
O Hospital de Braga avançou com a criação de uma Consulta de Enfermagem de Reabilitação Pré-operatória especializada em cirurgias colorretais e hepatobiliopancreáticas. Esta iniciativa, que teve início no final de 2024, representa “um avanço significativo na abordagem multidisciplinar aos cuidados cirúrgicos”.
A nova consulta tem como objetivo principal “prevenir complicações pós-operatórias, nomeadamente a incontinência fecal, hérnia paraestomal e intercorrências respiratórias”. Para tal, prevê a implementação de um programa estruturado de reeducação funcional respiratória e do pavimento pélvico, promovendo a autonomia, a qualidade de vida e uma recuperação funcional mais rápida dos utentes.
Com uma frequência de duas vezes por semana, a consulta realiza-se em sessões individuais compostas por três encontros de 45 minutos, garantindo uma avaliação detalhada e personalizada, assim como a implementação eficaz das estratégias preventivas e terapêuticas necessárias. Este modelo permite acompanhar cerca de seis utentes, diariamente.
Entre os benefícios esperados, destacam-se a redução significativa das complicações respiratórias e das hérnias paraestomais, bem como melhorias na qualidade de vida e na funcionalidade global dos utentes submetidos a cirurgias abdominais.