Gondifelos, em Famalicão, volta a acolher a Feira das Cebolas, uma tradição secular, que se cumpre sempre no último domingo do mês de agosto. O certame vai juntar no Parque de Lazer da freguesia cerca de uma dúzia de produtores e diversos clientes dos mais variados pontos do país para visitar a feira.
Reza a história que Gondifelos era o ponto de encontro dos agricultores e produtores de cebolas de Famalicão e dos concelhos vizinhos, como Barcelos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Ali, reuniam-se para comercializar o produto e estabelecer os preços a praticar durante o ano. Esta tradição foi-se mantendo até aos dias de hoje com a Feira das Cebolas e, embora se desenrole durante um fim de semana, o certame prepara-se com antecedência.
Na Aguçadoura, Paula Lopes, de 44 anos, juntamente com os seus pais, encontram-se a limpar, reunir e a encabar as mais diversas cebolas que vão vender na Feira das Cebolas. “Já participo na feira há mais de dez anos e gosto imenso”, disse. Em Gondifelos, consegue vender o que lhe levou meses a produzir e tem a oportunidade de conquistar mais clientela. O convívio e a animação cultural também ajudam Paula a passar um “bom dia”.
Se, por um lado, a Feira das Cebolas faz com que as pessoas se envolvam na produção destes produtos e aprendam, por exemplo, a encabar cebolas, este evento, reforça Paula, ajuda ainda a “manter viva as tradições” e a revalorizar o trabalho dos agricultores. “Trabalhamos muitas horas e, quando uma pessoa tem muita quantidade de produto, é sempre bom vender, principalmente aos que continuam a procurar-nos na feira depois de tantos anos”, acrescentou.
A Feira das Cebolas é uma das maiores e mais antigas feiras do género em Portugal, organizada pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão. O certame está associado à Mostra Comunitária de Gondifelos, que se realiza nos dias 24 e 25 de agosto.
No sábado, dia 24, os famalicenses podem participar no Concurso Gastronómico “A Cebola é Rainha” e, no dia 25, podem realizar o Trail ou a Caminhada “Feira Das Cebolas”. O fim de semana vai contar com momentos musicais, atuações e terá ainda outras atividades que têm as cebolas como protagonistas.