Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.9 C
Braga
CulturaObras do Museu Nogueira da Silva apresentadas na Reitoria da UMinho

Obras do Museu Nogueira da Silva apresentadas na Reitoria da UMinho

© UMinho

A Galeria do Paço – Reitoria da UMinho, no centro de Braga, tem patente, até 27 de agosto, a exposição “Pelo Olhar… Obras da Coleção do Museu Nogueira da Silva”. A iniciativa tem entrada livre de terça-feira a sábado, das 10:00 às 18:30, e insere-se nas comemorações do Cinquentenário da UMinho.

A mostra apresenta 27 obras de pintura do espólio do MNS, uma unidade cultural da UMinho, como o retrato do escritor Victor Hugo, dos reis D. Pedro V e Luís XIV (protetor das artes), da princesa Henriqueta de França, mas também de diversas figuras femininas, santos, cenas religiosas e ambientes rústicos. Há ainda um expositor com livros do acervo da Biblioteca Pública de Braga sobre teoria e arte da pintura, um deles de 1724, aludindo a Leonardo da Vinci, Francisco de Holanda ou Charles Baudelaire, entre outros.

A exposição tem a curadoria do diretor do MNS, António Gonçalves: “As obras aqui apresentadas têm por base uma seleção onde o olhar se atende como elemento comum. Os protagonistas, pelos seus distintos olhares na representação pictórica, provocam aceções e estímulos que nos cativam e envolvem. Acedemos às obras fixando-nos numa contemplação cuidada, a desvelar tempos históricos que se tornam contemporâneos do nosso próprio olhar”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES