
Depois de duas edições na Galeria do Paço, a exposição do Mestrado em Media Arts (eMMA) chega agora ao gnration, na cidade de Braga. O espaço, que é também uma das salas de aula do curso, vai receber a mostra com trabalhos dos estudantes finalistas a partir desta quinta-feira, dia 18 de julho.
Neste certame, que decorre até 27 de julho em vários espaços do gnration, os finalistas exploram abordagens onde cruzam arte, comunicação e tecnologia através de novas formas de expressão artística. Trata-se de uma exposição de final de ano letivo onde os estudantes têm a oportunidade de mostrar à comunidade os projetos desenvolvidos a solo ou em coletivo. As obras irão explorar temas como a identidade digital e memória individual e coletiva, alterações climáticas, migração, processos generativos de criação artística, entre outros. Esta exposição, que vai ser inaugurada esta quinta-feira às 22h00, irá permitir testemunhar em primeira mão o potencial transformador da arte digital e da tecnologia na sociedade pela mão de uma nova geração de artistas.
Neste ano, os alunos do primeiro ano do mestrado em Media Arts irão também poder mostrar os seus trabalhos com a apresentação de performances na blackbox do gnration, nos dias 18 e 20 de julho. Assim, no dia 18, às 21:30, será apresentada a performance “A Máquina que Nunca Pára” e às 22:30 irá subir a palco “Memórias das Polaroids Nunca Tiradas”. Para o dia 20 de julho estão agendadas mais duas performances. A primeira, “Abyssum 2 Invocat”, acontece a partir das 17:30, sendo que a segunda atuação, “Memories in Motion”, está agendada para as 18:30.
A chegada da eMMA ao gnration é fruto de uma ligação próxima entre o mestrado em Media Arts da UMinho com o espaço bracarense e com a Braga Media Arts.