
O Governo entrgou oficialmente o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à Comissão Europeia, através da plataforma informática oficial, sendo, assim, o primeiro Estado-Membro da União Europeia a entregar a versão final.
O “draft” do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal tinha sido entregue em Bruxelas a 15 de outubro. Depois do período de interação entre o Governo e a Comissão Europeia, a nova versão do PRR foi submetida a consulta pública.
“O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal agora oficialmente entregue integra o trabalho conjunto com a Comissão Europeia e os contributos resultantes da consulta pública. Segue-se o período de decisão sobre o documento pela Comissão Europeia e pelo Conselho EcoFin. O Governo espera que a decisão possa ocorrer durante a Presidência Portuguesa da União Europeia”, pode ler-se numa nota no site da República Portuguesa.
O montante do Plano de Recuperação e Resiliência ascende a 16.644 milhões de euros, dos quais 13.944 milhões de euros correspondem a subvenções. O Governo tem em aberto a possibilidade de recorrer a um valor adicional de 2.300 milhões de euros em empréstimos.