Terça-feira, Março 18, 2025
15.6 C
Braga
PaísMilhares de jovens no Santuário de Fátima antes de rumarem para a...

Milhares de jovens no Santuário de Fátima antes de rumarem para a Jornada Mundial da Juventude

© Santuário de Fátima

Desde o início desta semana que os espaços do Santuário de Fátima se sentem cada vez mais povoados dos jovens que estão em Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que se realiza entre 1 e 6 de agosto. Para muitos deles, a Cova da Iria é “lugar obrigatório de passagem”, onde muitos peregrinam pela primeira vez.

“Sinto-me abençoada por aqui iniciar, com o meu grupo, o caminho para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023”, assume Sandra, das Ilhas Maurícias, que vai inserida numa delegação da diocese da capital, Porto Luís. Está junto com a amiga Tessa, que não esconde a “grande graça” que sente nesta sua primeira ida a Fátima.

“Não há palavras para explicar o que sinto. Já me inteirei da história das três crianças a quem Nossa Senhora apareceu, já visitei os túmulos deles e a basílica onde se encontram, que achei lindíssima”, conta Tessa, que considera esta passagem pela Cova da Iria como “uma oportunidade de levar Maria para os dias da Jornada Mundial da Juventude”.

Desde o passado dia 17 que o Santuário de Fátima tem recebido inúmeros grupos organizados de jovens, que vêm a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023, numa presença que tem vindo a subir em número diariamente. Só no dia de ontem, os serviços do santuário acolheram cerca de 4.000 jovens peregrinos, inseridos em grupos organizados. França é, até agora, o país com mais representação.

Karen, da República Dominicana e a viver nos Estados Unidos da América, foi a Fátima pela primeira vez acompanhada de um grupo norte americano. “Estar aqui é a concretização de um sonho. Tem sido uma experiência de paz maravilhosa. Sei que a minha família e amigos adorariam estar aqui e poder rezar neste lugar é, para mim, uma bênção”, afirma a jovem.

Laura Castro, mexicana, fala, com o mesmo fascínio, de um “sonho cumprido” com esta sua primeira ida ao “Santuário da Virgem”. “Estou demasiado emocionada nesta visita, que será, certamente, uma experiência marcante, tal como a participação na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023”, antevê.

Entre programas organizados e visitas livres, os jovens estão dispersos pelos diversos espaços do Santuário de Fátima. Como roteiro, servem-se do itinerário do jovem peregrino, criado para ajudar os jovens a traçar um percurso para uma vivência orante, espiritual e cultural de Fátima. Nos momentos celebrativos, as cores e bandeiras são marca evidente da presença de grupos estrangeiros de jovens como o que integra Bartek, da Polónia.

“A experiência mais incrível foi a missa, na qual acabámos de participar. Foi um momento maravilhoso de partilha da nossa fé em assembleia”, descreve, à saída da Basílica da Santíssima Trindade.

Mais à frente, Zezinha Alfama, dirigente do Escutismo Católico em Cabo Verde, faz-se acompanhar pela família e amigos nesta visita a Fátima, onde vieram “cumprimentar a Mãe do Céu”. “É uma grande alegria estarmos aqui, para convivermos e partilharmos este momento único na vida da juventude”, diz a responsável do grupo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES