Sábado, Abril 13, 2024
19.6 C
Braga
BragaIniciativa Liberal diz que Câmara de Braga "deixa crianças de Santa Tecla...

Iniciativa Liberal diz que Câmara de Braga “deixa crianças de Santa Tecla para segundo plano”

© Iniciativa Liberal

A lista candidata do partido da Iniciativa Liberal à presidência da Câmara Municipal de Braga esteve na Escola Básica de Santa Tecla devido aos protestos dos pais dos alunos sobre as condições destas instalações.

Os membros da lista referiram que a Escola Básica de Santa Tecla “sofreu uma intervenção em 2019 por parte da Câmara Municipal de Braga que obrigou à retirada dos equipamentos de diversão presentes no espaço de recreio”.

Fruto dessa intervenção, esse mesmo recreio “ficou com o terreno totalmente danificado, tendo sido simplesmente abandonado, com buracos, montículos de terra, pedras de vários tamanhos, muita lama e ervas daninhas, que, à data de hoje, já alcançam meio metro de altura”.

Olga Baptista, candidata do partido à Câmara Municipal, salientou que “para prevenir a ocorrência de sinistros, a escola vedou atempadamente o acesso das crianças a esse espaço, estando estas confinadas a um espaço reduzido, que dificulta a sua contenção em sistema de bolha, impede a realização de actividades desportivas e de lazer, e simultaneamente, fomenta as situações de conflito”. A candidata informou que existe um projeto de recuperação no espaço, mas que “ainda não foi concretizado”.

De acordo com Olga Baptista, a direção da escola “tem interpelado constantemente a Câmara de Braga sobre esta situação”, tendo já “reunido com os responsáveis pela realização das obras, tendo dado a garantia de que as obras estariam totalmente concluídas antes do início deste ano letivo”.

“O ano letivo já iniciou e a situação mantém-se inalterada. As crianças continuam a sofrer a clausura de alguns metros quadrados de recreio e não têm nenhum espaço para atividades de educação física. Os encarregados de educação e a direção da escola não conseguem obter qualquer resposta por parte da Câmara de Braga que está a arrastar-se para o terceiro ano consecutivo”, disse a candidata da Iniciativa Liberal.

Por fim, Olga Baptista salientou que a Câmara de Braga “não pode continuar com esta letargia, priorizando intervenções num parque afeto à realização da campanha eleitoral do actual presidente, deixando para segundo plano as crianças de Santa Tecla, que já estão a viver o terceiro ano em condições deploráveis, agravadas pelo contexto de pandemia”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES