O Santuário do Sameiro, em Braga, celebra o Dia da Mãe, a 5 de maio, com várias atuações do Rancho Folclórico de São João Batista de Nogueira. O espetáculo irá começar às 17:30, dentro da Basílica, e no final da habitual Eucaristia da tarde, irá em direção ao Posto de Turismo.
“Serão interpretadas, ao longo do caminho, por um grupo de duas dezenas de cantadeiras, um conjunto de músicas em louvor de Nossa Senhora. A iniciativa pretende sublinhar três acontecimentos em simultâneo: o Dia da Mãe; os cinco anos de existência do Posto de Turismo do Sameiro e os 30 anos de existência do Rancho Folclórico de São João Batista de Nogueira”, informou a Confraria de Nossa Senhora do Sameiro.
Será ainda inaugurada uma exposição alusiva aos 30 anos do grupo com peças tradicionais de finais do séc. XIX e inícios do séc. XX.A entrada na exposição é livre e funcionará nos horários habituais do Posto de Turismo, todos os dias das 09:00, às 13:00 e das 14:00 às 17:00, entre os dias 5 de maio e 15 de setembro.
O Executivo Municipal de Vieira do Minho aprovou a atribuição de um apoio financeiro no montante de cinquenta mil euros ao Centro Social da Paróquia de São Tiago de Guilhofrei para a construção do novo edifício da instituição.
“O projeto, que foi elaborado pelos técnicos da Câmara Municipal, já foi aprovado pelas entidades competentes e irá responder às necessidades da população cada vez mais necessitada deste tipo de apoios, e colmatar uma lacuna sentida há muitos anos pelos utentes e pela própria instituição”, refere a Autarquia.
“A atribuição de apoio técnico na execução dos projetos e disponibilização de uma verba no montante de cinquenta mil euros ao Centro Social da Paróquia de São Tiago de Guilhofrei reflete o trabalho de proximidade do Executivo Municipal com as instituições locais. Em breve, a freguesia de Guilhofrei irá dispor de um equipamento social com todas as condições e comodidades necessárias para a comunidade local”, finalizou.
A freguesia de Fradelos, em Famalicão, vai receber as festas em honra do Divino Espírito Santo, de 12 a 20 de maio. O cantor Zé Amaro é o cabeça de cartaz destas festividades que contarão também com celebrações religiosas.
Programa
12 a 16 de maio
20:00 – Eucaristia, mês de Maria e novena ao Espírito Santo
17 de maio (sexta-feira)
20:00 – Eucaristia na Igreja Paroquial
22:00 – Grupo de Cavaquinhos de Guilhabreu
23:00 – DJ Jonny Deep
18 de maio (sábado)
09:00 – Grupo de Bombos de Santa Comba Tolões que irão percorrer as ruas
15:30 – Rancho Regional de Fradelos, Rancho Etnográfico de Ribeirão, Grupo Folclórico de Santa Leocádia de Fradelos
19:00 – Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial
21:30 – Atuação AMEF
22:30 – Atuação de Zé Amaro
00:00 – Sessão de fogo de artifício
19 de maio (domingo)
08:30 – Entrada das Bandas de Música da Banda de Famalicão e Banda Marcial de Fermentelos
11:00 – Eucaristia dominical, na Capela do Divino Espírito Santo
14:00 – Atuação das Bandas de Música
15:00 – Celebrações religiosas
17:30 – Continuação das Bandas de Música
20 de maio (segunda-feira)
20:00 – Eucaristia na capela do Espírito Santo, procissão para a Igreja Paroquial, mês de Maria e novena ao Espírito Santo
É de Braga a empresa escolhida para a produção de passadiços corta-fogo na Notre-Dame. A Beetsteel foi a responsável pelo fabrico desta estrutura de segurança em aço para a catedral gótica de Paris, fundamental para a intervenção do corpo de bombeiros, em caso de incêndio.
O monumento, que foi consumido pelas chamas em abril de 2019, tem sido alvo de profundas obras de recuperação, cujo término deverá acontecer em breve, possibilitando a reabertura, previsivelmente, em dezembro de 2024.
Para Patrícia Vieira, diretora da Beetsteel, “esta intervenção vem consolidar a internacionalização da empresa, que nos últimos meses tem vindo a somar várias empreitadas em França, como o Viaduc des Rochers Noirs, em Soursac, os projetos La Rose de Cherbourg e Gare de L’Est, em Paris, e o Projet Mareterra, no Mónaco”.
“É, para nós, motivo de orgulho participar num projeto como a obra de recuperação da Catedral Notre-Dame e contribuir, ainda que indiretamente, para a melhoria da segurança do monumento. Por outro lado, é bom perceber que a produção portuguesa e, neste caso, o produto da Beetsteel, está a ver a sua elevada qualidade reconhecida além-fronteiras”, declara.
A construção da Catedral de Notre-Dame de Paris terá iniciado em 1163, fazendo desta uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Localizada no coração da capital francesa, é um símbolo incontornável da história da França e da cultura do país.
Inserida no Grupo Arliz, a Beetsteel é uma empresa especializada na indústria metalomecânica e na serralharia de produtos em inox com projeção no setor da construção civil. Marca, também, presença, no mercado do mobiliário urbano, com a marca Leets Urban Design.
A Comissão de Festas de São Pedro, em Merelim São Pedro, Braga, está a organizar um almoço no feriado do 25 de Abril no Parque de Gerizes para apoiar as festividades.
Será servido pataniscas e fêveras com arroz no Bar da Comissão pelo preço de 5 euros. Para reservas, contacte para os números 914 621 620, 918 764 800, 926 139 537.
A autarquia local preparou um conjunto de atividades que irá decorrer, a partir das 17:00, no Parque de Gerizes com insufláveis.
Às 17:30 está agendada a Caminhada dos Cravos. Cada participante da caminhada será presenteado com um cravo. A tarde segue animada com a CCR Escola da Pateira – Super Avós e a atuação do grupo musical, os Sétima Vaga.
“Vamos comemorar esta data importante com atividade física e muita animação. A Junta da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, no âmbito das várias atividades que organiza ao longo do ano, pretende sublinhar a importância deste dia para a população. O Parque de Gerizes será o palco ideal para celebrarmos a liberdade”, disse Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos.
O Município de Esposende levou, de novo, a emoção do BTT para a rua, no passado fim de semana, 20 e 21 de abril, com a realização do Encontro Luso-galaico de BTT.
Esta edição reuniu várias gerações de atletas, desde os mais experientes aos mais novos, num total de cerca de 1200 participantes.
A par das provas competitivas, a Meia Maratona e Maratona, o Encontro Luso-galaico de BTT, incluiu, também, o Passeio Traquina e Júnior, que decorreu no sábado com aproximadamente 200 participantes.
Noutro contexto, realizaram-se a Meia Maratona, com uma distância de 43 quilómetros, e a Maratona, de 67 quilómetros, com a participação de aproximadamente 1000 atletas.
Catorze anos depois, o Encontro Luso-galaico voltou a contar com a ponte sobre o rio Cávado, para gáudio dos participantes. Unindo Fonte Boa a Gemeses, a travessia amovível voltou a atrair a curiosidade e a presença de um mar de gente, que não quis perder a oportunidade de fazer parte da história desta vigésima edição.
Em termos classificativos, a Meia Maratona foi ganha, no escalão masculino, por Tiago Boucinha (01:32:20), em segundo lugar posicionou-se Sérgio Morais (01:32:55) e, em terceiro lugar, Filipe Carias (01:32:56). No escalão feminino, Marlene Seara conquistou o primeiro lugar (01:50:29), tendo sido acompanhada no pódio por Beatriz Faria (01:51:59) e Carla Vieira (01:59:34).
Quanto à Maratona, Filipe Ramos sagrou-se vencedor (02:49:03), em segundo lugar ficou Carlos Paredes (02:58:18) e, em terceiro, Carlos Rocha (02:59:39). No setor feminino, a prova foi ganha por Fátima Cardoso (03:51:37), em segundo lugar classificou-se Joana Barros (04:08:05) e, em terceiro, Carla Dias (04:28:32).
Na categoria de E-BIKE, a Meia Maratona foi ganha por Ricardo Dias (01:22:13), seguido de Manuel Dantas (01:24:24) e de Jorge Pereira (01:51:50). No setor feminino, a primeira a cortar a meta foi Rosa Laranjeira (01:59:35), em segundo lugar ficou Judite Torres (02:17:03) e, em terceiro, Isabel Cerqueira (02:32:50).
Ainda na categoria E-BIKE, mas na Maratona, o vencedor foi Tiago Castro (03:07:23), que foi acompanhado no pódio por Manuel Campos (03:08:45) e António Carvalho (03:13:28).
A entrega dos prémios decorreu na zona ribeirinha de Esposende, ponto de partida e de chegada do passeio e das provas, e esteve a cargo do vereador do Desporto da Câmara Municipal, Rui Losa, e do presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Esposende 2000.
No próximo fim de semana, o centro de Vila Nova de Famalicão vai acolher o Mercado “Linhas e Trapos”, dedicado à arte da costura e em “linha” com a sustentabilidade. O certame terá como palco a Praça D. Maria II e contará com a presença de perto de duas dezenas de especialistas na arte de manejar a agulha.
O mercado vai funcionar no sábado, das 10:00 às 23:00, e no domingo, das 10:00 às 18:00, com entrada livre.
Haverá programação cultural no domingo, que inclui coreografias protagonizadas pela ARTIS – Academia de Bailado, às 14:00, e o concerto de Ângela Silva, sob o mote “Cantar Abril”, com início pelas 16:00.
O quintal da Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, ganhou um capoeiro para um casal de garnisés e os seus garnizinhos.
De acordo com o Executivo, o casal foi adotado e tiveram que construir um pequeno capoeiro, uma vez que foram “controntados com o aumento da família garnisés”.
“Na nossa senda de respeitar a vida animal, e após termos adoptado um casal de garnisés, tivemos uma surpresa. O casal de garnisés apareceu no quintal da Junta e nunca mais daqui saiu, tendo tido pintaínhos. Confrontados com o aumento da família de garnisés, decidimos construir um pequeno “capoeiro” para albergar esta família ampliada. Desde ontem, os garnisés têm uma nova habitação, com conforto e protegidos das ameaças alheias. Esperamos que estes pequenos amigos se sintam bem acolhidos e continuem a fazer crescer a sua família (sendo felizes)!”, disse o Executivo da Junta de São Victor.
Recorde-se também que no jardim da Junta de Freguesia de São Victor foi instalada a primeira casa para gatos de rua da cidade de Braga
Estão abertas as inscrições para a Corrida de São João de Braga, que se realiza no dia 30 de junho, às 09:30.
O evento, que promete encher as ruas de alegria e diversão, conta com, para além da corrida de 12 quilómetros, uma caminhada com a distância de 5 quilómetros, sem fins competitivos.
Ambos os percursos têm partida e chegada na Avenida João Paulo II.
Organizado pela associação Gerês Viver Turismo e com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, vai realizar-se, nos dias 18 e 19 de maio, a 11.ª edição do Festival de Caminhadas no Gerês.
Os participantes terão a oportunidade de percorrer trilhos na envolvente da aldeia de Campo do Gerês.
Em cada um dos dias, vão realizar-se três caminhadas guiadas, percorrendo outros tantos trilhos, todos eles circulares mas com extensões e graus de dificuldade diferentes, possibilitando a participação de todos, independentemente da experiência que possam ter em caminhar na montanha.
No final das caminhadas, em ambos os dias, será promovido um convívio entre todos os participantes com a oferta do típico Caldo no Pote e de malga alusiva ao evento.