Sábado, Julho 24, 2021
16.7 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeMunicípio de Esposende vai reabilitar habitação das famílias carenciadas

Município de Esposende vai reabilitar habitação das famílias carenciadas

Município de Esposende

A Câmara Municipal de Esposende vai investir na melhoria das condições de habitabilidade de famílias carenciadas do concelho e na requalificação da envolvente de empreendimentos de habitação social.

Neste sentido, a Autarquia estabeleceu um protocolo de cooperação com a Critical Concrete – Associação de Experimentação Cultural com vista ao desenvolvimento do projeto “Oficinas de construção & arquitetura social e sustentável”, que incorpora a reabilitação de espaços privados e públicos.

Através deste projeto, aprovado no âmbito do “Programa de Parcerias para o Impacto”, o Município vai investir 111.600 euros na melhoria das condições de habitabilidade de duas famílias do concelho com vulnerabilidades socioeconómicas, através da reabilitação das suas moradias, e na beneficiação de espaços públicos circundantes a dois empreendimentos de habitação social, em Fão e em Apúlia.

A particularidade e inovação deste projeto prende-se com o cruzamento da multidisciplinaridade técnica, da participação social e do ensino académico. A utilização de novos mecanismos de reabilitação de moradias e de melhoria dos espaços públicos compartilhados por comunidades com vulnerabilidades sociais e económicas, com o recurso a soluções alternativas de construção e arquitetura sustentável (materiais de origem local e reciclado) será determinante, bem como, a participação das famílias/comunidades na elaboração do desenho do projeto de reabilitação, e o envolvimento de estudantes da Pós-graduação em Arquitetura Sustentável da Escola Superior Artística do Porto.

O projeto, que será desenvolvido até setembro de 2022, encontra-se em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente no que se refere aos ODS 1 – Erradicar a Pobreza, 10 – Reduzir as desigualdades, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS