Flores, perfume, arte, cultura… Este fim de semana há a Festa da Flor, em Famalicão. A partir de amanhã e até domingo, 14 de maio, a cidade famalicense vai transformar-se num autêntico jardim, com ornamentações florais pelas ruas – feitas por coletividades culturais e empresas do ramo da floricultura do concelho -, e dinâmicas inspiradas pelas perfumadas protagonistas da festa, na Praça 9 de Abril, Praceta Cupertino de Miranda e Praça D. Maria II.
Durante todo o fim de semana em que decorre a Festa da Flor haverá comércio de flores e plantas na Praceta Cupertino de Miranda, com a presença de expositores e vendedores locais de flores e plantas, que funcionará na sexta e sábado, das 10:00 às 24:00, e no domingo, das 10:00 às 20:00.
Como a festa também se faz com produtos locais e gastronomia, a par da Festa da Flor, decorrerá ao longo da Alameda D. Maria II o Mercado das Trocas – aberto das 10:00 às 20:00 -, com artesanato, doçaria tradicional, produtos hortícolas, e outros, e uma zona de tasquinhas com deliciosos petiscos – aberta das 10:00 às 24:00.
Mas a principal atração desta festividade será a Batalha das Flores, que acontece no domingo, dia 14 de maio.
Vão ser mais de duas dezenas de associações e coletividades famalicenses a desfilar pela cidade, levando cor e boa disposição às milhares de pessoas que assistem nas ruas a esta batalha floral, que todos os anos mobiliza mais de meio milhar de participantes. O desfile arranca na Rua Manuel Pinto de Sousa, pelas 15:30, e atravessa a Praça D. Maria II.
Também não irá faltar animação de rua na Festa da Flor, com Swing a Song, nos dias 12 e 13 de maio, e o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), no dia 13, que vão animar as praças da cidade das 10:00 às 13:00; nem concertos na Praceta Cupertino de Miranda protagonizados por Ângela Silva (sexta, 12, às 21:00), João Pires (sexta, 12, às 22:00), Sofia Machado (sábado, 13, às 21:00), Antikua (sábado, 13, às 22:00) e Banda de Riba de Ave (domingo, 14, às 17:30), e performance de bonecas ‘Motanka’ pelo Teatro de Marionetas, de Olha Odynska (domingo, 14, pelas 11:00).
Todos os eventos têm entrada livre.
E para aqueles que possuem uma veia artística, durante toda a Festa da Flor, a Praça 9 de Abril vai transformar-se na Praça da Arte ‘En plein air’, com oficinas e dinâmicas ligadas à pintura e cerâmica, ao longo dos três dias da festividade, a partir das 10:00.
Toda a programação a Festa da Flor encontra-se disponível aqui.