Início Site Página 1632

Braga: União de Merelim São Pedro e Frossos celebrou o 25 de Abril no Parque de Gerizes

0
© Braga News
© Braga News

A União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, em Braga, comemorou os 50 anos do 25 de Abril com uma tarde de atividades e convívio, no Parque de Gerizes.

A iniciativa “Brinde à Liberdade”, que teve início às 17:00, contou com muita animação, música e comida. A tarde foi marcada pela atuação da CCR Escola da Pateira – Super Avós, e do grupo musical os Sétima Vaga. Os mais pequenos divertiram-se nos insufláveis disponibilizados pela autarquia local.

© Braga News

“Foi uma tarde memorável e de muito convívio onde a comunidade se uniu para celebrar a liberdade e os valores democráticos que tanto prezamos. O Parque de Gerizes foi o palco ideal para acolher esta iniciativa que promovemos a pensar no convívio e proximidade com a população”, afirmou Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos.

© Braga News

No final do evento, cada participante foi presenteado com um cravo, símbolo da Revolução de 1974. Celebraram-se os valores de Abril, “reforçando-se a amizade entre a população de Merelim São Pedro e Frossos”.

Comunidade Shalom realiza Cerco de Jericó no centro de Braga

0
© Comunidade Católica Shalom
© Comunidade Católica Shalom

A partir desta sexta-feira, a Comunidade Católica Shalom realiza o Cerco de Jericó, na Igreja de São Tiago da Cividade, no centro de Braga. O evento oferece sete dias de adoração eucarística ininterrupta aos fiéis.

O início está previsto para acontecer logo após a celebração da missa desta sexta-feira, na Igreja de São Tiago da Cividade. O Cerco de Jericó estende-se até 3 de maio.

“Levanta-se Deus, eis que se dispersam seus inimigos e fogem diante dele os que o odeiam” (Salmo 67, 2) foi o trecho bíblico escolhido para tema do Cerco de Jericó deste ano. Segundo Andréia Assis, missionária da Comunidade Shalom que faz parte da organização, “o evento é marcado por um tempo de intensa intercessão por diversas realidades pessoais e comunitárias. Além disso, neste ano, o Cerco de Jericó será também uma oportunidade concreta de interceder pelo V Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em Braga no mês de maio”.

Andreia Assis recorda que “a experiência da Comunidade Shalom com o Congresso Eucarístico é muito importante, pois foi a partir de um evento como esse, realizado no Brasil, que o fundador Moysés Azevedo sentiu um ardente desejo no coração de evangelização, dando início depois um tempo à Comunidade Shalom, na cidade de Fortaleza, Ceará. Atualmente, a Comunidade está presente em mais de 30 países, levando sempre como uma de suas marcas um grande amor pela Eucaristia. Por isso, para nós, promover momento de adoração como o Cerco de Jericó é tão importante”.

Família de lontras filmada a passear à noite no rio Este em Braga

0
© João Ferreira
© João Ferreira

Uma família de lontras foi filmada a passear pela noite dentro no rio Este, em Braga. O momento foi registado pelo fotógrafo bracarense João Ferreira, que partilhou também imagens de um vison nas redes sociais.

© João Ferreira

“A coberto da escuridão percorrem o seu território rio acima, a mãe preocupada em encontrar alimento e proteger as crias, estas vão em busca de aventuras. Ficam também imagens de vison americano, espécie com que as lontras partilham território. Dá para perceber bem as diferenças entre os dois animais, as crias de lontra já são bem maiores que o vison adulto e a cauda é também distinta entre espécies”, disse João Ferreira.

Braga: Fradelos celebrou 25 de Abril com 5.ª Caminhada da Liberdade

0
© Associação de Pais de Fradelos
© Associação de Pais de Fradelos

A freguesia de Fradelos, em Braga, recebeu a 5.ª Caminhada da Liberdade para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

Organizada pela Associação de Pais de Fradelos, a iniciativa juntou várias famílias com o objetivo de caminhar pela liberdade e em comunidade.

“Com a participação de cerca de 170 pessoas de diferentes idades, durante o percurso de 8 quilómetros foi possível contemplar a natureza, o convívio e a partilha entre diferentes gerações. A Associação de Pais agradece a todos os participantes, neste evento que foi um sucesso, pois contribuíram para um 25 de Abril em liberdade e união”, referiu Angélica Noversa, membro da Associação de Pais de Fradelos.

Refeições vegetarianas vão chegar a todas as escolas de Guimarães

0
DR
DR

A Câmara de Guimarães implementou no ano letivo 2022/2023 a oferta de uma refeição vegetariana mensal nos refeitórios dos estabelecimentos de educação e ensino do 1.º ciclo de nove Agrupamentos de Escolas. Esta medida teve “excelente aceitação” por parte das crianças e alunos e agora vai alargar a oferta de refeição vegetariana mensal a todos os ciclos de ensino e secundário.

Esta refeição vegetariana irá substituir a de carne, peixe ou ovo e irá ser implementada já no próximo mês maio.

“Os desafios enfrentados coletivamente, quer ao nível do combate às alterações climáticas, quer ao nível da preservação dos ecossistemas naturais e do ambiente, obrigam a repensar a forma como nos alimentamos. Várias organizações, como é o caso do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, reconhecem que uma das formas mais sustentáveis de o fazer é através do reforço do consumo de proteína de origem vegetal e da redução do consumo de proteína animal”, refere a Câmara de Guimarães.

“Para além disso, as refeições de base vegetal ampliam a diversidade alimentar e podem acarretar benefícios para a saúde como a diminuição do risco de desenvolvimento de obesidade, de diabetes e de doenças cardiovasculares em idade adulta”, acrescenta.

Aviso. Vai faltar água no centro de Braga

0
DR
DR

Vai faltar água no centro de Braga na próxima terça-feira, dia 30 de abril, informou a Câmara Municipal.

Este corte deve-se a uma intervenção na conduta de abastecimento da Avenida da Liberdade, podendo faltar água entre as 09:00 e as 13:00.

A intervenção poderá afetar o abastecimento de água na zona envolvente da Avenida da Liberdade com a Rua 25 de Abril e com a Rua do Raio.

É em Braga que se faz a melhor báscula de pesar camiões do mundo

0
© Balanças Marques
© Balanças Marques

A báscula de pesar camiões PCM M1500e, da Balanças Marques, empresa com sede em Braga, foi novamente eleita a melhor do mundo, nos prémios internacionais Weighing Review Awards.

Eleita pela 9.º vez como a melhor do mundo, a PCM M1500e é uma báscula de pesar camiões de estrutura modular e móvel que pode realizar pesagens até 80 toneladas. Desenvolvida de acordo com as maiores inovações tecnológicas do setor, esta báscula é fabricada em Braga em apenas um dia, totalmente soldada em robô, sendo instalada em poucas horas nas instalações do cliente, ficando imediatamente pronta a funcionar. A báscula PCM M1500e pode ter um comprimento de 30 metros e funcionar de forma completamente autónoma e de modo autossuficiente do ponto de vista energético.

Para a Administração da empresa, “é um enorme orgulho o contínuo reconhecimento a nível internacional da PCM M1500e como a melhor báscula do mundo. A nossa báscula-ponte é um verdadeiro caso de sucesso, tendo já conquistado a confiança de clientes por todo o mundo e a sua qualidade tem sido também evidenciada pela conquista de prémios nos Weighing Review Awards de há 10 anos a esta parte. Esta distinção é algo que nos deixa a todos muito orgulhosos e satisfeitos, e é a demonstração da qualidade do nosso trabalho e dos nossos produtos. Queremos ainda destacar o facto da Balanças Marques permanecer na linha da frente do setor da pesagem a nível mundial, ao alcançar o 2º lugar na categoria das melhores empresas”.

A Balanças Marques também alcançou o 2.º lugar na categoria de melhores empresas.

Guimarães: Jogador do Clube Desportivo Xico Andebol morre aos 26 anos

0
© Clube Desportivo Xico Andebol
© Clube Desportivo Xico Andebol

Paulo Abreu, jogador de Guimarães no Clube Desportivo Xico Andebol, morreu esta quinta-feira aos 26 anos.

“É com profundo pesar que o Clube Desportivo Xico Andebol informa o falecimento do nosso estimado atleta sénior, Paulo Alexandre Mendes Abreu”, informou o clube, que disputa a Divisão de Honra.

“Mais conhecido como Paulo Abreu, foi um atleta exemplar em todos os sentidos. Além de ser uma figura de destaque dentro de campo, com diversos títulos conquistados ao serviço da Universidade do Minho e do Xico Andebol, era também um exemplo de integridade, fair play e dedicação à modalidade”, destaca em comunicado.

“Como capitão da equipa, Paulo Abreu liderou-nos com maestria, sendo uma fonte de inspiração para os seus colegas, dirigentes e até mesmo para os adversários. A sua paixão pelo andebol e pelo nosso clube era evidente em cada jogo que disputava e em cada momento que passava junto dos seus companheiros. A sua partida deixa-nos profundamente consternados e é uma perda irreparável para todos nós. Paulo Abreu fará sempre parte da história do Xico Andebol e do coração de cada um de nós. Neste momento de dor, prestamos os nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos de Paulo Abreu. Que possam encontrar conforto e serenidade neste momento difícil”, refere o Xico Andebol.

O clube vai prestar uma homenagem a Paulo Abreu, “honrando a sua memória e o seu legado no seio da nossa família desportiva”.

À família e amigos, a Braga TV apresenta sentidas condolências.

Esposende aprova Plano Municipal de Ação Climática

0
© CM Esposende
© CM Esposende

Foi aprovado, em reunião de Câmara, o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) do Município de Esposende, documento que define a estratégia local de mitigação e adaptação às Alterações Climáticas.

Em causa está a redução das emissões de CO2eq em, pelo menos, 90% até 2050, em relação ao valor de 2005, acelerando a descarbonização e potenciando a resiliência do concelho às Alterações Climáticas. “Esta meta deverá ser alcançada através da melhoria da eficiência energética e da promoção da produção e utilização de energia mais limpa, como definido no Pacote de Medidas da União Europeia sobre o Clima e as Energias Renováveis”, refere a Autarquia.

As ações propostas no PMAC pretendem “dar resposta aos novos requisitos normativos e legais estabelecidos pela Lei de Bases do Clima e refletem as diretrizes definidas na programação comunitária, identificando as metas a atingir, a sua calendarização e opções de financiamento”. Por outro lado, a articulação deste Plano com os Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) “permitirá reforçar a estratégia climática de Esposende”. Adicionalmente, o Município pretende “mobilizar a comunidade para contribuir para a Ação Climática no território, melhorando a sua resposta às vulnerabilidades atuais e futuras”.

O Plano Municipal de Ação Climática será submetido para aprovação da Assembleia Municipal de Esposende, na sessão do próximo dia 30 de abril.

Braga: Crespos celebrou 25 de Abril com caminhada

0
© UF Crespos e Pousada
© UF Crespos e Pousada

O Arsenal de Crespos, em parceria com a União de Freguesias de Crespos e Pousada, em Braga, organizou uma caminhada para celebrar o 25 de Abril. Esta iniciativa reuniu mais de duas centenas de participantes da comunidade local.

José João Correia, presidente da União de Freguesias de Crespos e Pousada, destacou a importância deste tipo de eventos. “Foi uma oportunidade maravilhosa para juntar a comunidade e refletir sobre os valores do 25 de Abril. Estas iniciativas são fundamentais para fortalecer a coesão da nossa comunidade e promover o espírito cívico entre os nossos habitantes”.

A tarde prosseguiu com uma aula de zumba e um jogo de futebol.