Início Site Página 236

Barcelos capacitou docentes para uma educação mais inclusiva da comunidade cigana

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

O Município de Barcelos promoveu, no dia 2 de abril, a segunda ação de capacitação no âmbito do Projeto ROMED, desta vez dirigida a docentes, numa iniciativa desenvolvida em articulação com o Centro de Formação de Associação de Escolas de Barcelos e Esposende.

Subordinada ao tema “História e Cultura Cigana – Do Conhecer ao Agir”, esta sessão formativa deu continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na promoção da inclusão e valorização da diversidade cultural.

A sessão decorreu na biblioteca da Escola Secundária de Barcelos, reunindo profissionais da área da educação com o objetivo de “aprofundar conhecimentos e práticas pedagógicas mais inclusivas”.

A iniciativa procurou “sensibilizar os docentes para a importância de compreender o contexto histórico, social e cultural das comunidades ciganas, incentivando a adoção de estratégias educativas mais conscientes e ajustadas à realidade dos alunos”.

À semelhança da ação anteriormente promovida para profissionais da Unidade de Saúde Local de Barcelos e Esposende, a sessão foi dinamizada por Bruno Gonçalves, vice-presidente da direção da Associação Letras Nómadas, que destacou “a importância do conhecimento como ferramenta essencial no combate a estereótipos e preconceitos”.

Esta ação insere-se no Plano Local para a Inclusão das Comunidades Ciganas (PLICC), tendo como objetivo “promover o respeito pela diversidade, reforçar a igualdade de oportunidades e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”.

MAI promete medidas “muito em breve” face às mortes nas estradas

0
© GNR
© GNR

A Operação Páscoa 2026, levada a cabo pela GNR e pela PSP, terminou, às 23:59 desta segunda-feira, com 2.602 acidentes, que resultaram em 20 mortos, 53 feridos graves e 845 feridos leves.

O Ministério da Administração Interna, em comunicado, endereçou “sentidas condolências às famílias  enlutadas”. “Encaramos estes dados com profunda preocupação e consternação.  Cada vida perdida nas estradas representa uma tragédia pessoal e uma família destruída. Nenhuma morte na estrada é aceitável. Lembramos também os tantos feridos que ficarão com sequelas para a vida, traumas muito difíceis de recuperar.  É tempo de uma reflexão séria. Mais que isso, é tempo de agir. É o que faremos muito em breve com a apresentação de um pacote de medidas estratégicas, a médio e longo prazo, e outras mais imediatas. A segurança rodoviária não é uma responsabilidade isolada, exige um esforço e um compromisso de todos. Do Estado, das autarquias, das entidades públicas e privadas e de cada cidadão. A resposta a este flagelo tem de ser conjunta”, pode ler-se.

O Governo e demais entidades públicas, nomeadamente as tuteladas pelo Ministério da Administração Interna – ANSR, GNR e PSP – garantem que continuam a “desenvolver, de forma permanente, ações de sensibilização e fiscalização rodoviária”. “Porém, apesar do reforço da fiscalização no terreno e das campanhas de sensibilização promovidas pelas Forças de Segurança, e por outras entidades, apesar de termos hoje. Significa que é preciso ir mais longe noutras matérias, que influenciem diretamente o comportamento do condutor, criando um ambiente rodoviário seguro. É isso que iremos fazer”, acrescenta.

“Cumprir as regras, respeitar os outros utilizadores da via pública e adotar uma condução prudente são comportamentos indispensáveis. Nenhuma viagem vale uma vida”, finalizou.

Braga: Bracara Diamond sagram-se Campeãs da Europa de Dança

0
© Bracara Team
© Bracara Team

As dançarinas da Bracara Team, escola de Braga, venceram quatro medalhas no Campeonato da Europa de Dança, que decorreu em Thessaloniki, na Grécia.

As Bracara Diamond sagraram-se Campeãs da Europa, em Grande Grupo Juventude, tendo arrecadado também a medalha de bronze em Grande Grupo Adulto. As Bracara Dynasty, em Pequeno Grupo Júnior, e as Bracara Glossy, em Grande Grupo Júnior, também venceram a medalha de bronze.

Braga: Procissão em honra de S. Sebastião e Santo André embelezou ruas de Lamaçães

0
© CM Braga
© CM Braga

A freguesia de Lamaçães, em Braga, realizou a festa em honra de S. Sebastião e Santo André, este domingo e Segunda-feira de Páscoa.

© CM Braga

A procissão foi o ponto alto destas festividades e embelezou as ruas da freguesia.

© CM Braga

O cortejo religioso abriu com os habituais cavaleiros e contou com a participação de vários andores e figurados.

© CM Braga

O evento religioso contou também com a presença de Palmira Maciel, presidente da União de Freguesias de Nogueira e Lamaçães e de Catarina Miranda, vereadora da Câmara Municipal de Braga.

© CM Braga

Também conhecida como a Festa do ‘Zirra-Zirra’, esta tradição religiosa remonta ao século XVI como “agradecimento da comunidade por ter sido poupada à peste de 1570”, referiu a Câmara Municipal de Braga.

© CM Braga

Poeiras do Norte de África voltam a Portugal até quinta-feira

0
© CM Braga
© CM Braga

As poeiras do Norte de África estão de volta a Portugal, anunciou a Direção-Geral da Saúde, que alerta para a fraca qualidade do ar até quinta-feira.

A DGS aconselha os idosos e crianças a terem cuidados redobrados, uma vez que se prevê a “ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente”, devido a uma massa de ar proveniente dos desertos do norte de África, que transporta poeiras em suspensão.

Estas partículas inaláveis têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, “cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.

Artista de Amares criou postais da Páscoa para mais de 30 paróquias em Montalegre

0
© Sylvie Castro
© Sylvie Castro

Sylvie Castro, artista de Amares, criou uma imagem Pascal para mais de 30 paróquias em Montalegre.

De acordo com a artista, “as párocos reconheceram” o seu trabalho onde a nova aguarela pascal foi criada “pela intensidade espiritual e simbólica”.

“Surge, assim, este ano como novidade no panorama artístico ao serviço da Igreja, alargando o alcance de um percurso que se tem vindo a afirmar pela sua profundidade e sensibilidade. Pela primeira vez, o desafio foi lançado pelo Senhor Padre Flávio Nunes, uma imagem pascal inspirada na figura de Tomé — o discípulo que, perante a dúvida, procura tocar na chaga de Jesus Cristo para reconhecer n’Ele o Ressuscitado. O texto de inspiração, partilhado pelo pároco, revelou-se central no processo criativo, conduzindo a uma obra profundamente ligada ao tema da fé vivida entre a dúvida e o encontro. A aguarela apresenta um momento de grande intimidade e revelação: o encontro entre Cristo Ressuscitado e Tomé. A composição destaca o gesto, o olhar e a proximidade entre as figuras, envolvidas por uma explosão de cor e luz que sugere a transcendência do momento. Os tons vibrantes, em contraste com áreas mais suaves e etéreas, reforçam a passagem da incerteza à fé, num diálogo visual de forte carga espiritual”, referiu.

Para a artista, esta experiência “representa mais do que uma solicitação: é um verdadeiro serviço à Igreja e à vivência da fé — um chamamento à responsabilidade na transmissão da verdade no tempo de Jesus Cristo. Num tempo em que a imagem continua a desempenhar um papel essencial na comunicação, esta aguarela afirma-se como um testemunho sensível e contemporâneo da centralidade da Páscoa”.

Maestro de Braga vai dirigir orquestra no Brasil pela primeira vez

0
© Filipe Cunha
© Filipe Cunha

Filipe Cunha, maestro e atual diretor artístico da Orquestra Filarmónica de Braga, foi convidado para dirigir a Orquestra Sinfónica do Theatro da Paz, em Belém do Pará, no Brasil.

O concerto, que terá lugar no dia 8 de abril, pelas 20:00 (hora local), no Theatro da Paz, marca a estreia do maestro bracarense no Brasil como diretor.

Conhecido pela sua “enorme expressividade, rigor, musicalidade e emoção que coloca nas suas interpretações das obras”, este convite é mais um reconhecimento do seu trabalho, que chega do outro lado do Atlântico, alargando a sua carreira como maestro internacional e fortalecendo o seu papel como “grande embaixador da música erudita portuguesa no estrangeiro”.

“A vinda de Filipe Cunha reforça o papel do Brasil na rota dos grandes intérpretes mundiais e oferece ao público local a chance de testemunhar a sua regência e o seu talento, num momento alto da nossa agenda cultural, trazendo um dos nomes mais celebrados da cena erudita internacional da atualidade”, adiantou a Orquestra Sinfónica do Theatro da Paz.

O concerto terá Flávio Teixeira (Trompete) como solista convidado, que irá interpretar o Concerto de Arutunian para Trompete e Orquestra. Como é hábito, o maestro leva obras de compositores portugueses, e, por isso, constarão do programa os compositores como Domingos Bomtempo e Marcos Portugal, numa grande celebração cultural.

“É uma honra imensa dirigir no Brasil pela primeira vez. Sempre admirei a vitalidade da música feita naquele país e estou ansioso para colaborar com os talentosos músicos da Orquestra Sinfónica do Theatro da Paz. Vai ser um momento muito especial na minha carreira e sinto-me muito motivado e honrado por este convite. O programa do concerto é espetacular e o local do concerto é lindíssimo, e cheio de história. Será sem dúvida um momento de muita emoção e glamour”, finalizou Filipe Cunha.

Braga: Rancho Folclórico de Ferreiros convida população a degustar frango de churrasco e pica no chão

0
DR
DR

O Rancho Folclórico de Santa Maria de Ferreiros de Braga convida a população a degustar frango de churrasco ou pica no chão no dia 18 de abril.

A iniciativa tem como objetivo promover o convívio e a cultura local, assim como angariar fundos.

O churrasco será servido na Junta de Ferreiros em serviço de take-away, a partir das 19:00, com opções de barriguinhas e fêveras. Já o pica no chão será servido num jantar de grupo também na Junta de Ferreiros, num menu composto com bebidas, sobremesa e café.

As marcações e encomendas decorrem até ao dia 15 de abril, sendo possível reservar através das redes sociais ou pelo contacto telefónico: 937 429 096.

Para mais informações, consulte a página do Rancho Folclórico de Ferreiros aqui.

Estudo da UMinho mostra que a ciência é “um motor da produtividade europeia”

0
Natália Barbosa e Ana Paula Faria © foto Hugo Antunes
Natália Barbosa e Ana Paula Faria © foto Hugo Antunes

As empresas europeias com ligação à ciência foram as que mais aumentaram a produtividade, conclui um estudo da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho (UMinho). O trabalho de Natália Barbosa e Ana Paula Faria avaliou 150.712 empresas de 161 regiões europeias entre 2012 e 2017, tendo os resultados sido publicados na revista científica “European Planning Studies”.

“Há diferenças persistentes na produtividade entre empresas e regiões dentro da UE, mas percebemos agora que o conhecimento científico tem sido um fator de convergência em particular nas regiões periféricas do Sul da Europa, incluindo Portugal”, nota Natália Barbosa. Em geral, as empresas que mais produzem e crescem são as que mais beneficiam de conhecimento e inovação externos, frisa Ana Paula Faria.

A pesquisa identificou igualmente que empresas com menos capacidades científicas têm aumentado a sua produtividade seguindo estratégias de inovação imitativa, isto é, as empresas adaptam-se e melhoram tecnologias já existentes. “É uma estratégia viável, porém menos dinâmica”, dizem as autoras, também ligadas ao Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) da UMinho.

O estudo reforça a importância de haver políticas públicas adaptadas a modelos regionais de inovação que aproximem ciência e empresas como eixo central da competitividade europeia. Em concreto, defende que se combine o investimento em I&D com o fortalecimento de competências das empresas e a promoção de ecossistemas locais de cooperação e aprendizagem, tornando a inovação mais eficaz para afirmar a economia na Europa e no mundo.

Vila Verde: Morreu Francisco Guerreiro Marques, ex-presidente da Junta de Freguesia de Gême

0
DR
DR

Morreu Francisco Guerreiro Marques, antigo presidente da Junta de Freguesia de Gême, em Vila Verde. Tinha 86 anos.

O ex-autarca exerceu funções entre 1974 e 2009. “Francisco Guerreiro Marques deixou uma marca indelével no desenvolvimento e na afirmação da nossa freguesia. Ao longo de mais de três décadas de serviço público, destacou-se pelo seu compromisso, sentido de responsabilidade e permanente disponibilidade para trabalhar em prol da comunidade. Francisco Guerreiro Marques será recordado pelo seu empenho na melhoria das condições de vida da população, pelo seu espírito de proximidade e pela forma genuína como sempre colocou os interesses da Freguesia de Gême acima de tudo”, pode ler-se numa nota publicada por Celestino Calais, atual presidente da Junta de Freguesia de Gême.

À família enlutada, a Braga TV endereça as mais sinceras condolências.