Quarta-feira, Março 3, 2021
9.4 C
Braga
Início Região Vizela Município de Vizela distribui testes antigénio pelas IPSS

Município de Vizela distribui testes antigénio pelas IPSS

CM Vizela

A Câmara Municipal de Vizela iniciou hoje a distribuição de 500 testes de antigénio à Covid-19 pelas IPSS do concelho para reforçar a segurança e rastrear os mais vulneráveis.

“Apesar de já ter iniciado o processo de vacinação nas IPSS do concelho, demorará ainda algum tempo até este processo estar concluído, uma vez que a imunização apenas estará ativa após a administração da segunda dose da vacina, pelo que é necessário continuar a adotar todas as medidas de contenção da Covid-19, como é o caso da realização de testes de despiste”, realça a Autarquia de Vizela.

A Câmara Municipal criou uma equipa de emergência de testes Covid-19 para a realização dos testes de antigénio, que começaram a ser realizados em novembro passado, efetuados numa unidade de rastreio móvel, uma carrinha devidamente adaptada para o efeito, sendo esta equipa constituída por profissionais de saúde, que estão disponíveis para testar em caso de necessidade, em especial nas escolas, nas USF’S, nas IPSS, nos bombeiros locais e no comércio local. Estes testes são também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos.

“No contexto da situação epidemiológica atual, a Câmara Municipal considera da maior importância, não só o aumento do número de indivíduos testados, mas também a rapidez do diagnóstico, tendo como objetivo a deteção rápida, no sentido de uma implementação célere de medidas de isolamento que conduzam à contenção da transmissão do vírus”, acrescentou.

De realçar que a Câmara Municipal continua a acompanhar atentamente o evoluir da pandemia no Concelho e irá continuar a tomar todas as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.

Plano de vacinação contra a Covid-19 começou hoje

O Plano De Vacinação contra a Covid-19 iniciou-se hoje nas IPSS de Vizela, nomeadamente na AIREV – Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela.

O Plano de Vacinação contempla, nesta primeira fase, profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares, sendo articulado entre a ARS Norte e o ACES do Alto Ave.

Assim, a primeira instituição de Vizela a ser contemplada com a vacina foi a AIREV, sendo que esta tarde foram vacinadas 62 pessoas, entre utentes e funcionários. No inicio da próxima semana vai iniciar-se a vacinação da Santa Casa da Misericórdia e na semana seguinte no Casal do Telhado do Centro Social e Paroquial de Santa Eulalia, sendo que este ultimo foi adiado devido à existência de um caso positivo na instituição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS