Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioBragaFeira do Livro de Braga e Mimarte vão animar a cidade

Feira do Livro de Braga e Mimarte vão animar a cidade

CM Braga

A programação de verão de Braga arranca esta sexta-feira, 1 de julho, com a Feira do Livro e com o Mimarte – Festival de Teatro. Os dois eventos contam com um programa recheado de iniciativas que terão lugar no centro histórico da cidade.

Sob o lema “Braga, um livro aberto”, a Feira do Livro de Braga evocará a escritora Bracarense Maria Ondina Braga e o nobel da literatura José Saramago.

O certame tem início dia 1, a partir das 18:00, com uma sessão inaugural no Espaço Tertúlia, localizado no Largo S. João do Souto. O programa inclui a apresentação do espetáculo “À noite, na biblioteca”, com encenação de Sara Costa. Trata-se de um espetáculo de teatro de rua escrito e idealizado pelos alunos do curso de Técnico de Informação, Documentação e Comunicação, do IEFP de Braga. No mesmo espaço, às 19h00, decorrerá o evento de música e poesia, “Desliga-te com a Poesia”, com o projeto Desligado e o ator Fernando Soares.

Organizada pelo Município de Braga e pela InvestBraga, a Feira do Livro de Braga conta com conversas com os autores e escritores, com nomes nacionais e estrangeiros da literatura, entre eles João Luís Barreto Guimarães (vencedor do Grande Prémio de Literatura dst 2022), José Eduardo Agualusa, Álvaro Laborinho Lúcio, Mário Cláudio, Margarida Rebelo Pinto e António Mota.

De destacar a vinda a Braga de David Satter, jornalista e historiador norte-americano, eminente analista da realidade russa desde o período soviético, que apresentará o livro ‘Quanto menos Soubermos, Melhor Dormimos’, recentemente editado em Portugal.

No Largo S. João do Souto e nas ruas Dr. Justino Cruz e Francisco Sanches vão estar instalados 22 livreiros e alfarrabistas. Ao longo dos dias de feira, os expositores oferecerão um conjunto de oportunidades de leitura para os visitantes, destacando autores e obras de referência.

Destaque ainda para o Grande Prémio de Literatura dst, que será entregue a 2 de julho, José Luís Barreto Guimarães. A cerimónia, a ter lugar no Theatro Circo, contará com um concerto de Milton Nascimento e uma “after party” com o DJ Rui Vargas. De referir que a empresa Bracarense dst é, há vários anos, mecenas da Feira do Livro de Braga.

Toda a programação pode ser consultada aqui.

Mimarte mais acessível e inclusivo

O Mimarte – Festival de Teatro de Braga vai decorrer entre 1 e 9 de julho, na Praça Municipal. O festival está este ano mais acessível e inclusivo, com quatro dos nove espetáculos agendados em língua gestual portuguesa. O objetivo é chegar a todos os públicos, levando a cultura e o teatro de rua a um maior número possível de pessoas.

A edição 2022 conta no total com nove propostas teatrais nacionais e internacionais, que vão da comédia ao drama, passando pelo cruzamento com outras disciplinas artísticas como a dança e o novo circo, numa relação de grande proximidade com o espetador. ESSENTIAL é o título do primeiro espetáculo que sobe ao palco pela mão do Vaivén Circo. Trata-se de uma encenação inspirada no “Waldorf Rainbow”, um brinquedo composto por pilares e arcos que proporcionam um cenário espetacular.

Destaque ainda para a estreia do espetáculo “Northern Lights”, a 4 de julho, com artistas ucranianos, que se encontram em residência artística em Braga. Trata-se de uma parceria com a Companhia de Teatro de Braga e com a dst.

A programação pode ser consultada aqui.

Os espetáculos decorrem sempre às 21:45 e têm entrada livre.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS