Quarta-feira, Maio 31, 2023
19.9 C
Braga
spot_img
InícioAtualidadeHospital de Braga cria serviço de hematologia

Hospital de Braga cria serviço de hematologia

© Hospital de Braga

O Hospital de Braga vai aumentar as suas valências através da criação do Serviço de Hematologia. Esta medida visa alargar as patologias atualmente tratadas e evitar a transferência de utentes para outras instituições.

A decisão do Conselho de Administração do Hospital de Braga é “mais um exemplo da forte aposta na melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência dos serviços prestados aos utentes”. Nas palavras da diretora clínica, Paula Vaz Marques, “o Hospital de Braga tem um nível de diferenciação tal que obriga à existência de um Serviço de Hematologia, de forma a poder oferecer mais serviços os seus utentes e trata-los em proximidade, evitando que estes tenham que se deslocar a outras instituições para verem o seu problema investigado e tratado”.

A Hematologia Clínica dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças do sangue e dos órgãos que intervêm na sua formação. Até agora, os hematologistas do Hospital de Braga estavam integrados no Serviço de Oncologia. Contudo, a premência em dar resposta às necessidades crescentes da população motivou a contratação de mais médicos, permitindo, assim, “aumentar também o portefólio de serviços a oferecer aos utentes”.

Herlander Marques, especialista em Oncologia, dedicado à Hematologia há largos anos no Hospital de Braga e investigador no Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), esclarece que “a maior parte das doenças de hematologia são do foro oncológico, mas que se assiste a uma evolução e a um aumento de volume de doentes não oncológicos”.

Considerando de “grande importância a criação do Serviço de Hematologia Clínica”, João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, destaca que “a decisão se enquadra no compromisso do Hospital de Braga prestar cuidados de saúde de excelência, através de uma prática caraterizada pela qualidade, competência, rigor, eficiência e diferenciação”.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES