Quarta-feira, Agosto 10, 2022
26 C
Braga
InícioBragaFilme-documentário sobre Maria Ondina Braga estreia na Feira do Livro

Filme-documentário sobre Maria Ondina Braga estreia na Feira do Livro

© CM Braga

O Filme – Documentário sobre a escritora Maria Ondina Braga, “O que vêem os Anjos”, vai estrear esta quinta-feira, 14 de julho, pelas 21:00, na Feira do Livro. A película insere-se nas comemorações centenárias da escritora bracarense, que estão a decorrer ao longo deste ano com inúmeras iniciativas.

Com autoria de José Miguel Braga e com realização de Tiago Fernandes, o filme reúne testemunhos de familiares e amigos da autora, lembrando passagens e marcas da sua obra literária. Convoca memórias, registos, imagens e passagens, pondo em relevo as origens, os sentidos da viagem e a vocação profundamente humana de uma escritora que se revelou mostrando as paisagens de um mundo diverso e os dramas da condição humana.

A estreia do filme está agendada para o “Espaço Tertúlia”, localizado no Largo São João do Souto. A entrada é livre e gratuita.

De acordo com o autor José Miguel Braga, procurou-se “delinear o projeto, reunir material, conversar com amigos e familiares da escritora e ao mesmo tempo inventar uma “narrativa” que, partindo da cidade, nos levasse na viagem. Ao mesmo tempo, entendemos que seria boa ideia “mostrar o filme por dentro”, como se pudéssemos tocar ao mesmo tempo duas liras, a da ficção e a da produção. Não se trata propriamente de um filme sobre o filme, mas de um objeto aberto, que se desdobra em passagens interiores e exteriores, céu, nuvens, montanha, mar, estúdio, maquilhagem, ensaios.”

Tendo como entidade promotora o Município de Braga, o filme conta ainda com várias entidades artísticas envolvidas, como a Malad’arte; PIF’H – Produções Ilimitadas Fora d’Horas; One Pixel at a Time e Human Hurdings.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS