Domingo, Abril 14, 2024
28.8 C
Braga
CulturaMúsica, teatro, cinema, dança e stand up no Theatro Gil Vicente

Música, teatro, cinema, dança e stand up no Theatro Gil Vicente

DR

O Maestro, António Victorino D’Almeida, e os músicos Capicua e Samuel Úria são alguns dos nomes confirmados na programação do Theatro Gil Vicente, em Barcelos, para os próximos meses de abril e maio.

A programação da sala de espetáculos barcelense arranca com a peça “O Pequeno Livro dos Medos” –  teatro para os mais novos – pela companhia Minutos Redondos,  no dia 2 de abril, às 16:00. No dia 16, às 16:00, será apresentada a peça “O Tesouro”, com encenação da Urze Teatro, enquanto no dia 30, há lugar para duas sessões (10:00 e 11:30), de teatro para bebés (dos 3 meses aos 3 anos), da peça “Som a Som. Pim a Plim na Floresta (ou jardim)”, pela Catrapum Catrapeia. Ainda no teatro, a 15 de abril, pelas 21:30, e apresentada a peça: “A Mesa” pela CTB – Companhia de Teatro de Braga; e no dia 22, sobre a palco “Soundcheck” pelo Teatro da Didascália. Já no dia 27, pelas 21:30, o Colégio La Salle apresenta a peça “Caminhamos Juntos”. Ainda no capítulo de Teatro, a programação de abril reserva os dias 18 e 19 e 27, para o Serviço Educativo, com sessões das peças, “O meu avô, o meu pai e eu, uma história da Revolução”, pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, nos dias 18 e 19, às 10:30 e 14:30; e a oficina “Histórias com Sombras” pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, no dia 27, com duas sessões: 10:30 e 14:30.

Cinema, música e dança

Em abril, no TGV, há lugar para a dança – nos dias 7 e 8, às 21:30, estreia de “LOWcura” de Sofia Sarmento. Entretanto chega a sétima arte chega pelo Cineclube Zoom, que dedica o mês de abril a “Trabalhos de Casa”, no dia 11, e ao filme “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?”, no dia 18, inseridos no Ciclo Abbas Kiarostami. As sessões têm início às 21:30, e os bilhetes têm um custo de 3,5 euros.

E do cinema para a música, espetáculo do Maestro, António Victorino D’ Almeida no dia 23 (domingo), pelas 16:00, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, Mário Bruno apresenta no Salão Nobre dos Paços do Concelho “Noites de Fado”, no dia 1 de abril, às 21:30, enquanto no âmbito do ciclo de concertos ‘triciclo’, a Biblioteca Municipal de Barcelos recebe “Kurtis Klaus Ensemble”, às 22:00, do dia 15 de abril. No dia 21 de abril, é a vez da banda “Lavoisier” tocar no auditório dos Paços do Concelho. Os bilhetes para os espetáculos do ‘triciclo’ só podem ser adquiridos a partir de 27 de março.

Maio – o mês do ciclo cantAutores, com Capicua, Samuel Úria, e Cálculo

Musicalmente, o mês de maio é dedicado aos cantAutores. Assim, nos dias 18, 19 e 20 de maio, o Theatro recebe cantores letristas, como Hugo Martins ‘Cálculo’, no dia 18; no dia 19, Canções do Pós-Guerra de Samuel Úria e, no dia 20, MadrePérola-versão reduz com a rapper, letrista, cronista e ativista Capicua.

No entanto, a programação de maio inicia no dia 4, com o baterista e produtor Fred, um espetáculo inserido no “Ciclo Jazz ao Largo”. A música continua, no âmbito do ciclo de concertos do ‘triciclo’, nos dias 17 e 26 de maio: no dia 17, os Kosmo Sound transformam a blackbox do Theatro Gil Vicente numa pista de dança elétrica; e no dia 26, no Serviço Educativo, a dupla formada pelo barcelense Rafael Durão e pelo brasileiro Theo de Blasis apresentam um espetáculo original em colaboração com músicos do distrito de Braga.

Noutro registo, o stand up está de regresso ao palco do TGV – desta feita, João Pedro Pereira & Carlos Contente animam o dia 24, às 21:30, espetáculo inserido no ciclo das “4.ªs loucas”.

No âmbito do Ciclo de Cinema na Galiza, o Cineclube Zoom leva ao teatro dois filmes: “O que Arde” de Oliver Laxe, no dia 9, e “As Bestas”, de Rodrigo Sorogoyen, no dia 23.

Para o Teatro, fica a maior fatia da programação do mês maio: os mais novos podem assistir, dia 7, à peça “Alice – O Musical”, pela ADN de Palco – Associação Cultural e Teatral, no dia 21, à peça “Ursos” pela Rois de Lune; e no dia 28 ver “A Canção da Floresta” pela CTB – Companhia de Teatro de Braga, sempre com sessões às 16:00.

No mesmo dia 28, mas de manhã, (10:00 e 11:30) há lugar para duas sessões de teatro para bebés (dos 3 meses aos 3 anos), com apresentação no café-concerto de “A Viagem do Principezinho” pela ETCetera Associação Artística.

O Theatro Gil Vicente recebe a MIT – Mostra Internacional de Teatro 2023, com as peças: “A Casa Rosmer” de Henrik Ibsen – uma Coprodução AKRÒAMA da CTB – Companhia de Teatro de Braga, no dia 5 de maio, e, no dia 6, a peça “Women’s Shelter” de The Baken Kydykeeva Theatre of Young Spectators.

A dança sobe a palco, no dia 13 de maio, às 21:30, com o espetáculo “5,6,7,8 and One” pela Nova Companhia.

No que respeita ao Serviço Educativo, sessões para as escolas, a programação de maio inclui a peça de teatro “Auto do Cubo”, pela Companhia Teatro Educa, no dia 10 de maio, às 10:30 e 14:30, e, no dia 31 de maio, o Plano Nacional de Cinema, pela AEAF- Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES