A festa do melão e do vinho verde volta a Famalicão já esta sexta-feira. De 2 a 4 de agosto, a Praça-Mercado Municipal vai acolher espetáculos, workshops, momentos de showcooking e zonas de venda e degustação de melão casca de carvalho, vinho verde e de produtos defumados.
E se este evento surge para fazer com que os famalicenses saboreiem o melão, o vinho verde e os defumados, o Verde Melão também permite promover manjares do concelho. Uma das iguarias que marcam presença neste mercado de sabores é o vinho verde da Casa de Compostela, produzido em Requião e maioritariamente vendido a portugueses. Aliado ao vinho, não poderia faltar, para não fugir à regra, os famosos melões de casca de carvalho, como é o caso dos produzidos pela família Martins, em Brufe e Cavalões.
Para além de Famalicão, os melões da família Martins são vendidos em vários pontos da região Norte, como Braga, Guimarães e Vila Verde.
A par da fruta da família Martins, os melões de casca de carvalho também serão levados por Joaquim Gonçalves. A Frutivinhos e os Vinhos Castros são outras marcas de vinho verde que os visitantes do Verde Melão poderão descobrir. Os enchidos partem do Talho Divino Salvador, do Fumeiro do Fernando e do negócio de Rosa Mendes.
Durante os três dias do evento, na Praça-Mercado Municipal, o chefe Álvaro Costa será o responsável por dinamizar momentos de showcooking. Os espetáculos de cozinha estão marcados para as 18:00, todos os dias.
Quanto à animação cultural, o fado chegará ao mercado, no dia 1, pelas 21:30. No dia seguinte, os Cantares ao Desafio estão marcados para as 16:30 e, às 21:30, será a vez da Banda H1 atuar no Verde Melão. O domingo terá igualmente diversas atividades. Pelas 16:30, os famalicenses podem voltar a acompanhar os Cantares ao Desafio. Depois do showcooking, o mercado vai receber Guimafloyd – Tributo a Pink Floyd, às 19:30. As festividades terminam na sexta e no sábado pela 01:00, e no domingo, às 21:00.