Na última reunião da Associação Internacional de Cooperação Turística (ASICOTUR), um contingente de associados de todo o mundo voltou a reunir-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo e assegurar as atividades da ASICOTUR que terão maior impacto internacional nos próximos meses.
Esta foi também a reunião onde Braga esteve em destaque, sendo acolhida como novo membro desta dinâmica rede de promoção internacional, passando a integrar e cooperar nesta associação, com sede em Espanha, mas com projeção global. A direção é composta por representantes de oito países do mercado ibero-americano, e no geral conta com representantes de 22 países. A ASICOTUR tem vindo a colaborar com diversas entidades turísticas, quer no campo do turismo religioso, quer nos caminhos de Santiago de Compostela, bem como em nichos de turismo como cultural, de saúde e gastronómico.
Sob a premissa de “uma cidade com enorme potencial turístico”, António Barroso, em representação do Município, apresentou o destino Braga, enunciando os atributos que posicionam esta cidade como uma das cidades mais atrativas e sustentáveis no Norte de Portugal.
“Braga é uma ‘Cidade Autêntica’ e quer continuar a ser. Este foi o mote para o slogan escolhido pelo Executivo Municipal para vincar e vincular este desiderato e assim sensibilizar a população para este resultado. Assentamos a nossa estratégia em estabelecer parcerias e contactos permanentes com os ‘stakeholders’ locais, incentivando dos bracarenses a serem turistas em casa e os primeiros ‘embaixadores’ de Braga. O turismo só é bom se for efectivamente bom para as pessoas que vivem nesse território”, afirmou.
Nesta reunião que decorreu por video-conferência, o responsável, explicou que em Braga, a sustentabilidade “tem sido muito trabalhada, especialmente em termos de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tudo isto é importante em todas as áreas, não apenas no setor do turismo”.
Posteriormente neste encontro, Alejandro Rubin, presidente da ASICOTUR, após congratular Braga pela adesão e por todo o trabalho de promoção que desenvolve “que enriquece e fortalece a ASICOTUR”, apresentou o calendário de actividades nas quais a ASICOTUR participará activamente nos próximos meses, como a Feira Internacional de Turismo das Américas (Argentina), o Intercâmbio Turístico do Caribe (República Dominicana) e a II Conferência Internacional de Cooperação Turística e apresentação de reconhecimentos nos Açores.
O encontro foi encerrado com intervenções de representantes do Brasil, Chile, Uruguai, Equador e El Salvador que partilharam as atividades realizadas nos seus países durante a celebração do Dia Mundial do Turismo.
“Estamos a trabalhar com a ASICOTUR porque é uma organização que pugna pela cooperação turística sobretudo entre cidades e regiões da ibero-américa e territórios de língua portuguesa e espanhola sem esquecer os Estados Unidos. São mercados que nos interessam conquistar, com quem queremos fortalecer laços e estabelecer parcerias com estas cidades e regiões para nos promovermos mutuamente. Estou certo que assim estamos a reforçar a notoriedade de Braga no mundo o que só eleva as nossas perspectivas de crescimento turístico, com sustentabilidade”, concluiu António Barroso.