Quinta-feira, Setembro 23, 2021
17.3 C
Braga
InícioAtualidadeOptometrista português eleito para grupo de trabalho da Organização Mundial da Saúde

Optometrista português eleito para grupo de trabalho da Organização Mundial da Saúde

Raúl de Sousa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de nomear Raúl de Sousa, optometrista e presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) para membro do Grupo Externo de Revisão da Tecnologia Assistida na área da visão.

“A excelência da Optometria portuguesa é uma vez mais reconhecida e chamada a prestar serviço em defesa da saúde da visão mundial, apesar de o Estado Português persistir no não reconhecimento e no não aproveitamento destes profissionais”, afirma Raúl de Sousa.

“Para assegurar acesso universal aos cuidados para a saúde da visão, é preciso garantir cuidados de proximidade e na comunidade, através de força de trabalho bem planeada e organizada com oftalmologistas, optometristas e ortoptistas em trabalho de equipa multidisciplinar e distribuídos pelos vários níveis de cuidados do SNS. Não é tolerável que Portugal continue a ignorar as recomendações da Organização Mundial de Saúde, as resoluções da Assembleia da República e o fracasso das experiências passadas com recuperação de listas de espera e não implemente as melhores práticas já conhecidas e evidenciadas”, conclui.

Raúl de Sousa já tinha sido nomeado, no ano passado, pela Organização Mundial de Saúde, perito para o grupo de trabalho de desenvolvimento de intervenções para o erro refrativo desta organização e, para o painel de peritos em dispositivos médicos para a área da oftalmologia da Comissão Europeia (CE).

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS