Sábado, Fevereiro 4, 2023
11.8 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães inaugura Campo de Jogos do Parque de Lazer do Selho

Guimarães inaugura Campo de Jogos do Parque de Lazer do Selho

© CM Guimarães

A manhã fria e chuvosa não impediu que muitas pessoas estivessem presentes na cerimónia de inauguração do relvado do campo de jogos do Parque de Lazer do Selho, em Guimarães, uma estrutura desportiva, integrada no Parque que deverá servir toda a comunidade desta área geográfica, de Selho São Cristóvão e Selho São Jorge e das freguesias vizinhas.

Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, na sua intervenção, frisou precisamente a partilha da infraestrutura, para uso pleno e inclusivo, essencial para uma vida saudável, de bem-estar, de desporto, e de uma vida social plena em comunidade. “Fico sempre satisfeito quando vejo que o investimento realizado altera substancialmente a qualidade das infraestruturas para a prática desportiva. Este é o resultado de um trabalho de várias instituições e pessoas, pois só em colaboração, e com objetivos comuns, é que é possível atingir bons resultados. Quando estamos convergentes no resultado a atingir, encontramos sempre soluções”, disse o edil.

O autarca lembrou que, apesar da gestão do campo de jogos estar a cargo da Junta de Freguesia e do Grupo Desportivo de Selho São Cristóvão, uma infraestrutura desta dimensão e valor deve ser utilizada na sua máxima capacidade, aludindo ao facto de ser, nos dias de hoje, a partilha de instalações uma das formas de gestão sustentável que permite a otimização dos recursos. 

Domingos Bragança lembrou que Guimarães é um concelho que é referência nacional na promoção da prática desportiva, formal e informal, e apresenta-se como um território alinhado com o que de melhor se faz na Europa a esse nível. “O próximo passo a dar-se no concelho é que o desporto seja uma prática inclusiva, que aposte na não discriminação de género, colocando ênfase no desporto feminino. É esse objetivo, que dispõe de apoios europeus e nacionais, que nos propomos alcançar em Guimarães. Não só ao nível do género, mas também das idades. Quero que este Parque possa ser usado, diariamente, para a prática desportiva e para o exercício físico, por todas e todos”, concluiu. 

Marta Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu a todos os que tornaram possível “um sonho tornado realidade”, e prometeu continuar a trabalhar para que, no futuro, o campo de jogos possa beneficiar de uma bancada. A autarca lembrou alguns nomes importantes na história do Grupo Desportivo de Selho São Cristóvão e prestou homenagem pública a Alfredo Teixeira, por todo o apoio dado à instituição. O mesmo sentimento de satisfação foi manifestado pelo presidente do Grupo Desportivo de Selho São Cristóvão, Rui Machado, que fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para a realização da obra. Os presidente e vice-presidente de duas instituições centenárias, a Associação de Futebol de Braga e o Vitória Sport Clube, Manuel Machado e Nuno Leite, felicitaram a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o Grupo Desportivo de Selho São Cristóvão pela qualidade da obra realizada, e realçaram a importância do momento para o desporto no concelho de Guimarães.  

O novo campo de jogos do Parque de Lazer de Selho São Cristóvão foi benzido pelo Padre Samuel, Arcipreste de Guimarães e Vizela, numa cerimónia abrilhantada pela participação artística de Carlos Guimarães e João Lopes, da Sociedade Musical de Pevidém. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS