Sábado, Maio 25, 2024
13.9 C
Braga
BragaMudança de freguesia em urbanização de Braga revolta moradores

Mudança de freguesia em urbanização de Braga revolta moradores

© UF de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães

Os moradores da Urbanização da Quinta do Ribeiro, em Frossos, Braga, estão revoltados porque passaram a pertencer à freguesia de Panóias. 

De acordo com os moradores, esta situação apanhou “todos de surpresa” quando receberam uma carta na sexta-feira por parte Executivo da União de Freguesias de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães a anunciar esta decisão, informando-os que “terão de proceder à atualização das suas respetivas moradas em todos os serviços”.

“Nós, moradores do lote do Ribeiro, estamos indignados por esta surpresa. Uma decisão que sem o nosso consentimento, nem informação, mudaram toda a Urbanização de Frossos para Panóias. Nós não somos Panóias! Somos Fossos”, lamentou um dos moradores.

Também Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, foi “apanhada de surpresa” com a decisão através de um comunicado enviado por e-mail por parte da autarquia de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães.

A Junta de Freguesia de Merelim São Pedro e Frossos recebeu apenas um comunicado por e-mail no sábado à noite e que só lemos na segunda-feira. Da nossa parte, as pessoas terão todo o nosso apoio e toda a ajuda. Tudo faremos para que os moradores sintam que não estão abandonadas e que estamos com eles. Já tivemos reunidos na Câmara Municipal de Braga para ver o ponto de situação e na sexta-feira à noite vamos reunir com as pessoas da Quinta do Ribeiro porque não se muda a vida de 300 pessoas de um dia para a noite”, disse a autarca.

A presidente ainda que a mudança da urbanização para outra freguesia foi uma “atitude de maldade” porque “passou por cima de tudo e de todos, inclusive por cima de quem tem competências que será a Câmara Municipal”. “Ou seja, houve uma alteração dos Códigos Postais em toda a Urbanização da Quinta do Ribeiro com cerca de 300 pessoas completamente prejudicadas em que têm que alterar as suas vidas porque estavam numa freguesia urbana e passaram para uma freguesia rural. Foram ainda surpreendidos no sábado de manhã com a colocação de placas a alterar as suas vidas. Aqui, as pessoas não tiveram qualquer valor, contam talvez o número de eleitores, mas em política, não pode valer tudo”, frisou Adélia Silva.

As placas a sinalizar a freguesia de Panóias e as ruas com o novo Código Postal desta União de Freguesias foram entretanto vandalizadas. O Executivo desta autarquia fez um comunicado a denunciar a situação.

“A Junta de Freguesia vem por este meio condenar veementemente os atos de vandalismo que se verificaram nesta noite na Urbanização da Quinta do Ribeiro em Panóias, com o vandalismo sobre equipamento público (placas identificativas das ruas e da freguesia). A Junta de Freguesia já apresentou a respetiva queixa nas autoridades competentes (GNR) pelo crime público”, denunciou nas redes sociais.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES