Todas as semanas são lançadas centenas de novas criptomoedas, como podemos testemunhar pelas listas semanais do CoinMarketCap. A maioria ainda em pré-venda ou numa altura em que circulam em DEX, o que significa que há um risco acrescido para os investidores potenciais. Afinal, ainda não foi confirmado se têm mercado suficiente.
Por outro lado, podemos olhar para os números de novas criptomoedas que saem na Binance ou KuCoin. E vemos uma seleção muito mais apertada de novas listagens. Isso porque as criptomoedas lançadas em Exchanges devem cumprir com critérios exigentes de legitimação e garantias do ponto de vista da liquidez. Ainda assim, cada grande oportunidade de lucrar em 10x também traz riscos associados.
Saiba como calcular o risco de comprar novas criptomoedas este ano. Para isso, considere todos os fatores. Os fundamentos do projeto, o seu tokonemics, o roadmap, e a capacidade de atrair investidores retalhistas em massa.
>>> Compre Pepe Unchained aqui <<<
A importância dos ETF de BTC e ETH para o surgimento de novas criptomoedas
O mercado das novas criptomoedas viu, a partir de 2024, um ressurgimento de interesse que já não acontecia desde 2021. Há vários motivos para isso. Não só a evolução de preços de Bitcoin nos mercados e o evento do halving, mas também o anúncio de ETFs de criptomoedas.
Os ETFs de BTC da BlackRock e a aprovação da SEC norte-americana para a venda institucional deste tipo de produto deram legitimidade renovada ao mercado.
Na verdade, e desde a aprovação dos ETF em Spot Market para Bitcoin, em 10 de janeiro de 2024, mais de 70 ETFs idênticos vieram a suceder-lhe por parte de diferentes instituições financeiras. E isso resultou na prática em mais de $28 biliões em capital adicional para a indústria cripto, ajudando Bitcoin a alcançar novos máximos de preços.
Podemos até dizer que 2024 viu surgir uma mini bull run de preços em BTC, mas também entre outras criptomoedas do top das mais capitalizadas. Com Bitcoin a alcançar um novo máximo que parecia impossível até há poucos anos, subindo acima dos $73.750 a 14 de março de 2024.
O excelente desempenho de Bitcoin arrastou o mercado com ele, o que tem tido o efeito positivo de lançar novas criptomoedas, e incluindo do setor das memecoins, para patamares superiores de preços.
Exchanges que têm contribuído para o surgimento de novas criptomoedas em 2024
São quatro as principais exchanges que mais têm contribuído para o surgimento de novas criptomoedas. A Binance é a exchange cimeira, com mais participação, logo depois vem a OKX e a ByBit. Em quarto lugar surge a BitGet, que é a que tem trazido maior número de novas criptomoedas para o mercado – 251 novas criptomoedas desde o início do ano.
Devemos fazer a ressalva que o conjunto de novas criptomoedas que são listadas nas exchanges representam uma pequena parcela do que se passa no resto da indústria. Consultando plataformas como a DeFi Llama, podemos verificar que se as exchanges lançaram 382 novos tokens, as DEX e as novas criptomoedas em pré-venda somadas representam dezenas de milhares de novos tokens. O difícil mesmo é escolher as mais legítimas e as que dão melhores garantias de explosão de preços.
Além do que poderíamos considerar serem as condições de mercado, há diferentes estratégias de listagem que os projetos seguem para terem desempenho competitivo e alcançarem o maior número de investidores. Alcançar via verde para uma listagem numa das principais exchanges é uma ótima garantia de capitalização, contudo muitas novas criptomoedas em pré-venda querem garantias de liquidez e participação antes de se lançaram aos “tubarões”. É por isso que projetos novos como Pepe Unchained, Crypto All-Stars ou Florckers têm-se esforçado para consolidarem as suas comunidades de investidores em pré-lançamento.
Note-se ainda que grandes exchanges como a Binance parecem não estar imune aos efeitos de forte especulação, muitas vezes com consequências negativas sobre as criptomoedas. Este ano, cerca de 50% das novas criptomoedas listadas na Binance tiveram um ROI negativo, o que significa que devemos adotar outros critérios para investir e não só olhar para a disponibilidade de tokens nas exchanges.
Como escolher as melhores novas criptomoedas?
Além de um conhecimento profundo de como se move o mercado, e de uma análise técnica apurada dos preços (recorrendo a ferramentas como o TradingView), é importante saber ler os documentos fundacionais dos projetos.
Desde logo avaliado o whitepaper e o roadmap, onde surgem os fundamentos, a estratégia de funcionamento, o tokenomics e os objetivos de futuro que se pretende alcançar. Estes documentos não têm de ser de difícil compreensão, o mais importante é que contenham estas noções:
- Tokenomics com a descrição da alocação de tokens para capitalização, governança, marketing, airdrops.
- Definição da estrutura financeira como deflacionária, ou com outro tipo de estímulos ao crescimento.
- Instituição de mecanismos de Staking ou de governança que tragam liquidez e estabilidade de capitais num ecossistema seguro.
Depois, é importante avaliar a dimensão da capitalização atual por contraposição com a comunidade de investidores existente. Uma capitalização de $100.000 para uma comunidade de seguidores de 10.000 pessoas espalhadas por redes Discord, Telegram, ou X pode ser um sinal positivo. Por outro lado, um baixo número de seguidores para uma capitalização superior pode indiciar que um número pequeno de pessoas detém uma maioria dos tokens – aí é caso para ficarmos alerta.
Por último, confirme se as novas criptomoedas foram devidamente auditadas por entidades independentes.
Pepe Unchained – uma das novas criptomoedas com mais fundamentos de sucesso
Pepe Unchained é uma das melhores novas criptomoedas a surgir nesta reta final de 2024, atendendo aos progressos financeiros que tem registado. Já ultrapassou a meta dos $18 milhões em capitalização de mercado enquanto se mantém em ICO, com uma média de $1 milhão nas últimas semanas.
O interesse que se parece estar a gerar em torno de Pepe Unchained pode ser explicado como um efeito de bola de neve e da promoção orgânica “boca a boca”. Cada vez tem mais capitalização porque cada vez mais utilizadores falam do projeto às suas redes familiares e de amigos. Um pouco como funcionam as redes sociais: o crescimento é exponenciado pela atenção mediática que determinado conteúdo for tendo dentro do próprio círculo social.
De notar também que Pepe Unchained e o seu token $PEPU funcionam na layer 2 de Ethereum e traz a famosa meme coin de Pepe de volta à indústria. Além disso, apresenta vantagens, como staking com APY de 113% e recompensas aos detentores de tokens a par de gas fees muito baixas.
>>> Compre Pepe Unchained aqui <<<
Flockerz – a memecoin mais disruptiva entre as novas criptomoedas
Flockerz e o seu token $FLOCK introduz um conceito inovador de memecoin, trazendo um ecossistema Vote-to-Earn aos seus membros. Através de uma DAO a que os seus ideólogos chamaram “Flocktopia”, os detentores de $FLOCK poderão participar na sua plataforma de governança e ganhar recompensas quando participam na votação de ideias para a sua estrutura organizacional.
Também existe um programa de stacking muito atrativo neste momento, entregando 2.500% em APY anual a quem bloqueie tokens nas suas piscinas de liquidez. O potencial de alta valorização é real, particularmente nesta fase inicial de investimento e de maior volatilidade.
>>> Compre Flockerz aqui <<<
Crypto All-Stars – O primeiro sistema de staking unificado de memecoins
Crypto All-Stars quer revolucionar o setor cripto ao criar o “primeiro staking unificado do mundo”. A promessa é que, através do seu MemeVault, qualquer pessoa possa depositar memecoins elegíveis num ecossistema multicadeia e integrado com várias blockchains.
A ideia é criar sistemas de juros compostos, interoperabilidade e otimização de benefícios, para fazer disparar o potencial de recompensas com a atividade de staking. O Crypto All-Stars tem como token de governação a $STARS, funcionando com base no protocolo multi-token ERC-1155.
Neste momento, em que ainda nos encontramos em pré-venda de tokens $STARS de Crypto All-Stars, existe uma percentagem indicativa de 634% para staking, Além disso, o projeto foi auditado por duas organizações independentes: a Coinsult e a Audit.
>>> Compre Crypto All-Stars aqui <<<