Segunda-feira, Agosto 15, 2022
16.1 C
Braga
InícioBragaGaleria do Paço em Braga recebe exposição “Luz de Setembro”

Galeria do Paço em Braga recebe exposição “Luz de Setembro”

© UMinho

A Galeria do Paço, em Braga, acolhe, a partir desta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, “Luz de Setembro”, uma exposição de pintura da autoria de Tiago Madaleno. A inauguração acontece a partir das 17:00. Para além da mostra expositiva haverá ainda, a 4 de março, uma visita guiada pelo artista, seguida de uma conversa entre o mesmo e António de Castro Caeiro, moderada por Marta Mestre.

A exposição de pintura reflete sobre a representação de uma ideia de Amor enquanto acontecimento duradouro, enquanto performance no tempo e, segundo o autor, “tem como ponto de partida uma situação de incomunicabilidade entre duas personagens que se amam – uma figura cuidadora e uma que necessita de cuidados”. “Através de pinturas que evocam tanto a escala e a vocação narrativa da pintura histórica, como a ambição de magia por detrás do gesto íntimo, repetitivo, da prática ex-votiva, reflete-se sobre as tensões inerentes à representação do drama amoroso”, lê-se na sinopse da obra que estará em exposição na Galeria do Paço, em Braga.

Em exibição até 18 de março, entre as 10:00 e as 18:00, “Luz de Setembro” tem como parceiro institucional a República Portuguesa – Ministério da Cultura, através do Programa Garantir Cultura, e contou para a sua elaboração com a colaboração da Universidade do Minho, Rede de Casas do Conhecimento, Appleton – Associação Cultural, Parco archeologico di Pompei e Fondazione Giorgio e Isa de Chirico.

Sobre o autor

Tiago Madaleno nasceu em 1992 em Vila Nova de Gaia, onde vive e trabalha. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), concluindo o Mestrado em Pintura (2014-2016) com o projeto “Clepsidra – Imagem, Documento e Ação”. Em 2019, obteve a bolsa de criação artística para o desenvolvimento do projeto “Um Jardim à Noite”, através do programa Criatório, da Câmara Municipal do Porto. Em 2017, venceu o Prémio Novo Banco Revelação 2017 e foi distinguido com o Prémio Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende por mérito académico.

O artista expõe regularmente desde 2013 e a sua obra encontra-se representada em várias coleções, como a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português, MAAT – Fundação EDP, Artworks, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Esposende e de colecionadores privados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS