O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, vem na próxima sexta-feira, 10 de abril, a Braga para as Jornadas Distritais da AD – Coligação do PSD/CDS.
O evento sob o tema “A Trabalhar pelo teu Futuro” irá decorrer no Hotel Meliã, às 21:00.
Devido às obras de requalificação da Rua do Ferraz, em Braga, foram implementadas alterações temporárias à circulação rodoviária, com início esta terça-feira e com uma duração previsível de 10 dias.
Durante este período, será interdito o trânsito automóvel no cruzamento da Rua do Ferraz com a Praça do Comércio e a Rua Alferes Alfredo Ferreira.
Em simultâneo, a Rua Alferes Alfredo Ferreira funciona em sentido inverso ao habitual, exclusivamente para acesso a moradores e a operações de cargas e descargas; é permitido o acesso condicionado a moradores e a veículos de cargas e descargas nos arruamentos norte, poente e sul da Praça do Comércio; o arruamento nascente da Praça do Comércio funciona em duplo sentido, sendo a via habitualmente dedicada a transportes públicos afeta ao sentido norte-sul.
“O período indicado poderá ser ajustado em função do desenvolvimento dos trabalhos, das condições climatéricas ou de eventuais necessidades operacionais, podendo verificar-se prolongamentos adicionais de uma semana”, refere a Câmara de Braga.
A Iniciativa Liberal afirmou que a Carta Municipal de Habitação de Braga “continua por ser disponibilizado, sem qualquer esclarecimento público quanto ao atraso”.
Em comunicado, o partido refere que em dezembro de 2025, o presidente da Câmara Municipal de Braga anunciou que o documento estaria concluído.
“Este silêncio é particularmente preocupante num momento em que a habitação constitui um dos problemas mais prementes do concelho de Braga, afectando famílias, jovens e trabalhadores que enfrentam crescentes dificuldades no acesso a uma habitação condigna.Importa, por isso, esclarecer o que está em causa. A Carta Municipal de Habitação é um instrumento de planeamento estratégico previsto na Lei de Bases da Habitação, que define a política municipal de habitação. Trata-se de um documento estruturante, essencial para conhecer a realidade habitacional do concelho e orientar a actuação pública. Sem este instrumento aprovado e publicamente discutido, o Município de Braga vê limitada a sua capacidade de resposta a um dos maiores desafios sociais da atualidade. A ausência da Carta Municipal de Habitação levanta, assim, sérias dúvidas quanto ao planeamento estratégico do Município neste domínio e compromete a transparência e a participação democrática numa matéria de evidente interesse público”, lamenta o partido.
A Iniciativa Liberal pretende que o Executivo Municipal esclareça “qual o ponto de situação da elaboração da Carta Municipal de Habitação; quais as razões do atraso na sua apresentação e quando será finalmente disponibilizada para discussão pública”. “A habitação não pode continuar à espera”, finalizou.
O SC Braga recebe, esta quarta-feira, às 17:45, o Real Betis Balompie, em jogo a contar para os quartos de final da Liga Europa.
Ricardo Horta, capitão dos Gverreiros do Minho, afirmou que “estamos preparados e bastante motivados para jogar”. “Não é todos os anos que o SC Braga está nesta fase e defronta o Real Betis nos quartos de final, por isso estamos muito motivados para o jogo de amanhã. Sabemos que o Real Betis é uma equipa muito competitiva, está em quinto lugar na Liga Espanhola, uma das ligas mais competitivas do mundo. Por isso, estão os ingredientes todos postos para um grande jogo amanhã em que queremos mostrar a equipa que somos e a qualidade que temos”, disse o jogador.
A GNR deteve três homens, com idades entre os 42 e 53 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Guimarães.
No âmbito da investigação criminal pelo crime de tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda deram cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e uma em viatura, resultando na detenção em flagrante delito de dois homens. No decorrer da operação policial, foi ainda detido, fora de flagrante delito, um homem, com mandado de detenção pendente.
A GNR apreendeu 100 doses de heroína, 96 doses de cocaína, 65 euros em numerário e dois telemóveis.
Os detidos serão presentes amanhã ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
O Município de Fafe vai celebrar o 25 de Abril com um conjunto de iniciativas que celebram os valores da liberdade, da democracia e da cidadania, envolvendo toda a comunidade.
O programa das comemorações às 09:30, com o Hastear da Bandeira Nacional, seguido do desfile da Fanfarra do Agrupamento 287 – Escuteiros de Antime, realizando-se, de seguida, a Homenagem aos Ex-Combatentes, com deposição de coroa de flores no monumento, num momento de reconhecimento e memória, pelas 10:00.
Às 10:30, no Teatro Cinema de Fafe, tem a Sessão Solene Comemorativa do 52.º Aniversário do 25 de Abril, que inclui um momento musical de abertura, intervenções institucionais, entrega de medalhas aos trabalhadores municipais (15, 25 e 35 anos de serviço), assim como a atribuição de Medalhas de Mérito Concelhio. A sessão contará com a intervenção da oradora convidada, Dra. Andreia Sofia Pinto Oliveira, terminando a Sessão Solene com a interpretação do Hino Nacional “A Portuguesa”.
Também durante a manhã do dia 25 de Abril, irá realizar-se a XXIII Marcha da Liberdade, com início às 10:00, após concentração às 09:00 na sede da União de Freguesias de Cepães e Fareja. O percurso será circular, com cerca de 8 quilómetros, com um grau de dificuldade baixo.
O programa prossegue às 18:00, no centro da cidade, com o espetáculo “A Mulher é uma Arma”, e encerra às 21:30, no Teatro-Cinema de Fafe, com o espetáculo “Casa d’Amália”, classificado para maiores de 6 anos. Os bilhetes encontram-se disponíveis aqui.
Paralelamente, ao longo do mês, será dinamizado o programa “Abril é Nosso!”, dirigido à comunidade escolar, com atividades intergeracionais dedicadas à educação, cidadania e democracia.
A Universidade do Minho (UMinho) inicia amanhã as celebrações dos 50 anos do ensino regular de Informática, pioneiro no país e uma referência na área. A sessão de abertura decorre às 14:30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, com as intervenções do reitor da UMinho, Pedro Arezes, do presidente da Escola de Engenharia, António Vicente, e do diretor do Departamento de Informática (DI), Luís Soares Barbosa.
De seguida, realiza-se uma mesa-redonda evocativa com os professores Alberto Proença, António Porto, Carlos Couto, José Esgalhado Valença, Pedro Guerreiro, Raúl Vidal, Senhorinha Fortunas e João Álvaro Carvalho (moderador). No final, vai ser inaugurada uma exposição comemorativa, no edifício do DI, que fica patente até abril de 2027.
O programa geral prossegue a 11 de abril, às 18:00, com o seminário “Os próximos 50 anos no ensino da Informática”, no Forum Braga. A sessão faz parte do Encontro Nacional de Estudantes de Informática, que espera esta semana 500 participantes. Já a 27 de maio, às 14h30, é a vez de representantes do tecido empresarial se juntarem para a mesa-redonda “Informática, inovação e o futuro”, no auditório B1. Este local acolhe depois a 2 e 3 de junho o “Workshop em engenharia de software apoiada por assistentes artificiais”, que envolve estudantes e vários peritos. Para setembro prevê-se uma festa com momentos de convívio entre academia, estudantes, alumni e empresas, enquanto no início de 2027 acontece um seminário sobre o futuro da investigação em Computação.
As atividades são abertas ao público e têm o apoio dos núcleos de estudantes de Informática (CeSIUM) e de Ciências da Computação (NECC) da UMinho, dos centros de investigação Algoritmi e INESC TEC, do Arquivo Distrital de Braga e de diversas empresas.
Marca gerações
A UMinho lançou em 1976-77 o curso de Engenharia de Produção – Ramo Sistemas, inédito no país, que incluía disciplinas como Linguagens de Programação, Sistemas de Computação ou Processamento de Dados, sendo o último semestre para um estágio na indústria, facilitando assim a integração dos alunos no mercado de trabalho. Este foi o embrião, quatro anos depois, da licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática (LESI) e, pouco mais tarde, da licenciatura em Matemática e Ciências da Computação, tendo ambas marcado sucessivas gerações de estudantes e gerado um vibrante ecossistema de inovação, que se tornaram uma imagem da UMinho, da região e de Portugal.
Esta oferta formativa cresceu e diversificou-se com sucesso. Ramos como os Sistemas de Informação consolidaram-se em novos departamentos, outros autonomizaram-se em novos projetos, como as Comunicações e, mais recentemente, as Ciências de Dados, a Informática Médica, a Inteligência Artificial, a Segurança da Informação ou a Computação de Alto Desempenho. Surgiram ainda cursos de fronteira com outros saberes, como a Bioinformática e a Engenharia Física, igualmente pioneira no ensino da computação quântica.
Este percurso foi escudado pela investigação e pela inovação produzidas de forma intensa e internacionalizada. Por exemplo, o DI organizou a primeira conferência nacional em WWW, alojou a primeira página institucional de Portugal e enviou a primeira mensagem de e-mail do país. Em simultâneo, procurou-se levar à indústria “não tanto o que ela quer, mas o que de facto precisa” e em conjunto, desde a criação da Datamatic nos anos 1970 até à criação de empresas-chave nos setores de segurança, sustentação da vida, processamento de documentos, bases de dados distribuídas, agentes inteligentes e engenharia de dados.
A Câmara de Guimarães vai avançar com a implementação da nova Linha 005 – Circular S. Gonçalo – Creixomil, via Multiusos. A nova ligação, que entra em funcionamento já no próximo dia 9 de abril, foi desenhada para “responder de forma direta aos constrangimentos de circulação e estacionamento na zona do Hospital de Guimarães”, situação “intensificada pelo início das obras no recinto da Feira Semanal para instalação de painéis fotovoltaicos”.
No âmbito das negociações em curso para o alargamento da oferta de transporte público, a Câmara Municipal, em articulação com a GUIMABUS, promoveu a implementação desta nova linha, que permitirá aos cidadãos dispor de uma alternativa prática ao uso do automóvel, incentivando também a utilização do parque de estacionamento do Multiusos como ponto de apoio à mobilidade urbana.
A Linha 005 assegurará, assim, uma ligação regular entre o Multiusos e vários pontos estratégicos da cidade, incluindo o Hospital, o Mercado/Feira, o Guimarães Shopping, a Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques, a Capela de Nossa Senhora da Luz e o centro urbano.
A operação funcionará em dias úteis, entre as 07:00 e as 19:30, com frequência de 30 em 30 minutos, garantindo uma resposta contínua ao longo do período diurno.
A Linha 005 estabelece um percurso circular com passagem por S. Gonçalo, Estádio, Avenida de Londres, Hospital, Rotunda dos Cuteleiros, EB 2,3 D. Afonso Henriques, Alto da Bandeira, Casa do Povo de Creixomil, Capela de Nossa Senhora da Luz, Paço, S. Miguel, Alameda do Multiusos, Alminhas do Salgueiral, Cruz de Pedra, Fornos da Cruz de Pedra, Mercado Municipal, Feira de Guimarães, Guimarães Shopping, Avenida Conde Margaride e S. Gonçalo.