A Associação Cultural, Desportiva e Social 1.º de Maio, de Requião, em Famalicão, já pode retomar a sua atividade desportiva normal, suspensa há cerca de dois anos por via de um incêndio que reduziu a cinzas os balneários da associação, a garagem e uma carrinha que lá se encontrava.
No passado sábado, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, inaugurou em ambiente de festa os novos balneários da coletividade que corresponderam a um investimento municipal de 44 mil euros. São três novos balneários e uma garagem renovada, equipados com todas as condições de conforto e segurança.
Num discurso emocionado, o presidente da associação, Domingos Lopes, agradeceu ao edil o facto de ter ficado sensibilizado com a situação e “ter assumido um compromisso e tê-lo cumprido”. Mário Passos falou num “investimento público mais do que justificado, promotor de atividade desportiva e do associativismo local”.
Recorde-se que o 1.º de Maio é uma coletividade com 57 anos de vida e um percurso histórico de grande relevância na dinâmica associativa do concelho. Para além da vertente desportiva, a associação desenvolve atividades na área cultural, social e educativa.
No que refere à área cultural, esta é atualmente uma das vertentes em grande efervescência por via do projeto Alçapão, que tem resultado na disponibilização de um programa de eventos culturais regular para a comunidade.