Terça-feira, Maio 28, 2024
16.6 C
Braga
EducaçãoFórum de Investigação juntou universidades do Minho e Vigo

Fórum de Investigação juntou universidades do Minho e Vigo

© UMinho

As universidades do Minho e de Vigo (Galiza) promoveram um Fórum de Investigação para dar a conhecer os seus projetos em 11 áreas científicas e aprofundar a cooperação.

A iniciativa decorreu no auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga. A sessão de abertura contou com o vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, e a homóloga da UVigo, Belén Rubio.

As apresentações de 15 minutos tiveram um/a investigador/a de cada universidade e por área do saber: Direito (Inés Celia Iglesias Canle e Rossana Cruz), Arqueologia (Oscar Penín e Maria do Carmo Ribeiro), Inteligência Artificial (Arno Formella e Paulo Novais), Oceanografia (Daniel Rey Garcia e Pedro Gomes), Biomedicina (Diana Valverde e Nuno Osório) e Engenharia Química (Ángeles Sanromán e Teresa Tavares).

Após um curto intervalo, seguiram-se as áreas de Alimentos & Biotecnologia (David Fernández Calviño e Ricardo Pereira), Engenharia Civil (Diego Fernández Novoa e Miguel Azenha), Engenharia Aeroespacial (Ángel Paredes Galán e Gustavo Dias), Estatística (Javier Roca Pardiñas e Luís Machado) e Comunicação (Montserrat Vázquez e Teresa Ruão).

No evento foi lançada uma convocatória para financiamento de projetos entre equipas das duas universidades e houve ainda sessões paralelas para discutir projetos conjuntos. O Fórum de Investigação UMinho & UVigo pretendeu reforçar a aposta destas universidades na I&D, na inovação e na valorização do conhecimento, bem como na partilha de atividades, recursos e boas práticas, além de contribuir para afirmar a eurorregião a nível internacional.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES