Com o último fim de semana de agosto chega o dia principal das Festividades em Honra de Nossa Senhora das Graças, em Travassós, Fafe.
Apesar da pandemia da Covid-19 não ter permitido uma festividade com as atividades populares e recreativas, Nossa Senhora das Graças continua a ser louvada e venerada pelas centenas de peregrinos que diariamente vão a Fafe para participar nas celebrações religiosas e lhe pedem as mais variadas graças.
As novenas seguidas de eucaristia continuam às 18:00 até 28 de agosto. Na sexta-feira (27 de agosto), às 21:30, realiza-se a bênção de uma imagem (que ornamentará o recinto exterior) de Nossa Senhora das Graças oferecida pela Comissão de Festas 2021, seguindo-se a recitação do rosário e sermão. A 28 de agosto às 12:00 haverá uma sessão de fogo de artifício.
O dia principal da festa, domingo (29 agosto), às 8:00, haverá Salva de Morteiros. A Eucaristia Solene de Festa em Honra de Nossa Senhora das Graças irá realizar-se pelas 11:00, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho (Devoto de Nossa Senhora das Graças e amigo desta comunidade paroquial de São Tomé de Travassós), concelebrada pelo pároco Manuel Oliveira e solenizada pelo Grupo Coral Nossa Senhora das Graças, dirigido pela organista Verónica Costa e acompanhado pela clarinetista Ângela Freitas. À tarde, pelas 18:00, realiza-se uma celebração mariana e pelas 19:00 haverá uma sessão de fogo de artifício, assinalando o encerramento das festividades.
As festividades iniciam, anualmente, no primeiro domingo de agosto e estendem-se ao longo do mês, com principal incidência no penúltimo e último domingo de agosto.