Domingo, Dezembro 4, 2022
10.1 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeDerrocada obrigada Esposende a evacuar oito casas

Derrocada obrigada Esposende a evacuar oito casas

© SIC

A Câmara Municipal de Esposende declarou hoje Situação de Alerta Municipal em virtude da derrocada que vitimou, esta quinta-feira, um jovem casal de 22 anos, na freguesia de Palmeira de Faro.

A medida tem efeitos a partir das 20:00 de hoje, na zona afetada pelo incidente, que corresponde à Rua Artur Barros Lima, entre os lotes 6 e o 14, naquela freguesia.

“Esta situação implica a interdição à zona afetada, e, consequentemente, o realojamento dos moradores da área afetada pela ocorrência, num total de 8 famílias, correspondentes a outras tantas moradias. Neste contexto, o Município diligenciou já o realojamento destas pessoas, sendo que duas famílias, num total de 14 membros (7 adultos e 7 crianças) ficarão instaladas em alojamentos providenciados pelo Município e as restantes seis famílias (10 adultos e 4 crianças), ficarão alojadas em casa de familiares e/ou amigos”, informou a Autarquia de Esposende.

Decorrente da Situação de Alerta Municipal, e no sentido de aferir as condições de segurança e sustentabilidade dos terrenos da área afetada, o Município de Esposende entendeu avançar com a realização de um estudo geotécnico, a desenvolver por técnicos da Universidade do Minho. “Só após esse trabalho, cujo prazo não é ainda possível determinar, será possível definir os eventuais passos que se seguirão, nomeadamente o regresso das pessoas às suas habitações”, sustentou.

O Município reforçou que “tem estado, desde a primeira hora, a acompanhar a situação, garantindo apoio às pessoas afetadas, nomeadamente disponibilizando apoio psicológico aos familiares das vítimas e aos moradores das habitações contíguas e, como referido, assegurando o seu realojamento”, recordando que a casa onde morreu o casal “se encontra licenciada e dispõe de autorização de utilização, sendo que processo de licenciamento, datado de 1994, decorreu com normalidade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS