Sábado, Abril 27, 2024
11.7 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães atribui prémio de melhor carro das Maçazinhas à Escola Secundária Martins...

Guimarães atribui prémio de melhor carro das Maçazinhas à Escola Secundária Martins Sarmento

© CM Guimarães

Na tarde desta quarta-feira realizou-se a cerimónia de entrega do “Prémio CMG – Melhor Carro das Maçazinhas”, edição de 2023, um prémio instituído em 2022 e que premeia o melhor carro a desfilar no número mais emblemático das Festas Nicolinas, em Guimarães, que se realiza no dia 6 de dezembro, dia de S. Nicolau, o padroeiro das festas.

Na mesa protocolar, ao lado de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, estiveram, em representação do júri, Marta Nuno, da Irmandade de S. Nicolau, e José Ribeiro, da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães – Velhos Nicolinos, registando-se ainda a presença de Eduardo Lobo, presidente da Associação das Comissões das Festas Nicolinas.

Paulo Lopes Silva começou por dizer que o prémio que a Câmara Municipal de Guimarães atribui ao melhor carro das Maçazinhas pretende ser “de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por professores e alunos das escolas participantes, bem como de estímulo para que, a cada ano, o número das Maçazinhas possa angariar mais participantes e aumentar a sua qualidade”.

O vereador da Cultura destacou o trabalho da Comissão das Festas Nicolinas que fez com que “as Nicolinas 2023 tivessem sido um enorme sucesso”.

Em representação do júri, Marta Nuno, da Irmandade de S. Nicolau, começou por revelar as quatro escolas elegíveis para o prémio – Escola Secundária Santos Simões, Escola Secundária Martins Sarmento, Escola Secundária Francisco de Holanda, e Escola Profissional Afonso Henriques –, para, em seguida, enunciar os fatores tidos em conta na apreciação dos carros participantes, determinantes para a classificação final: relação do tema do carro com a tradição e a atualidade; criatividade; dimensão do carro; qualidade das peças apresentadas; participação dos estudantes na preparação do carro. Marta Nuno destacou ainda o trabalho do grupo de raparigas que trataram da decoração das varandas e anunciou que todas as escolas receberiam um prémio de participação.

José Ribeiro, presidente da AAELG-Velhos Nicolinos, regozijou-se pela maior participação registada na edição deste ano das Maçazinhas, apelando para que, em anos futuros, essa participação possa ser ainda maior.

Após deliberação do júri, o Prémio CMG – Melhor Carro das Maçazinhas foi atribuído à Escola Secundária Martins Sarmento, prémio que foi recebido pela professora Corália Moreira, responsável pelos trabalhos de preparação do carro. A Escola Profissional Afonso Henriques foi agraciada com uma Menção Honrosa, recebida pela professora Marta Gonçalves, em representação da diretora. Em representação da Escola Secundária Santos Simões, Benjamim Sampaio, diretor, recebeu o prémio de participação. Não esteve presente na cerimónia nenhum representante da Escola Secundária Francisco de Holanda, sendo o prémio de participação entregue a posteriori

As Maçãzinhas são um número que envolve um cortejo de carros alegóricos, de onde saem os estudantes empunhando uma lança com uma ponta em metal com motivos trabalhados, enfeitada com várias fitas oferecidas por amigas e namoradas, e colocada na ponta de uma cana, onde se enfiam as pequenas maçãs para oferecer às donzelas que esperam nas sacadas e que retribuem colocando na ponta da lança pequenos presentes.

O desfile tem como destino final a Praça de Santiago, local que recebeu o seu nome da cidade espanhola Santiago de Compostela, de importância fulcral na introdução do culto a S.Nicolau, em Guimarães. É de certa forma, ainda que de um modo não intencional, uma forma de se prestar homenagem àquela que é a base fundadora (através dos Romeiros) do culto a S.Nicolau em Guimarães.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES