Início Site Página 199

Celorico de Basto aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

0
© CM Celorico de Basto
© CM Celorico de Basto

A Câmara Municipal aprovou hoje, em Reunião do Executivo, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas relativo ao exercício de 2025. O documento segue agora para apreciação pela Assembleia Municipal.

José Peixoto Lima sublinha que “os resultados alcançados decorrem de uma gestão rigorosa e transparente, assente no equilíbrio orçamental e na capacidade do Executivo para captar novas fontes de financiamento, designadamente através da Administração Central e de fundos comunitários, sem agravamento dos custos para os munícipes, nomeadamente ao nível de impostos, taxas e serviços”.

Segundo o autarca, “esta política de contas certas assenta numa gestão eficiente e na capacidade de mobilização de receitas sem sobrecarregar os cidadãos. Temos atuado com rigor, assegurando a concretização dos projetos e objetivos definidos, garantindo simultaneamente a estabilidade financeira do Município e a construção de um futuro mais sustentável, com respostas adequadas às necessidades da população e do desenvolvimento integrado do território”.

No plano do investimento, o edil destaca “a aposta em áreas prioritárias como a saúde, a habitação, a educação e a reabilitação da rede viária”.

“O exercício de 2025 apresenta um resultado líquido positivo de 920.384 euros e uma taxa de execução da receita de 90%, refletindo a capacidade do Município para transformar compromissos em realizações concretas”, acrescenta.

José Peixoto Lima reforça que “a melhoria contínua dos indicadores de desempenho financeiro tem sido um objetivo central da ação municipal, com resultados evidentes no presente relatório, designadamente na redução do prazo médio de pagamento a fornecedores, de 18 para 14 dias, e no saldo transitado para a gerência seguinte, no montante de 7.717.451 euros, o qual reforça a solidez da gestão municipal e constitui uma base consistente para o planeamento estratégico do próximo exercício”.

António Costa vai estar em Braga

0
DR
DR

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai proferir na próxima terça-feira, 28 de abril, a conferência de abertura dos XLVII Colóquios de Relações Internacionais da Universidade do Minho. O evento começa pelas 11:00, no salão medieval do edifício da Reitoria, no centro de Braga, e insere-se nos 50 anos da licenciatura em Relações Internacionais da UMinho, pioneira em Portugal. O momento conta com o reitor da UMinho, Pedro Arezes, e a estudante e presidente do Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI), Renata Costa Silva. António Costa vai também assinar o livro de honra e visitar a exposição do cinquentenário daquela licenciatura.

Os Colóquios têm o tema “50 Anos de Dinâmicas Globais: onde as potências colidem, as sombras se prolongam e a Europa estremece”, reunindo até quarta-feira académicos, diplomatas e peritos de vários países, como Vera Ageeva (Instituto de Estudos Políticos de Paris), Alexander Betts (Universidade de Oxford), Farai Chipato (Universidade de Glasgow), Hugo Sobral (diretor-geral adjunto de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia), João Vale de Almeida (ex-embaixador da UE junto dos EUA, ONU e Reino Unido), Susana Réfega (diretora executiva do Movimento Laudato Si) e Daniel Cardoso (Universidade Autónoma). O programa do segundo dia tem lugar no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga.

Curso marcou a abertura do país

As aulas na UMinho começaram em dezembro de 1975, incluindo então o curso inovador de Línguas Vivas e Relações Internacionais, que contribuiu para a abertura de Portugal no pós-25 de Abril. A formação surgiu por influência de Lúcio Craveiro da Silva, cofundador desta academia e depois reitor. As aulas foram em edifícios no centro da cidade e, desde 1989, no campus de Gualtar. De bacharelato evoluiu-se para licenciatura, depois para cinco anos, com dois ramos (Ciência Política; Económicas e Políticas) e, após a Declaração de Bolonha, par​a três anos, estando afeto à atual Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG). Embaixadores como Albano Nogueira, Luiz Gaspar da Silva e José Manuel Villas-Boas estiveram entre os docentes convidados.

Já os Colóquios de Relações Internacionais da UMinho iniciaram em 1980, sendo uma referência anual no debate público, ao trazer figuras como Ramalho Eanes, Mário Soares, Ramos-Horta, Agostinho da Silva… São promovidos pelo CECRI, criado oficialmente em 1983 e o núcleo estudantil mais antigo da UMinho. Esta academia lançou também o primeiro mestrado do país em Estudos Europeus (1986, quando Portugal aderiu à CEE), além de mestrados e do doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais. Os seus diplomados ocupam cargos na ONU, Banco Mundial, NATO, OCDE, instituições da UE e embaixadas, entre tantas entidades. A UMinho teve ainda ao longo dos anos o seu centro de investigação neste âmbito (NICPRI, hoje CICP) reconhecido como Excelente pela tutela, com publicações, estudos, eventos, projetos e parcerias em variadas geografias.

Amares aprova Plano Operacional Municipal e Plano de Fogo Controlado

0
© CM Amares
© CM Amares

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Amares, presidida pelo Presidente da Autarquia, Emanuel Magalhães, aprovou o Plano Operacional Municipal.

O documento define a estratégia de prevenção e combate aos incêndios rurais, assumindo-se como “um importante instrumento de planeamento das ações no concelho, com vista à proteção de pessoas, bens e da floresta”.

Na mesma reunião, foi ainda aprovado o Plano de Fogo Controlado, com validade entre 2026 e 2030. Este documento visa estruturar a programação das ações de fogo controlado numa determinada área, contribuindo para a redução do risco de incêndio.

Biblioteca Municipal de Barcelos lança Clube de Leitura

0
DR
DR

A Biblioteca Municipal de Barcelos lançou este mês o CluB – Clube de Leitura, uma iniciativa cultural que convida a comunidade a explorar a leitura de forma partilhada. A programação prossegue nos próximos meses, promovendo o diálogo, a reflexão e a troca de perspetivas em torno das obras literárias.

Após uma sessão inaugural participada, o CluB afirma-se como um espaço de encontro para leitores que procuram ir além da experiência individual, proporcionando momentos de conversa descontraída, descoberta e criação de ligações entre participantes.

As sessões decorrem no primeiro sábado de cada mês, entre as 15h00 e as 17h00, e incluem, ao longo do programa, encontros especiais com escritores convidados, oferecendo a oportunidade de diálogo direto com os autores sobre as suas obras e processos criativos.

A coordenação está a cargo de Jorge Silva, reconhecido pela sua experiência na dinamização de clubes de leitura, assegurando um ambiente acolhedor, participativo e enriquecedor para todos os envolvidos.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail [email protected].

Sérgio Godinho vai animar “Há Festa na Praça” em Celorico de Basto

0
© Sérgio Godinho
© Sérgio Godinho

Neste fim de semana de 24 a 26 de abril, o Há Festa na Praça, iniciativa que inclui as comemorações do 25 de Abril e a inauguração dos Arranjos Urbanísticos do Campo da Feira, promete reforçar o acesso à cultura de forma viva e inclusiva e garantir momentos de convívio e fortalecimento comunitário em Celorico de Basto.

A iniciativa arranca esta sexta com um mercado de produtos locais animado pelo reconhecido interprete Sérgio Godinho que se associa a este Há Festa na Praça e às comemorações do 25 de Abril que o Município celebra pela primeira vez em Gandarela de Basto. “Estamos plenamente comprometidos em levar a cultura a todo o concelho, aproximando a programação cultural das populações. Trabalhamos para garantir que todos — sem exceção — tenham acesso às diversas manifestações culturais, promovendo a sua fruição em liberdade, com respeito pelos valores da democracia e pelo sentido cívico” garante o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.  Continua assegurando quer “promover a atividade cultural é enriquecer as nossas comunidades e garantir o acesso equitativo à cultura, enquanto direito fundamental. É também fortalecer a identidade coletiva, estimular a participação cívica e contribuir para o desenvolvimento social, educativo e económico do concelho”. 

O concerto de Sérgio Godinho marcado para o dia 24 de abril, às 21:30, assume especial relevância no contexto das celebrações, evocando a memória histórica e o papel da música na construção da liberdade em Portugal.

A noite continua com a  Gandarela’s Fest. No dia 25 de abril,  às 19:00, o Município inaugura os arranjos urbanística do Campo da Feira de Gandarela,  seguindo-se as o espetáculo “Músicas da Revolução”, em contínua celebração de uma data histórica do nosso país, às 21:30, culminando novamente com momentos de animação noturna.

No dia 26 de abril, a programação mantém o seu caráter cultural e tradicional, com a atuação do Rancho do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto, às 15:30, valorizando as raízes e tradições locais. Pelas 17:00, terá lugar o momento “Cantares ao Desafio”, com Carlos Ribeiro e Maria Celeste, com o improviso popular.

Daniel Vilaça vai competir na Rampa da Penha este fim de semana

0
© Boom Vzuals
© Boom Vzuals

Daniel Vilaça, empresário e presidente da Associação Empresarial de Braga, vai estar na grelha de partida da Rampa da Penha, em Guimarães, a disputar nos próximos dias 25 e 26 de abril, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha, num fim de semana que se antevê determinante para a afirmação do piloto bracarense na competitiva Categoria GT.

A rampa vimaranense, disputada na encosta da Penha, é reconhecida como um dos traçados mais técnicos, seletivos e exigentes do campeonato. O seu desenho, marcado por um encadeado constante de curvas e por uma elevada exigência técnica, não permite erros e obriga os pilotos a uma condução precisa, agressiva e extremamente concentrada ao longo de todo o percurso.

Ao volante do Porsche 997.2 GT3 Cup, Daniel Vilaça chega a esta segunda prova da época motivado por um arranque de campeonato claramente positivo. A prova inaugural, disputada na Rampa de Murça, terminou com um 4.º lugar na Categoria GT, resultado que ganha especial relevância ao traduzir-se numa melhoria de cerca de quatro segundos face à época passada, evidenciando a evolução do conjunto piloto-carro.

“A prova de Murça foi muito importante porque conseguimos evoluir bastante em relação ao ano passado. O resultado foi positivo, mas acima de tudo saímos com a sensação clara de que estamos no caminho certo”, refere Daniel Vilaça.

A temporada de 2026 assume particular importância no percurso do piloto, que cumpre a sua nona época consecutiva no Campeonato de Portugal de Montanha e o terceiro ano seguido aos comandos do Porsche 997.2 GT3 Cup, um modelo que conhece cada vez melhor e que lhe permite encarar esta época com expectativas reforçadas.

Fora das pistas, Daniel Vilaça é empresário e presidente da AEB, assumindo um perfil multifacetado que cruza o rigor e a disciplina do mundo empresarial com uma abordagem determinada e ambiciosa no desporto automóvel, refletida na forma metódica como prepara e enfrenta cada desafio em competição.

Outro fator decisivo para 2026 passa pelo reforço da estrutura técnica. Esta época marca a estreia do piloto com a assistência profissional da Monteiros Competições, uma parceria que tem permitido elevar significativamente o nível de acompanhamento e desenvolvimento em cada fim de semana de prova.

“Este ano estou com a assistência de uma equipa profissional, a Monteiros Competições, e isso vai permitir uma evolução muito grande. Trabalhamos de forma aprofundada as afinações do carro e, após cada subida, analisamos curva a curva para identificar erros ou pontos a melhorar. Esse acompanhamento técnico faz uma enorme diferença”, explica o piloto bracarense.

Este trabalho próximo e sistemático traduz-se numa progressão contínua, refletida na confiança ao volante, na consistência dos tempos e na capacidade de atacar o limite de forma mais consciente. Uma abordagem que sustenta o grande objetivo traçado para esta temporada: lutar regularmente pelos três primeiros lugares da Categoria GT.

Para a Rampa da Penha, apesar da reconhecida dificuldade do traçado e da forte concorrência esperada, o foco passa por consolidar o bom início de época e voltar a estar na discussão pelos lugares da frente.

“A Penha é um traçado muito exigente e sem margem para erros. A concorrência está forte, mas estou confiante para fazer um bom resultado. Vamos desfrutar de mais um fim de semana de competição e lutar pelos lugares cimeiros da categoria e, se possível, também da classificação geral”, sublinha Daniel Vilaça.

A 47.ª edição da Rampa da Penha, organizada pelo Demoporto, corresponde à segunda prova da temporada e reúne um pelotão competitivo em várias categorias, num fim de semana que volta a colocar Guimarães no centro das atenções do desporto automóvel nacional.

O programa arranca no sábado, a partir das 10:00, com as duas primeiras subidas de treinos, seguindo-se a primeira subida oficial às 13:00. No domingo, os pilotos regressam à estrada para a derradeira subida de treinos, antes das duas subidas oficiais decisivas, agendadas para as 11:30 e 13:00, que irão definir a classificação final.

Daniel Vilaça parte para Guimarães determinado em continuar a sua evolução e afirmar-se como um dos principais protagonistas da Categoria GT no Campeonato de Portugal de Montanha.

Esposende recolheu 2,7 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas

0
© CM Esposende
© CM Esposende

Cerca de 2,7 toneladas de resíduos foram recolhidas, nas praias e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende, no âmbito de ações de limpeza promovidas pelo Município e pela empresa municipal Esposende Ambiente, nos dias 17 e 18 de abril, envolvendo aproximadamente 650 voluntários.

A iniciativa abrangeu cerca de 13,5 quilómetros de praias, dunas e margens fluviais — o equivalente a 67% do litoral concelhio —, desde a foz do rio Neiva, a norte, até à Praia da Ramalha, em Apúlia, junto ao limite com a Póvoa de Varzim.

As ações decorreram em dois momentos distintos: no dia 17, dirigidas à comunidade educativa, com a participação de alunos e professores de escolas do concelho e de fora dele; e no dia 18, abertas à comunidade em geral, mobilizando particulares e grupos organizados que se associaram voluntariamente à limpeza ambiental.

Entre os locais intervencionados destacam-se diversas praias e zonas costeiras e ribeirinhas, incluindo Apúlia, Fão, Gandra, Esposende, Marinhas, Belinho e Antas, numa operação de grande escala que visou não só a remoção de resíduos, mas também a sensibilização para os impactos da poluição, em particular dos plásticos descartáveis, nos ecossistemas marinhos e fluviais.

A iniciativa, que já vai na sua 9.ª edição e que faz parte do programa da Bandeira Azul para 2026, resulta de uma parceria alargada que envolve diversas entidades, nomeadamente as Juntas de Freguesia de Antas, de Belinho, de Mar, de Marinhas, de Gemeses, de Gandra, de Fão e de Apúlia, o Parque Natural do Litoral Norte, a Associação Rio Neiva, a Associação Assobio, as escolas de surf Onda Magna, Salt Flow e Apúlia Surf School, a escola de kitesurf GoKiteSchool, a Proriver, a 1ª Companhia de Guias de Apúlia, os Escuteiros das Marinhas, os Grupos de Catequese de Mar e de Belinho, o Futebol Clube de Gandra, o Banco Local de Voluntariado, a Associação de Funcionários do Município de Esposende e voluntários das empresas Zouri Shoes e Impetus, sem esquecer os estabelecimentos de ensino e dezenas de particulares inscritos.

Os locais intervencionados abrangeram as Praias da Ramalha, da Colónia de Férias, da Couve, dos Moinhos, de Pedrinhas, em Apúlia, a Praia de Ofir, a restinga e o estuário do Cávado, em Fão, a margem do rio entre o Caldeirão, em Fão, e a Proriver, em Fonte Boa, a margem direita do rio Cávado, em Gandra, a área envolvente dos Estaleiros, em Esposende, nas Praias de Suave Mar, Cepães e Rio de Moinhos, em Marinhas, a Praia de S. Bartolomeu do Mar, a Praia de Belinho, a foz e as margens esquerda e direita do rio Neiva junto à ecovia e a Praia de Guilheta, em Antas.

Para o Município de Esposende, “estas ações assumem um papel fundamental na promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis e no reforço da cidadania ativa, contribuindo para a preservação dos ecossistemas e para a valorização do território”.

Braga investe na modernização da Proteção Civil

0
© CM Braga
© CM Braga

O Município de Braga está a concretizar um investimento de 481.120 euros no âmbito da operação “Reforço da capacidade de intervenção do sistema de proteção civil e socorro do Município de Braga”, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional NORTE 2030, representando um investimento global de 573.983 euros.

Uma das principais intervenções corresponde à reestruturação do Centro de Comando e Controlo, no quartel do Batalhão Sapadores Bombeiros de Braga, num investimento de 80.462,54 euros, com apoio financeiro de 61.628,00 euros. Esta modernização reforça a coordenação em situações de emergência, através de sistemas de comunicação mais avançados e soluções tecnológicas de apoio à decisão.

A intervenção incluiu a melhoria das condições ergonómicas e a atualização tecnológica do espaço, com destaque para a instalação de um videowall e integração de múltiplos sistemas de informação, permitindo uma atuação mais célere, articulada e baseada em dados em tempo real.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, sublinha que esta intervenção “representa uma aposta estruturante na capacidade de resposta do concelho”, destacando o impacto na redução dos tempos de resposta e no reforço da segurança da população.

ASAE apreende mais de 18 mil litros de vinho irregular

0
© ASAE
© ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Regional do Centro e com o empenhamento da Brigada Especializada dos Vinhos e Produtos Vitivinícolas, realizou, na última semana, uma operação de fiscalização dirigida a operadores económicos com atividade de engarrafamento e comercialização de vinhos, nos concelhos da Figueira da Foz, de Vila Nova de Poiares, Cantanhede e Miranda do Corvo.

“Como balanço da operação, foram apreendidos 18.305 litros de vinho tinto, branco e frisante em vários engarrafadores, e 800 rótulos, devido a irregularidades na rotulagem pela omissão de menções obrigatórias e a falta de comunicação ao Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., e num estabelecimento de restauração e bebidas foram apreendidas vinte e seis garrafas de vinho com a indicação “Vinho Douro”, sem que a rotulagem tivesse sido previamente aprovada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. Em consequência foram instaurados os respetivos processos de contraordenação e processo-crime por usurpação da denominação de origem ‘Douro’. O incumprimento destes requisitos legais compromete a integridade do circuito comercial, gera desequilíbrios concorrenciais, limita a capacidade de controlo das autoridades oficiais e representa um risco para a salvaguarda e segurança do consumidor”, refere a ASAE.

O setor vitivinícola é um dos setores de maior relevância na economia nacional, pelo que a ASAE afirma que continuará “a acompanhar e a reforçar ações de inspeção neste setor, de modo a salvaguardar os géneros alimentícios de eventuais práticas enganosas, em todo o território nacional e em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos”.

Braga: Paróquia de São José de São Lázaro promove Semana Bíblica

0
DR

DR

A Paróquia de São José de São Lázaro promove, entre os dias 28 e 30 de abril de 2026, a Semana Bíblica de Braga, subordinada ao tema “Sofrimento e Sacrifício”.

A iniciativa terá lugar na Igreja de São José de São Lázaro, sempre às 21:00, e pretende “proporcionar um espaço de reflexão e aprofundamento sobre uma das dimensões centrais da experiência cristã, à luz da espiritualidade, da Sagrada Escritura e da liturgia”.

O programa inicia-se no dia 28 de abril com uma sessão dedicada à espiritualidade, orientada pelo Professor Alexandre Freire, sob o tema “O Sofrimento e o Sacrifício Numa Lógica de Amor: Perspetivas Espirituais Sobre Dois Equívocos Generalizados”. A moderação estará a cargo do pároco local, Padre Rúben Cruz. No dia 29 de abril, a abordagem centra-se na Sagrada Escritura, com a intervenção de Frei Fernando Ventura, que refletirá sobre “O Deus que Caminha na Dor: Raízes Bíblicas do Sofrimento e do Sacrifício”, sendo moderador o Padre João Torres, Arcipreste de Braga. A iniciativa encerra no dia 30 de abril com uma sessão sobre liturgia, orientada pelo Cónego João da Silva Peixoto, subordinada ao tema “O Sentido do Sacrifício na Liturgia: Da Palavra Proclamada ao Mistério Pascal”, com moderação de D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga.

A Semana Bíblica de Braga é organizada pela Paróquia de São José de São Lázaro, contando com o apoio da Arquidiocese de Braga e do Arciprestado de Braga. A participação é livre e aberta a toda a comunidade.