O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, organização intergovernamental de investigação científica com sede em Braga, lidera um projeto europeu de 6.1 milhões de euros que tem como objetivo apoiar a comercialização de novos produtos a nível europeu que combatam a Covid-19, contando com o apoio de uma rede europeia de diferentes parceiros industriais e tecnológicos.
O consórcio de 11 parceiros vai apoiar até 30 projetos que testem e validem aplicações em várias áreas, desde tecnologias médicas, sistemas de vigilância ambiental, sensores, proteção de trabalhadores de saúde, inteligência artificial e mineração de dados.
Nesse sentido, o INNO4COV-19 vai investir metade do orçamento disponível no apoio direto a cerca de 30 empresas selecionadas através de uma convocatória aberta que decorre em 3 diferentes fases durante o primeiro ano do projeto.
Mariana Fernandes, coordenadora do INNO4COV-19, acredita que a iniciativa vai uma ferramenta fundamental para impulsionar o surgimento de estratégias e tecnologias de combate à COVID-19 a curto e médio prazo. “O nosso objetivo passa, ainda, por encontrar e apoiar novas soluções que prepararem melhor a Europa e os seus cidadãos para possíveis pandemias que tenhamos de enfrentar no futuro”, disse a coordenadora.
Cada projeto selecionado vai receber um apoio até 100.000 euros, beneficiando ainda do suporte técnico, legal e de negócio de todo o consórcio.
A convocatória abre hoje, dia 2 de novembro, e vai concluir a primeira fase de candidaturas no final do mês, a 30 de novembro.
O projeto vai promover um webinar informativo no dia 12 de novembro, pelas 10h00, em que vai ser apresentada a call, as condições de candidatura e explicar como as empresas podem concorrer ao programa.
Mais informações e formulário de candidatura em: http://www.inno4cov19.eu/open-call/.