“Memoração” é o nome da chamada do Museu da Imagem para a constituição de uma coleção composta por fotografias digitalizadas de Braga que compreendam, idealmente, o período do antes de 1910 e do pós 1960.
A intenção é enriquecer o espólio e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Museu da Imagem, que tem como missão preservar e divulgar a história do concelho de Braga e a memória das suas gentes através da imagem.
Desta feita, o Museu da Imagem e a investigadora Tânia Dinis apelam ao público bracarense que partilhe os seus arquivos coletivos e pessoais, completos ou incompletos, das datas supracitadas.
O resultado deste trabalho será divulgado numa exposição com as fotografias selecionadas, tendo Tânia Dinis como curadora responsável. A investigadora é formada em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, atravessando o seu trabalho diversas perspetivas e campos artísticos: fotografia, performance, cinema e estética relacional, partindo de imagens de arquivo de família e outros registos de imagem real.
O museu e a investigadora apelam a quem tiver fotografias destas épocas nas quais estejam patentes individualidades e aspetos da cidade de Braga, para que entre em contacto telefónico através dos números 919 133 302 (Tânia Dinis), 253 278 633 (Museu da Imagem) ou do e-mail [email protected].
A entrega temporária das imagens para digitalização deverá ser efetuada no Museu da Imagem mediante contacto prévio para agendamento de análise das imagens e possível digitalização. As entregas deverão ser realizadas até dia 31 de outubro.