco, o evento vai oferecer à cidade mais de 80 horas de programação, que incluem quatro concertos, oficinas didácticas, sessões de história local, exposições, teatro, visitas guiadas e recriações históricas, atividades que visam fomentar o conhecimento e a divulgação da história local.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a Braga Barroca constitui um “momento único para redescobrir uma época de ouro da história da cidade”. “O evento foi uma aposta ganha por parte deste Executivo Municipal, desde logo pelo sucesso das edições anteriores, pelo envolvimento das entidades parceiras, mas sobretudo pela receptividade que os bracarenses tiveram desde a primeira hora por esta iniciativa”, referiu o edil durante a apresentação do evento, que decorreu hoje no Palácio do Raio.
O autarca explicou que o Município tem procurado preencher o calendário de eventos da cidade com iniciativas de diferente cariz no sentido de criar oferta cultural “capaz de combater a sazonalidade turística e de atrair a Braga um número crescente de visitantes ao longo de todo o ano”.
O certame – integrado nas comemorações das Jornadas Europeias do Património e do Dia Mundial do Turismo – pretende fornecer uma experiência abrangente, através de ações de âmbito artístico que procuram recriar hábitos e tipologias de vida, e envolver progressivamente a cidade e os seus agentes.
Para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, a Braga Barroca “não é apenas mais um evento do calendário anual”. “Este é um momento que queremos ver enraizado no quotidiano, reunindo as instituições culturais da cidade e solidificando tendências no público bracarense”, sustentou a vereadora. Este ano obtém particular protagonismo o reabilitado Palácio do Raio que é, segundo a vereadora, “o expoente da incansável tarefa de valorização do património que a Misericórdia de Braga tem levado a efeito”.
Lídia Dias destacou ainda a participação das diversas entidades parceiras do evento, nomeadamente do Museu dos Biscainhos, Conservatório Calouste Gulbenkian, Cabido da Sé, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Conselho Cultural da Universidade do Minho, Seminário de S. Pedro e S. Paulo, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Fundação Bomfim.
Concerto com Orquestra Barroca da Casa da Música
Um dos pontos altos do programa do evento acontecerá no dia 24, pelas 21h30, em frente ao Palácio do Raio, com o concerto ‘Vivaldi e as Quatro Estações’ pela Orquestra Barroca da Casa da Música, do Porto.
A programação arranca no dia 21, sendo que o destaque vai para a sessão de história local, pelas 21h30, na Igreja da Penha, a realizar no âmbito do projecto ‘À Descoberta de Braga’. De salientar ainda o concerto didáctico ‘Música no Barroco’, às 14h30, no Largo do Paço, e para a visita encenada pelos alunos do CLIB ao Museu dos Biscainhos.
No dia 22, às 10h0 e às 15h00, haverá ‘Uma viagem ao Museu dos Biscainhos com o PIF’H e, pelas 21h30, um circuito musical pelo UM Ensemble, em que o público é convidado a explorar os recantos do museu através de sonoridades do barroco.
O concerto ‘Preciosidades do Barroco: da ópera à música experimental’, pelo Com.Cordas Ensemble é o destaque do dia 23. No dia 24 está agendada uma visita guiada pelas ‘7 Maravilhas do Barroco’, uma visita ao Palácio do Raio e a encenação triunfal do Arcebispo D. José de Bragança e cortejo com início às 17h30, no Arco da Porta Nova.
A Braga Barroca 2016 termina no dia 25 com o ‘Viva Vivaldi’, pela Casa da Música, um espectáculo integrado no festival de Teatro Infantil ‘Era uma vez no mês…’ e com o Sarau Barroco pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, a ter lugar no Salão Medieval da Universidade do Minho.
De referir que durante todo o evento, diferentes personagens da época e figuras do imaginário barroco irão percorrer as praças, jardins e ruas da cidade, transformando Braga num palco de estórias ao vivo.
Desde sexta-feira que milhares de pessoas vestiram-se de branco e deslocaram-se às ruas de Braga para mais uma edição da Noite Branca. Esta edição ficou marcada pelos vários concertos, performances artísticas, visitas a museus e atividades para toda a família.
O palco principal, situado na Praça do Município, foi o ponto de maior concentração com as atuações de Carminho e Miguel Araújo, na sexta-feira, e de HMB, Jorge Palma e Sérgio Godinho, e The Gift, no sábado.
A Avenida Central também juntou uma multidão com o palco gnration que recebeu os concertos de Boogarins e Midnight, na sexta-feira, e de Linda Martini, Branko e Matias Aguayo, no sábado.
A Noite Branca de Braga terminou este domingo com um concerto de sinos em várias igrejas da cidade, pelo espanhol Llorenç Barber, e pela largada de balões brancos na Praça da República.
O SC Braga apresentou este domingo à noite, 31 de julho, no palco da Avenida Central, o plantel de 27 jogadores para a época 2016/17, sob o comando de José Peseiro. Na ocasião, foram também apresentados os plantéis da equipa B e da equipa feminina.
Rosic, Sasso, Boly, André Pinto, Wilson Eduardo, Marko Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Rafa, Stojiljkovic, Tiago Gomes, Ricardo Horta, Luís Aguiar, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Pedro Tiba, Marafona, Alan, Vukcevic, Oti, Mauro, Tiago Sá, Chidi, Marcelo Goiano e Matheus foram os jogadores chamados ao palco e apresentados aos milhares de adeptos que assistiram à cerimónia.
António Salvador, presidente do SC Braga, aproveitou a ocasião para admitir que poderá haver saídas no plantel. “Todos os anos temos de conviver com a situação de vendermos os nossos ativos mas, no entanto, temos de estar preparados para que os jogadores que entram possam substituir os que irão sair. Em conjunto com o nosso treinador, iremos construir uma grande equipa para lutar por todos os objetivos”, referiu António Salvador, realçando que gostava de contar com Josué e Rui Fonte no plantel. “São dois excelentes jogadores que fizeram muito pelo clube na época passada mas vamos ter de aguardar para ver o que irá acontecer”, concluiu.
O sonho realizou-se: Portugal venceu o Euro 2016. A equipa portuguesa garantiu a vitória no prolongamento com um golo de Éder aos 108 minutos.
A poucas horas do jogo, a Praça do Pópulo já se encontrava lotada de adeptos bracarenses, que aguardavam ansiosamente a hora da transmissão no ecrã gigante. Apesar do favoritismo internacional pela Seleção Francesa e das duras críticas à Seleção Nacional, os bracarenses e os portugueses acreditavam no triunfo da Equipa das Quinas.
Aos 25 minutos de jogo, Portugal estremeceu com a saída de Cristiano Ronaldo que sofreu uma lesão no joelho esquerdo devido a uma entrada agressiva de Payet. A equipa francesa teve o controlo do jogo, mas a vitória portuguesa começou na baliza com Rui Patrício a defender e a manter vivo o sonho dos portugueses.
Muito sofrimento e sem golos à vista, Portugal levou a esperança para o prolongamento. Eis que surge Éder, antigo jogador do SC Braga, que aproveitou um passe de João Moutinho e marcou o golo que brindou Portugal com o título de Campeão Europeu.
A cidade de Braga não dormiu, foram milhares de bracarenses que festejaram nas ruas pela noite dentro.
A Seleção Nacional venceu, esta quinta-feira nas meias finais, o País de Gales por 2-0 e apurou-se para a final do Euro 2016.
Foram milhares de bracarenses e estrangeiros simpatizantes da Seleção Nacional que se deslocaram à Praça do Pópulo, em Braga, para assistir ao jogo.
Os golos surgiram aos 50 minutos de jogo com um tiro de cabeça de Cristiano Ronaldo e aos 53 minutos com um desvio de Nani a um remate de CR7.
Portugal irá disputar o título de Campeão Europeu no próximo domingo, dia 10 de julho, entre a Alemanha ou a França, que irão disputar esta noite o apuramento para a final.
A Praça do Pópulo esteve lotada esta quinta-feira com o jogo de Portugal frente à Polónia, nos quartos de final do Euro 2016, onde os bracarenses assistiram ao jogo em direto, transmitido por um ecrã gigante.
Em menos de dois minutos de jogo, a Seleção Nacional já perdia por uma bola a zero, mas um grande golo de Renato Sanches aos 33 minutos levou a equipa das quinas a ter esperança de passar às meias finais.
O jogo foi a prolongamento e os adeptos bracarenses acreditaram até ao fim, mantendo-se sempre firmes na Praça do Pópulo onde os penáltis colocaram Portugal nas meias finais.
Portugal irá defrontar, no dia 6 de julho, o vencedor entre País de Gales e a Bélgica, jogo que será disputado esta noite.
Após o jogo, os bracarenses cantaram, gritaram e celebraram a vitória nas ruas da cidade.
O Município de Braga homenageou esta tarde o plantel do SC Braga. Milhares de adeptos vestiram-se de vermelho e branco para aplaudir os jogadores pela conquista da Taça de Portugal.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, congratulou a equipa, deixando a mensagem para que o SC Braga vença o Campeonato na próxima época.
António Salvador, presidente do SC Braga, agradeceu a Ricardo Rio a receção à sua equipa, o apoio dos adeptos e enviou uma mensagem de condolências à família do adepto que faleceu esta madrugada no regresso do Jamor.
No final da receção, o plantel subiu ao palco da Praça do Município onde foi recebido calorosamente pelos adeptos que entoavam cânticos de apoio ao clube.
O SC Braga foi recebido, esta madrugada, por milhares de adeptos que aguardavam os jogadores em euforia na Praça do Município, após a conquista da Taça de Portugal.
A equipa bracarense chegou ao Estádio Municipal de Braga por volta das 2h00, mudando-se para um autocarro panorâmico, que transportou a equipa até ao centro da cidade para festejar junto com os adeptos.
Eram 3:30 quando os jogadores chegaram à Praça do Município, onde foram recebidos por um “mar vermelho” que entoou aplausos e cânticos de apoio à equipa. A festa terminou com fogo de artifício.
O Município de Braga vai homenagear os atletas, equipa técnica e dirigentes do SC Braga, que irão ser recebidos às 17h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho.