António José Seguro, presidente da República, inaugurou, em Braga, o Muzeu – Pensamento e Arte Contemporânea dst.
Na ocasião, o chefe de Estado destacou a importância da responsabilidade social da riqueza e de como “uma vida sem arte não pode ser celebrada em pleno”.
Recebido pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, pelo presidente do dstgroup, José Teixeira, pelo secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, o presidente da República fez uma visita guiada, pela diretora-geral e curadora do Muzeu, Helena Mendes Pereira, aos quatro pisos de exposição com o primeiro ciclo de programação denominado “Abrir Abril”.
Durante a visita, o Cardeal Tolentino de Mendonça procedeu à bênção do novo espaço cultural, que visa a promoção do pensamento crítico e o ativismo social através da arte contemporânea, da filosofia e do debate.
O Bloco de Esquerda organiza, hoje e amanhã, celebrações relacionadas com o 25 deAbril, em Braga.
As iniciativas arrancam, hoje, dia 24 de abril, às 19:00, com um jantar com animação, à porta da sede do Bloco de Esquerda, na Avenida Central. Às 23:30, a Festa da Liberdade continua no Sé Lá Vie.
No dia 25 de abril, as celebrações prosseguem com um piquenique partilhado e oficina de cartazes, na Avenida Central, junto ao Coreto, às 12:00. Às 15:00 será a Marcha da Liberdade, na Avenida Central.
“São dois dias pensados para celebrar Abril, a democracia e os valores de liberdade que continuam a unir-nos. Estas iniciativas pretendem envolver a comunidade local na celebração de uma data histórica fundamental, promovendo a participação ativa e o espírito coletivo que estiveram na base da conquista da liberdade. Convida-se toda a população a participar nas atividades programadas, reforçando o compromisso com os valores de Abril”, refere o Bloco de Esquerda.
A GNR, de 1 de janeiro a 22 de abril, fiscalizou 751.066 condutores, tendo resultado na deteção de 165.251 contraordenações rodoviárias.
A Guarda Nacional Republicana registou 30.336 infrações por excesso de velocidade, 23.484 infrações por falta de inspeção periódica obrigatória, 6.810 infrações por falta de seguro obrigatório, 5.190 infrações por utilização indevida de telemóvel durante a condução, 4.535 infrações por não utilização do cinto de segurança ou sistema de retenção e 1.927 infrações relacionadas com excesso de peso em veículos.
No mesmo período, a GNR registou ainda 8.064 crimes rodoviários, destacando 4.752 crimes de condução de veículo com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e 2.373 crimes de condução sem habilitação legal.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, houve 30.026 acidentes, dos quais 5.975 envolveram vítimas, resultando em 127 vítimas mortais, 492 feridos graves e 7.067 feridos leves.
“Estes dados evidenciam comportamentos de risco persistentes, com especial incidência no excesso de velocidade, na condução sob o efeito do álcool e na utilização de dispositivos móveis durante a condução, fatores amplamente reconhecidos como potenciadores de acidentes rodoviários e do agravamento das suas consequências. A segurança rodoviária é uma responsabilidade partilhada, pelo que a Guarda apela à adoção de comportamentos prudentes e conscientes por parte de todos os utentes da via, recomendando, em particular respeitar os limites de velocidade, ajustando-a às condições da via e meteorológicas; evitar o uso de telemóvel durante a condução, salvo através de sistemas de mãos-livres; não conduzir sob o efeito do álcool; utilizar sempre o cinto de segurança e sistemas de retenção adequados; garantir que o veículo se encontra em conformidade legal, nomeadamente com inspeção e seguro válidos; e adotar uma condução defensiva, antecipando comportamentos de risco de outros utilizadores”, salienta a GNR.
“Face a este flagelo nacional, que não pode continuar, a Guarda Nacional Republicana continuará a desenvolver a sua ação firme e consistente, visando a proteção da vida humana e a promoção de uma cultura de segurança rodoviária, procurando reorganizar-se para que o seu contributo no combate à sinistralidade seja cada vez mais efetivo. Porque, em cada deslocação, mais do que chegar ao destino, importa garantir que todos chegam em segurança”, finalizou.
No âmbito da empreitada de requalificação da Rua do Ferraz, em Braga, e para a execução de trabalhos de pavimentação em betuminoso, serão implementadas medidas em matéria de trânsito e estacionamento entre os dias 28 e 30 de abril, período que poderá ser ajustado em função do decorrer dos trabalhos, das condições climatéricas ou de eventuais necessidades que venham a ser identificadas, informou a Autarquia.
Assim, será proibido o trânsito e o estacionamento automóvel em toda a extensão da Rua do Ferraz.
O acesso a moradores será condicionado, sendo “garantido sempre que os trabalhos o permitam”.
O Executivo Municipal de Esposende votou favoravelmente a proposta de adenda ao Protocolo de Cooperação, que prevê o reforço do apoio financeiro municipal às respostas sociais desenvolvidas no território.
“A proposta contempla uma majoração-base de 20% no apoio financeiro a aplicar já em 2026, elevando o investimento municipal de cerca de 180 mil euros para aproximadamente 220 mil euros. A partir de 2027, e mediante o cumprimento de critérios definidos, este apoio poderá atingir o dobro do valor das transferências atuais, representando um reforço significativo no financiamento ao setor social. Estão envolvidas neste protocolo 18 Instituições Particulares de Solidariedade Social que, caso reúnam as condições para o efeito, beneficiarão do regime de apoio a implementar, vocacionado para fazer face ao aumento dos custos de funcionamento das IPSS, ao nível dos recursos humanos, equipamentos e materiais, garantindo maior sustentabilidade e qualidade das respostas sociais”, refere a Autarquia.
Esta decisão do Executivo Municipal decorre de uma reunião em que participaram representantes das IPSS que participaram ativamente na discussão de um instrumento considerado estruturante para o desenvolvimento social do concelho.
“Esta alteração reflete a preocupação do executivo em responder às necessidades transmitidas pelos representantes das IPSS. Procuramos adotar políticas ajustadas às necessidades emergentes da população, adaptando o investimento à realidade e melhorando, assim, a qualidade da intervenção social”, sustentou a vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social, Fátima Escrivães.
Com a aprovação da adenda ao Protocolo de Cooperação, o Município assume também o compromisso de reforçar o apoio técnico às IPSS, ajudando-as na preparação de candidaturas a financiamentos, no desenvolvimento e acompanhamento de projetos e na partilha de conhecimento especializado, promovendo assim a sua qualificação e capacidade de inovação.
Além da atualização dos apoios financeiros, a proposta prevê ainda um sistema de reforço variável desses apoios, definido com base em critérios objetivos, como a formação e certificação dos profissionais, a qualidade da gestão e transparência, a inovação nas respostas sociais e o trabalho colaborativo em rede.
A Câmara Municipal de Terras de Bouro avançou com um conjunto de intervenções de limpeza e remarcação de trilhos pedestres, incluindo o traçado histórico da Geira, Via Romana, no território concelhio.
Os trabalhos têm como objetivo assegurar melhores condições de circulação e segurança para os praticantes de caminhada, em particular com a chegada da época de verão, período em que a procura por este tipo de percursos regista um aumento significativo.
O Município reconhece “o papel central que o turismo de natureza desempenha na identidade e na economia local” e reafirma “o compromisso de manter estes caminhos atrativos, valorizando o vasto património natural e cultural que atravessam. A iniciativa visa, assim, proporcionar uma experiência de qualidade a visitantes e residentes que escolhem Terras de Bouro para explorar a natureza a pé”.
A autarquia deixou o apelo à utilização destes percursos, lembrando que “as intervenções realizadas contribuem não só para a preservação do património, mas também para a segurança e o bem-estar de todos os utilizadores”.
O SC Braga venceu, esta quinta-feira, o Casa Pia por 0-1, em jogo de atraso da 26.ª jornada da I Liga. O jogo tinha sido adiado por causa da participação dos Gverreiro do Minho na Europa League.
Pau Víctor, aos 37 minutos, fez o único golo da partida, que permite o regresso às vitórias do SC Braga, após o empate contra o Famalicão na última jornada.
O SC Braga consolida o quarto lugar da tabela classificativa com 56 pontos, enquanto o Casa Pia está em 16.º com 26 pontos.
Está a decorrer em Braga o maior festival de hambúrgueres da Europa. O The Champions Burger estreou-se na cidade com dezenas de propostas para provar no parque exterior do Forum Braga. O evento realiza-se até domingo com entrada livre.
Teresa Garcia, da organização do The Champions Burger em Portugal, explicou que este evento é o maior festival de hambúrgueres da Europa e que os visitantes podem experimentar diversos sabores únicos.
“É a primeira vez que estamos em Braga. Estivemos inicialmente no Portoe viemos agora para esta cidade, que está a ser um sucesso.Estamos cá desde o dia 16 de abril e vamos estar até dia 26, no próximo domingo. O evento tem tido uma boa recetividade, as pessoas estão realmente entusiasmadasporque estes hambúrgueres são realmente diferentes e têm uma espetacularidade. Visualmente são bastante atrativos, o pão azul, as purpurinas, o ouro comestível,o queijo a derreter, tudo no próprio hambúrguer, quetem atraído as pessoas.Depois quando cá chegam e provam ficam deliciadas porque é uma carne premium selecionada. Os ingredientes são todos de altíssima qualidadee realmente as pessoas ficam surpreendidas porque não é um hambúrguer comum”, disse Teresa Garcia.
Teresa Garcia acrescentou que os visitantes podem votar para eleger o melhor hambúrger. “O público tem aqui um papel primordial pois ao comprar o seu hambúrguer recebe um QR Code,onde depois vai poder votar em vários parâmetros: na originalidade, na criatividade,na qualidade dos produtos. Depois, o mais votado será eleito o grande vencedor.No próximo sábado, temos a entrega de prémios e temos o primeiro, o segundo e o terceiro classificadoe esse, que será eleito o melhor hambúrguer de Braga,vai depois participar no concurso europeu de melhor hambúrguer da Europa”, sublinhou.
No evento encontra-se a hamburgueria “Mimos Small House”, inspirado no Texas. “É um restaurante de carnes esfumadas, estilo Texas.É tudo inspirado no barbecue do Texas.Temos este conceito também de hambúrgueres esfumadas. Temos o nosso hambúrguer que se chama-se ‘The Red Cowboy’, que é um hambúrguer de pão brioche vermelho,que vem com um hambúrguer fumadona hora. Vem também com uma camada de queijo, fumado, cebola crocante,molho e com um bocadinho de queijo por cima do pão”, disse a responsável da hamburgueria.
No The Champions Burger encontra-se ainda a hambugueria “Nolitos” que foi campeã da Europa. “Este ano, estamos a acompanhar a rota e fomos vencedores no ano passado no Porto e fomos também campeões na Espanha e na Europa. O prémio de campeões da Europa foi entregue em Barcelonae de Espanha foi entregue em Madrid. Convido todas as pessoas de Braga, arredores e de outras regiões a fazerem uma visita ao nosso restaurante”, convidou o encarregado do Nolitos.
O espaço conta ainda com animação e zona de lazer, tornando-se um ponto de encontro para todas as idades. Faça uma visita e prove os melhores hambúrgueres até domingo.