
Morreu Fernando Fernando Pinto Vieira da Silva, tocador de sinos e sacristão do Mosteiro de Tibães, em Braga. Tinha 87 anos.
O funeral realizou-se na manhã deste domingo no Mosteiro de Tibães. O corpo de Fernando Silva foi a ser sepultado no cemitério local.
Segundo a mesma fonte, apesar da idade, até há bem pouco tempo “ainda subia à torre para fazer o que mais gostava”.
“Foi com pesar que o Mosteiro de São Martinho de Tibães tomou conhecimento do falecimento do Sr. Fernando. Hoje, o ‘rasto do sino’ levou-o consigo. Perde-se a sua presença física, perde-se o último tocador manual de sinos de Mire de Tibães, mas ficam as memórias do seu trabalho comunicativo através dos vários toques que anunciavam um batismo, um casamento, um funeral, a Festa do Cerco ou simplesmente o anunciar da Eucaristia dominical”, pode ler-se numa publicação na página daquele mosteiro.
“A nossa homenagem fica aqui gravada com um dos muitos vídeos que fizemos e que retratam a sua entrega e paixão pelo toque dos sinos, que fazia ‘com alma’. Até sempre Sr. Fernando! A equipa do Mosteiro de São Martinho de Tibães expressa à família os mais sinceros sentimentos de pesar”, finalizou.