Terça-feira, Maio 28, 2024
28.7 C
Braga
PaísMédicos apelam à realização dos exames médicos mesmo em período de férias

Médicos apelam à realização dos exames médicos mesmo em período de férias

DR

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva está a promover uma campanha de consciencialização para o rastreio do cancro colorretal, segunda causa de morte por cancro em Portugal.

Com o mote “FériasComColonoscopia”, a iniciativa visa alertar as pessoas para a importância de agendar e realizar os exames endoscópicos de forma a prevenir ou diagnosticar o cancro colorretal numa fase precoce.

“O cancro colorretal é uma doença frequente, muitas vezes silenciosa e que pode ser fatal. No entanto, a colonoscopia permite a sua prevenção, ao remover os pólipos que lhe dão origem, e permite um diagnóstico precoce que pode salvar a sua vida”, alerta Susana Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva.

“Em época de verão, além da realização dos exames médicos, é importante reforçar a necessidade de promover e manter um estilo de vida saudável, já que o consumo de tabaco e álcool, a pouca atividade física, a dieta pobre em fibras e a obesidade, são fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de cancro colorretal”, acrescenta.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES