Início Site Página 2578

Esposende Ambiente duplamente distinguida pela qualidade exemplar da água

0
© CM Esposende
© CM Esposende

A empresa municipal Esposende Ambiente foi duplamente distinguida na edição 2022 dos “Prémios dos serviços de águas e resíduos”, atribuídos pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Resíduos e Água, em parceira com o Jornal Água&Ambiente.

Na cerimónia de entrega dos Selos de Qualidade e Prémios de Excelência, relativa ao setor da água, que decorreu em Lisboa, no encerramento da 17.ª Expo Conferência da Água, a Esposende Ambiente recebeu o Selo de Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de Água (ao Consumidor) e o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano.

Os Selos de Qualidade e Prémios de Excelência visam destacar desempenhos de referência na prestação de serviços das entidades gestoras, em diferentes categorias na vertente da água. As distinções são atribuídas a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos e que se destacaram pelo seu bom desempenho, no ano de 2022, em diferentes categorias.

Para a atribuição de cada Selo, tal como definido no Regulamento “Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos”, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos vários ciclos de regulação. Seguiu-se uma avaliação qualitativa, tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.

A Administração da Esposende Ambiente refere que “este prémio comprova a excelência do serviço que é prestado pela empresa”, sublinhando que “os excelentes resultados são fruto de um grande trabalho e dedicação de toda a equipa”.

Este galardão irá, certamente, constituir um incentivo para todas as partes interessadas, nomeadamente para os cidadãos, para que continuem a confiar no serviço prestado pela Esposende Ambiente.

Aprovada candidatura da Ponte Aliança em Vizela

0
© CM Vizela
© CM Vizela

A Câmara Municipal de Vizela viu aprovada a candidatura para a construção da Ponte da Aliança, que faz a ligação entre as freguesias de Vizela (Santo Adrião) e a União das Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio).

Desta obra consta também a requalificação das vias de acesso à Ponte da Aliança, quer na parte da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio), nomeadamente a requalificação da Rua da Trancosa, entre o Edifício Porta de Ferro (com execução de rotunda) até à ponte existente (Ponte Nova), quer na parte da freguesia de Vizela (Santo Adrião), nomeadamente a requalificação da Rua de Bouçó em toda a sua extensão até à EN 101-3.

A Câmara Municipal considera a construção desta travessia como “uma obra fundamental para o concelho de Vizela, que vem agora garantir e consolidar a rede viária municipal”.

Orçamento do Estado aprovado no Parlamento

0
© Parlamento
© Parlamento

O Orçamento do Estado para 2023 foi aprovado hoje no Parlamento com os votos favoráveis do PS.

O PAN e o Livre abstiveram-se, enquanto que o PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e Bloco de Esquerda votaram contra.

Braga classifica Traje de Capotilha como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal

0
© CM Braga
© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga vai proceder à classificação do traje de capotilha como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal. Com esta proposta, que estará em análise na próxima Reunião do Executivo Municipal marcada para segunda-feira, a Autarquia pretende “consolidar o lugar de relevo que esta indumentária tem na cidade e nas suas gentes, uma tradição assumida e orgulhosamente vivida”.

O traje de capotilha é uma manifestação viva da etnografia de Braga, sendo “um dos seus elementos mais marcantes”. Considerado como o mais emblemático da cidade, com todas as suas variantes, o traje de capotilha tem vindo a assumir uma importância cada vez maior, como é visível nas manifestações culturais participadas pela comunidade.

Ao longo dos anos, esta indumentária tornou-se “um ícone indissociável das Festas de São João de Braga, onde surge frequentemente como elemento figurativo dos cartazes de promoção das mesas, sobretudo pelo traço do Mestre José Veiga, que revia neste traje um dos símbolos da cidade”, como pode ler-se na proposta de classificação.

A par do São João de Braga, o traje de capotilha é ainda utilizado em todos os grupos folclóricos e em eventos culturais diversos, como em exposições e desfiles, facto que demonstra a sua “apropriação pela comunidade bracarense como traje mais identitário do Território”.

Nos próximos meses, a Câmara Municipal de Braga irá apresentar um pedido de inventariação do traje de capotilha como Património Cultural Imaterial, “continuando o trabalho de salvaguarda e valorização, acompanhados de um levantamento intenso da documentação histórica e dos testemunhos presentes desta manifestação na atualidade”.

Aldi vai abrir supermercado em Famalicão

0
DR
DR

O Aldi vai abrir o primeiro supermercado no concelho de Famalicão, em Joane. A abertura da loja será na quarta-feira.

Localizada na Av. Padre Silva Rego, o Aldi de Joane terá uma área total de vendas de 1.040 m2 e 70 lugares de estacionamento. O espaço fica junto à saída da VIM (via intermunicipal).

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre abate de árvores em Famalicão

0
© Bloco de Esquerda
© Bloco de Esquerda

No monte de Santa Catarina nas freguesias de Vilarinho das Cambas e Outiz, em Vila Nova de Famalicão, estão a ser abatidas centenas de árvores, entre as quais sobreiros e carvalhos alvarinhos, tendo em vista a instalação de uma central fotovoltaica. Esta intervenção ocorre numa área de cerca de 80 hectares. 

O Bloco de Esquerda questionou o Governo, designadamente o Ministério do Ambiente e Ação Climática sobre este assunto.  No documento dirigido ao Governo, o partido refere que “a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a escusar-se a qualquer responsabilidade com o argumento de que se trata de um terreno privado e que quando o projeto deu entrada já estava autorizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.

O partido considera esta intervenção um “atentado ambiental” que irá transformar “um espaço aprazível” onde a população pode usufruir da natureza e fazer caminhas “num território despido de vegetação e sujeito à lixiviação dos solos numa escorrência permanente da água que pode levar a fortes enxurradas nas vertentes expostas à linha de costa”.

O Bloco de Esquerda refere que “não está em questão a central fotovoltaica como meio de produção energética, mas sim o que acarreta de prejuízo ambiental” acrescentando que “qualquer intervenção nesta área tem de ser cuidadosamente gerida, porque estamos perante um terreno de características únicas que funciona como equilíbrio de vários ecossistemas na área envolvente”.

Na pergunta dirigida ao ministro do Ambiente e Ação Climática, o partido pretende saber se foi efetuado um estudo de impacto ambiental, estudo sobre as medidas de compensação ambiental em função dos danos causados pelo projeto, estudo geológico bem como se foram efetuadas consultas públicas sobre este projeto. Pretendem também aferir qual foi o parecer da Agência Portuguesa do Ambiente bem como do Instituto Nacional de Conservação da Natureza.

Combustíveis com nova grande descida na segunda-feira

0
DR
DR

A partir de segunda-feira prepare-se para uma nova grande descida no preço dos combustíveis.

De acordo com a Multinews, o preço do gasóleo deverá baixar 5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina 95 irá descer 4,5 cêntimos.

Braga com sol e subida da temperatura máxima até este sábado

0
DR
DR

O sol regressou esta sexta-feira e vai trazer a subida da temperatura máxima para o distrito de Braga, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Após uma semana de chuva, o sol vai brilhar, embora com alguma nebulosidade, até este sábado com os termómetros a subirem para os 19 graus.

No entanto, a chuva deverá regressar no domingo com as máximas a caírem para os 14 graus.

Ondas arrastam oito pessoas na Póvoa de Varzim. Jovem de 20 anos está desaparecida.

0
DR
DR

Oito jovens foram arrastados na madrugada desta sexta-feira na Praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim. Uma jovem de 20 anos está desaparecida.

De acordo com o Correio da Manhã, o grupo encontrava-se num bar junto à praia e, por volta 04:30, os jovens foram até à linha da água onde foram apanhados pela ondulação. O alerta foi dado às 04:48.

Segundo aquele jornal, duas raparigas terão sido arrastadas pelas ondas e o resto do grupo terá entrado no mar para tentar socorrê-las.

Sete foram resgatados, mas há uma jovem que continua desaparecida.

Estão a ser feitas várias buscas no local, coordenadas pela Polícia Marítima.

Os jovens são militares do exército.

Derrocada obrigada Esposende a evacuar oito casas

0
© SIC
© SIC

A Câmara Municipal de Esposende declarou hoje Situação de Alerta Municipal em virtude da derrocada que vitimou, esta quinta-feira, um jovem casal de 22 anos, na freguesia de Palmeira de Faro.

A medida tem efeitos a partir das 20:00 de hoje, na zona afetada pelo incidente, que corresponde à Rua Artur Barros Lima, entre os lotes 6 e o 14, naquela freguesia.

“Esta situação implica a interdição à zona afetada, e, consequentemente, o realojamento dos moradores da área afetada pela ocorrência, num total de 8 famílias, correspondentes a outras tantas moradias. Neste contexto, o Município diligenciou já o realojamento destas pessoas, sendo que duas famílias, num total de 14 membros (7 adultos e 7 crianças) ficarão instaladas em alojamentos providenciados pelo Município e as restantes seis famílias (10 adultos e 4 crianças), ficarão alojadas em casa de familiares e/ou amigos”, informou a Autarquia de Esposende.

Decorrente da Situação de Alerta Municipal, e no sentido de aferir as condições de segurança e sustentabilidade dos terrenos da área afetada, o Município de Esposende entendeu avançar com a realização de um estudo geotécnico, a desenvolver por técnicos da Universidade do Minho. “Só após esse trabalho, cujo prazo não é ainda possível determinar, será possível definir os eventuais passos que se seguirão, nomeadamente o regresso das pessoas às suas habitações”, sustentou.

O Município reforçou que “tem estado, desde a primeira hora, a acompanhar a situação, garantindo apoio às pessoas afetadas, nomeadamente disponibilizando apoio psicológico aos familiares das vítimas e aos moradores das habitações contíguas e, como referido, assegurando o seu realojamento”, recordando que a casa onde morreu o casal “se encontra licenciada e dispõe de autorização de utilização, sendo que processo de licenciamento, datado de 1994, decorreu com normalidade”.