A manhã fria e chuvosa não impediu que muitas pessoas estivessem presentes na cerimónia de inauguração do relvado do campo de jogos do Parque de Lazer do Selho, em Guimarães, uma estrutura desportiva, integrada no Parque que deverá servir toda a comunidade desta área geográfica, de Selho São Cristóvão e Selho São Jorge e das freguesias vizinhas.
Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, na sua intervenção, frisou precisamente a partilha da infraestrutura, para uso pleno e inclusivo, essencial para uma vida saudável, de bem-estar, de desporto, e de uma vida social plena em comunidade. “Fico sempre satisfeito quando vejo que o investimento realizado altera substancialmente a qualidade das infraestruturas para a prática desportiva. Este é o resultado de um trabalho de várias instituições e pessoas, pois só em colaboração, e com objetivos comuns, é que é possível atingir bons resultados. Quando estamos convergentes no resultado a atingir, encontramos sempre soluções”, disse o edil.
O autarca lembrou que, apesar da gestão do campo de jogos estar a cargo da Junta de Freguesia e do Grupo Desportivo de Selho São Cristóvão, uma infraestrutura desta dimensão e valor deve ser utilizada na sua máxima capacidade, aludindo ao facto de ser, nos dias de hoje, a partilha de instalações uma das formas de gestão sustentável que permite a otimização dos recursos.
Domingos Bragança lembrou que Guimarães é um concelho que é referência nacional na promoção da prática desportiva, formal e informal, e apresenta-se como um território alinhado com o que de melhor se faz na Europa a esse nível. “O próximo passo a dar-se no concelho é que o desporto seja uma prática inclusiva, que aposte na não discriminação de género, colocando ênfase no desporto feminino. É esse objetivo, que dispõe de apoios europeus e nacionais, que nos propomos alcançar em Guimarães. Não só ao nível do género, mas também das idades. Quero que este Parque possa ser usado, diariamente, para a prática desportiva e para o exercício físico, por todas e todos”, concluiu.
Marta Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu a todos os que tornaram possível “um sonho tornado realidade”, e prometeu continuar a trabalhar para que, no futuro, o campo de jogos possa beneficiar de uma bancada. A autarca lembrou alguns nomes importantes na história do Grupo Desportivo de Selho São Cristóvão e prestou homenagem pública a Alfredo Teixeira, por todo o apoio dado à instituição. O mesmo sentimento de satisfação foi manifestado pelo presidente do Grupo Desportivo de Selho São Cristóvão, Rui Machado, que fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para a realização da obra. Os presidente e vice-presidente de duas instituições centenárias, a Associação de Futebol de Braga e o Vitória Sport Clube, Manuel Machado e Nuno Leite, felicitaram a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o Grupo Desportivo de Selho São Cristóvão pela qualidade da obra realizada, e realçaram a importância do momento para o desporto no concelho de Guimarães.
O novo campo de jogos do Parque de Lazer de Selho São Cristóvão foi benzido pelo Padre Samuel, Arcipreste de Guimarães e Vizela, numa cerimónia abrilhantada pela participação artística de Carlos Guimarães e João Lopes, da Sociedade Musical de Pevidém.
Os combustíveis não vão descer amanhã. O Governo decidiu cortar no desconto do ISP, logo a subida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos irá travar a descida prevista para esta segunda-feira.
Uma vez que o imposto vai ser reduzido em 3,9 cêntimos por litro no gasóleo e 2,4 cêntimos por litro na gasolina, irá anular a descida dos combustíveis para amanhã, podendo a gasolina ficar mais cara 1 cêntimo, enquanto o preço do gasóleo deverá manter-se.
A freguesia de Garfe, na Póvoa de Lanhoso, recebe a 21ª edição “A Aldeia dos Presépios” de 11 de dezembro a 8 de janeiro.
A Aldeia dos Presépios volta a encantar os garfenses e visitantes com manifestações alusivas à história da região e da vida do campo.
A iniciativa conta com 20 presépios espalhados por toda a aldeia e poderá ser também visitada a 18 de dezembro através da iniciativa da Caminhada dos Presépios.
Póvoa de Lanhoso já está iluminada para receber o Natal. O “Natal na Praça” arrancou este sábado e estende-se até 8 de janeiro com um programa pleno de atividades.
A primeira edição do “Natal na Praça” irá decorrer num espaço coberto, em plena Praça Eng. Armando Rodrigues, na vila. O programa engloba música, teatro, animação de rua e animação com o Pai Natal, de entre outras propostas. Dá palco e conta com a colaboração de diferentes instituições e entidades do concelho e apresenta oferta para toda a população, desde os bebés até aos mais velhos, passando pelas famílias e pela juventude. Também o comércio poderá contar com o habitual sorteio.
O Natal na Póvoa de Lanhoso apresenta ainda mais duas propostas: de 11 de dezembro até 8 de janeiro, a 21ª edição de Garfe, Aldeia dos Presépios, contando, pela primeira vez, com 22 presépios; e, de 16 a 18 de dezembro, a 7ª edição da Feira de Natal do Baixo Concelho, que dá palco às tradições, podendo destacar-se a gastronomia, com a “roupa velha”.
A Câmara Municipal de Vizela vai homenagear o treinador Álvaro Pacheco no próximo dia 8 de dezembro, pelas 17:00, no Auditório Municipal Francisco Ferreira.
Esta homenagem tem por objetivo, num momento em que este cessa funções e encerra desta forma um ciclo de ouro do Futebol Clube Vizela, homenagear o treinador Álvaro Pacheco, pelo seu “inestimável contributo para os êxitos desportivos alcançados pelo Futebol Clube Vizela ao longo das últimas épocas, reconhecendo o seu extraordinário esforço, trabalho e dedicação ao clube e pela mais valia que isso representou para o concelho de Vizela”.
A Câmara Municipal de Vizela pretende, assim, reconhecer o “espírito de missão, dedicação e trabalho desenvolvido em prol do Futebol Clube de Vizela, pelas subidas de divisão conquistadas até à primeira Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a elevação do nome e reconhecimento de Vizela”.
A Braga Ciclável – Organização Não-Governamental de Ambiente criou um crowdfunding para angariar apoios para desenvolver um projeto colaborativo de participação cidadã para medir a qualidade do ar na cidade.
Inspirado noutras cidades, como San Sebastián (Donostia) através do projeto da Kalapie Hiriko Txirrindularien Elkartea, a Braga Ciclável pretende adquirir cinco sensores ambientais para que sejam emprestados e utilizados nas deslocações diárias a pé e de bicicletas e/ou fixados num determinado ponto, de forma a conhecer e divulgar dados sobre os principais indicadores da qualidade do ar.
Para a aquisição desses equipamentos, lançou o projeto de crowdfunding onde as pessoas poderão apoiar monetariamente, necessitando atingir o valor de 2.000 euros. Após angariar o montante, a Braga Ciclável irá, através de cinco voluntários, utilizar os equipamentos na cidade ao longo do tempo. Ao fim do primeiro trimestre existirá um website com dados em tempo real dos sensores ambientais, divulgando assim a emissão de poluentes na cidade.
O projeto pode ser apoiado até ao dia 4 de janeiro de 2023.
A GNR vai realizar uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool e substâncias psicotrópicas a partir de amanhã até 11 de dezembro. Esta ação tem como objetivo promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e diminuir a sinistralidade rodoviária grave, em todo o território nacional continental.
Na última operação “RoadPol – Alcohol and Drugs”, realizada entre 4 a 10 de maio, foram fiscalizados 35.249 veículos, tendo sido testados à alcoolémia e a substâncias psicotrópicas 33.310 condutores.
O Coro Académico da Universidade do Minho (UMinho) alia-se à Cáritas Arquidiocesana de Braga para celebrar o Natal, no dia 17 de dezembro. O concerto inicia às 21:30, na Sé Catedral, e tem entrada gratuita.
Nas palavras do presidente do CAUM, Ricardo Remelgado, este é “um concerto muito acarinhado e que nos traz muito gozo em poder organizar”. É uma tradição que já conta com 26 edições. “Todas as pessoas têm pequenas tradições de Natal, que lhes trazem nostalgia e alegria. Para o CAUM, encher a icónica Sé de Braga, não só com as nossas vozes, mas também com as pessoas que nos vêm ver, é uma delas”, acrescenta.
O espetáculo conta com a participação do Coro do 4.° Ano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, dirigido pela professora Isabel Batista. Relativamente à campanha solidária em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Braga, numa época em que “é urgente cantar a paz, o amor e a união”, o coro convida o público a cooperar numa recolha de géneros alimentares.
O evento é organizado anualmente pelo Coro Académico da Universidade do Minho e vai ser complementado por outras atuações na Praça Municipal de Braga. Estes momentos musicais poderão ser assistidos nos dias 9, 14 e 16 de dezembro.