Sexta-feira, Março 29, 2024
7.3 C
Braga
spot_img
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão já qualificou mais de 4500 adultos
spot_img

Famalicão já qualificou mais de 4500 adultos

CM Famalicão

O Centro Qualifica de Famalicão, promovido pela Câmara Municipal, já acompanhou mais de 4500 adultos desde 2017, permitindo aumentar os níveis de escolaridade e melhorar a empregabilidade dos ativos, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.

Esta é uma aposta sempre renovada, pelo que o Centro Qualifica de Famalicão continua a desenvolver a sua atividade que viabiliza a continuidade das inscrições, do encaminhamento para formação qualificante ou do desenvolvimento e certificação dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e profissionais, no sentido de assegurar a resposta adequada aos adultos que pretendem aumentar os níveis de qualificação.

Este processo de RVCC, a funcionar duas vezes por semana, disponível em horário diurno ou noturno, tem como premissa fundamental a valorização profissional das aprendizagens adquiridas pelos candidatos ao longo da sua vida para a melhoria dos seus níveis de qualificação, empregabilidade e reconhecimento social. Pode ser desenvolvido nas instalações das Escolas Secundárias do concelho ou através da modalidade à distância.

Recorde-se que a população portuguesa continua a apresentar um défice de qualificação que condiciona o desenvolvimento do país. De acordo com os dados do Eurostat (2016), mais de metade da população, entre os 25 e os 64 anos, tem um nível de qualificação igual ou inferior ao ensino básico (9.º ano de escolaridade). O Programa Qualifica visa reaproximar Portugal das metas de convergência em matéria de aprendizagem ao longo da vida com a média dos países da União Europeia, dando um novo impulso à mobilização da população adulta na procura de qualificações.

O desafio colocado é que os cidadãos aproveitem esta fase para aumentar a escolaridade e preparar-se para o futuro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES